Vem aí? UE anuncia compra de até 40 milhões de doses de vacina contra a gripe aviária

BRUXELAS (Reuters) - A UE assinará um contrato na terça-feira para garantir mais de 40 milhões de doses de uma vacina preventiva contra a gripe aviária para 15 países, com as primeiras remessas indo para a Finlândia, disseram autoridades da UE nesta segunda-feira.

O acordo garante até 665 mil doses do fabricante de vacinas CSL Seqirus e inclui uma opção para mais 40 milhões de vacinas por um período máximo de quatro anos. As vacinas serão adquiridas conjuntamente pelo braço de saúde de emergência da Comissão, HERA, e por 15 países da UE e do Espaço Econômico Europeu.

As doses são destinadas aos mais expostos ao vírus, como avicultores e veterinários. Os Estados Unidos, o Canadá e a Grã-Bretanha também estão em processo de garantir doses de vacinas preventivas.

“No que diz respeito à gripe aviária, monitorizamos contínua e activamente a situação… e amanhã, juntamente com os nossos Estados-Membros, garantiremos o acesso a mais de 40 milhões de doses de vacina contra a gripe aviária para proteger os mais expostos. Entregas aos países que têm as necessidades imediatas já estão a caminho”, disse a comissária de saúde da UE, Stella Kyriakides, à Reuters.

O vírus H5N1 se espalhou pela maioria dos estados dos EUA, afetando principalmente aves e, nos últimos meses, mais de 80 fazendas leiteiras.

Até agora, não houve transferências confirmadas entre humanos, embora três pessoas nos EUA tenham sido infectadas após exposição a bovinos infectados desde 1º de abril.

Não há casos ativos em humanos ou em bovinos na UE, no início de junho, de acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC).

A Novo Nordisk, fabricante do medicamento de grande sucesso Ozempic, pode enfrentar séria concorrência na China.

“A transmissão para humanos continua a ser um evento raro e até agora não foi observada nenhuma transmissão sustentada entre humanos”, afirmou o ECDC num relatório semanal de 1 a 7 de junho.

“O risco de transmissão da gripe zoonótica ao público em geral nos países da UE/EEE é considerado baixo.”
A Comissão, através da HERA, já garantiu 111 milhões de doses da GSK e da Seqirus de vacinas contra a gripe pandémica, que podem ser adaptadas a qualquer estirpe de gripe prevalecente.

Reportagem de Julia Payne; Edição por Chizu Nomiyama

Ué?

ue o que

essa ai é promessa desde 2004 e nunca vem
parece a carreira internacional da anitta

amigo mas pra eles comprarem tantas de uma vez eh pq deve ta rolando algo nos bastidores
e o mULA vai deixar a gente sem vacina , pq a europa ta comprando tudo ja