Zanin manda arquivar processo contra Bolsonaro

Zanin arquiva processo contra Bolsonaro por omissão na compra da vacina

Ministro extinguiu ação proposta pela Rede Sustentabilidade no auge da pandemia

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quinta-feira, 31, uma ação movida pela Rede Sustentabilidade contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por omissão na compra de vacinas no auge da pandemia.

O argumento é que o processo perdeu o objeto, porque a crise da covid-19 foi controlada e as vacinas aplicadas. A decisão afirma que o “quadro fático e sanitário” está “estabilizado”.

“Os esclarecimentos técnicos elaborados pelo Ministério da Saúde e trazidos aos autos evidenciam a inutilidade de eventual provimento judicial que discuta o conflito descrito na petição inicial”, escreveu Zanin.

A Rede deu entrada na ação em outubro de 2020. O partido pedia que o governo Bolsonaro fosse obrigado a comprar a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.

Na época, Bolsonaro desautorizou o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que havia anunciado a aquisição de 46 milhões de doses do imunizante. O ex-presidente escreveu nas redes sociais: “A vacina chinesa de João Doria. Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deve ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa. O povo brasileiro não será cobaia de ninguém. Minha decisão é a de não adquirir a referida vacina”.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1318909886080614411?ref_src=twsrc^tfw|twcamp^tweetembed|twterm^1318909886080614411|twgr^8dead5aabded14cfcd61cbd2e09f22df2fdf3af8|twcon^s1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.estadao.com.br%2Fpolitica%2Fblog-do-fausto-macedo%2Fzanin-arquivamento-acao-rede-bolsonaro-omissao-compra-vacina-coronavac%2F

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a favor da extinção do processo. A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao STF relatórios do Ministério da Saúde sobre as ações de combate à pandemia.

“O Ministério da Saúde comprova a adoção das medidas pertinentes ao enfrentamento da crise sanitária decorrente da pandemia ocasionada pela covid-19, sem prejuízo de seguir empreendendo ações contínuas da política de saúde, especialmente no que diz respeito aos esforços para vacinação de toda a população”, diz um trecho do parecer da AGU.

Eita cavalo de Tróia

parabéns cula

cadê os lulers pra dizer que é tudo uma estratégia mirabolante pra não enfurecer os conservadores igual o voto dele na legalização da maconha

Parabéns Lula, como você é esperto eim

puta que pariu
vai tomar no cu Lula

1 curtida

Gente? TIPO ASSIM ??

Queríamos uma corte progressista, recebemos uma corte conservadora porque Lula quer juízes com quem ele já tomou uma cachaça.

esse maluco ainda vai votar contra o aborto e o casamento LGBT

Que nem lá nos EUA ,tudo regredindo

Mds o Lula morreu demais

Se o processo pedia só isso, perdeu o objeto mesmo. Mas se pedia uma eventual responsabilização caso ele não comprasse, aí deveria ter continuado.

Aliás, erraram muito em não ter analisado isso na época…

Essa é a gestão Mula e Malddad.
Um show de conservadorismo nos costumes e liberalismo na economia.

E tem gente que acha q o PSDB morreu, ta bem vivo no Lula e Haddad

Somente coisas ruins sobre o Zanin, mas essa ação era frágil. Inclusive a AGU havia se manifestado pelo arquivamento