VEM NOVOS ZANIN? Lula pode indicar até 5 ministros do STF caso reeleito

Com posse marcada para o dia 23 deste mês, o ministro Luís Roberto Barroso será o próximo presidente do Supremo Tribunal Federal e pode encerrar sua trajetória na corte em “grande” estilo.

Rumores sobre a saída do Ministro rondam os corredores do STF desde o início do ano, porém, agora parece que tomaram conta de toda Brasília, inclusive, o que dizem por aí é que Barroso pode sequer terminar o seu mandato na presidência da corte, saindo antes do final, após concluir projetos que julga prioritários, como a ampliação da inserção social do tribunal constitucional. A motivação de Barroso para tal ainda é incerta, embora alguns afirmem que seja por motivos de saúde, há quem afirme que a motivação é meramente pessoal e até uma certa exaustão com o cargo.

Outro nome que estaria de saída do STF seria a ministra Cármen Lúcia que sairia apenas após a saída de Barroso, o motivo? A ministra tem interesse em ocupar uma posição em alguma corte internacional voltada a defesa de Direitos Humanos.

Ainda não há uma data específica e definida para a saída dos ministros, tampouco se sabe em que momento Barroso deixará a presidência do STF.

Em Brasília já há quem use isso como desculpa apontando que essas duas vagas seriam voltadas para ampliar a diversidade na corte e que por isso o presidente não estaria preocupado em indicar uma mulher ou uma pessoa preta para a vaga da Ministra Rosa Weber que irá se aposentar no próximo mês. E embora muita gente dê como certa a saída destes dois ministros, a aposta parece ser algo mais como uma promessa do tipo “na volta a gente compra” já que nenhum dos ministros formalizaram qualquer saída.

Com isso Lula indicaria 4 nomes para o STF em um único mandato e caso seja reeleito em 2026, ainda poderá indicar mais um nome no lugar de Luiz Fux quer se aposenta em 2028.

Essa parte é muito essa vibe:

Deus nos livre disso.

ele deveria deixar o temer escolher

Se é assim, então coloca agora uma ministra preta e promete pros atuais cotados que as próximas vagas serão deles caso surjam.

nenhum preto lula?

Devia meter 4 progressistas, vamos receber 4 conservadores

Mais conservadores para ele escolher

Morro pior que ia deixar um monte de futuros mandatos de presidente sem indicação praticamente né kkkkkkkk

a lista de preferencia do lula assim

A pessoa que se eleger em 2030 ainda indica dois ministros, Gilmar se aposenta em 2030 e Fachin em 2033

Ai depois, só em 2042 (1), 2043 (1), 2047 (2) e 2050 (1)

Aliás, dependendo, o que ganhar em 2030, só 1 né. Gilmar se aposentando em 2030, o começo do futuro governo é só em 2031

Ele deixando preparado o mote para a próxima campanha

Queremos Dr. Geraldo presidente

Sempre me lembro desse comentário kkkkk

https://twitter.com/271180/status/1699069984578888054?s=19

Gilmar se aposenta só em dezembro de 2030 kkkk

Nao duvido ele se aposentar alguns meses mais cedo

É uma possibilidade, mas eu não apostaria nela

Teria que ser antes das eleições ainda…

A ** ** Tour