Mania de Você exibiu 20 capítulos até o momento, mas já é perseguida pelo rótulo de maior vexame entre todas as novelas das nove da Globo. A audiência, de fato, tem deixado a desejar, mas o folhetim de João Emanuel Carneiro tem qualidades suficientes para virar o jogo nos próximos meses --se a direção da Globo permitir, é claro.
Executivos da emissora parecem jogar contra o principal produto da dramaturgia, tomando decisões equivocadas e bolando estratégias no mínimo questionáveis para a trama. A começar pela estreia da novela, marcada para a pior data possível: 9 de setembro.
Depois de registrar o pior ibope de um primeiro capítulo de novela das nove na história, Mania de Você precisou sair de seu horário usual já no dia seguinte, por causa de um jogo da Seleção Brasileira. O futebol, aliás, também havia prejudicado o último capítulo de Renascer (2024), na sexta anterior (6).
Problemas que poderiam facilmente ser evitados se a nova novela tivesse começado uma semana antes, no dia 2, ou na seguinte, no dia 16. É claro que isso mudaria os capítulos do remake de Bruno Luperi, mas não é como se os dois jogos do Brasil tivessem sido marcados em cima da hora --a Globo sabia há meses que precisaria mudar sua grade por causa do futebol e deveria ter se preparado para isso.
O corte no orçamento da produção também prejudicou a escalação do elenco do folhetim. João Emanuel Carneiro sonhava com nomes como Taís Araujo, Leticia Colin e Gabriel Leone para dar vida aos seus personagens principais. Precisou se contentar com Gabz, Agatha Moreira e Nicolas Prattes --que renderam à trama a pecha de “Malhação no horário nobre”.
Para completar o drama, logo depois da estreia (muito) abaixo da expectativa, a direção da emissora passou a tesoura na trama para acelerar a história. Pelo menos três capítulos foram jogados no lixo para que Molina (Rodrigo Lombardi) morresse no décimo episódio, exibido no dia 19.
Para o público que estava cansado do marasmo contemplativo de Renascer, a agilidade é mais do que bem-vinda. O problema é que Mania de Você nunca foi uma trama lenta. Pelo contrário. Tanta coisa aconteceu nas duas primeiras semanas que, por causa da edição desenfreada, alguns fatos simplesmente ficaram sem sentido.
O próprio “quem matou?” de Molina acabou saindo pela culatra por causa da correria. Se o público ainda nem conhece os personagens direito, que diferença faz a identidade do culpado? Aliás, o ritmo acelerado não permitiu sequer que os espectadores se importassem com o empresário assassinado. A sensação foi de “morreu, e daí?”. O vilão poderia ter rendido muito mais.
Autor também tem culpa
Contudo, a alta cúpula não é a única culpada pelo fracasso de Mania de Você. João Emanuel Carneiro também cometeu pecados graves na concepção da novela e precisa corrigi-los o mais rápido possível se deseja colocar o público na frente da televisão nas próximas semanas.
O primeiro deslize está no fato de a trama girar basicamente no quinteto formado por Rudá (Nicolas Prattes), Viola (Gabz), Mavi (Chay Suede), Luma (Agatha Moreira) e Mércia (Adriana Esteves). Os núcleos secundários ainda não mostraram a que veio --um erro imperdoável para uma história que já está em sua quarta semana no ar.
Volta por Cima, que estreou na última segunda (30), resolveu essa questão já no primeiro capítulo. A autora Claudia Souto não só apresentou o quarteto Madá (Jéssica Ellen), Jão (Fabrício Boliveira), Chico (Amaury Lorenzo) e Roxelle (Isadora Cruz) como introduziu bem o malandro Osmar (Milhem Cortaz), sua amante Violeta (Isabel Teixeira) e o núcleo cômico dos três irmãos falidos vividos por Betty Faria, Drica Moraes e Rodrigo Fagundes.
Carneiro também tropeçou feio na tentativa de construir personagens mais humanos, que acertam e erram o tempo todo. Isso até funciona com Mavi --graças à boa atuação de Chay Suede–, mas faz o público se afastar de Rudá. Como defender um mocinho que trai a namorada da vida toda com a melhor amiga dela? E que ainda consegue abandonar outra mulher enquanto a mãe dela luta contra um câncer?
O caiçara vivido por Nicolas Prattes, até agora, passou longe do heroísmo. E o público de novelas consegue perdoar muita coisa --até mesmo jogar a sobrinha bebê em uma caçamba–, mas a talaricagem é um deslize fatal.
Mania de Você está prevista para durar 173 capítulos e deve chegar ao fim em 28 de março do ano que vem. Ou seja: João Emanuel Carneiro e sua equipe ainda têm seis meses para colocar o trem de volta nos trilhos.
A história é bem amarrada, e a promessa de reviravoltas o tempo todo empolga. Fica a expectativa de que a novela consiga apagar o início ruim --até o momento, a novela tem média de 21,8 pontos na Grande São Paulo-- e prepare um terreno mais produtivo para o aguardado remake de Vale Tudo.