VÍDEOS: Rio Camoxinga transborda e água invade casas em Santana do Ipanema em Alagoas

202003252142_7573ce2592
O Rio Camoxinga, no município de Santana do Ipanema, em Alagoas, transbordou e invadiu residências na noite desta quarta-feira (25). Desde a tarde desta terça (24), diversas cidades do interior de Alagoas registraram fortes chuvas e alagamentos.

Em vídeos que estão circulando nas redes sociais, o Centro de Convivência Cônego José Bulhões aparece parcialmente inundado. “Tá subindo. Não para de subir”, disse o morador que gravou as imagens.


Em áudios, outras pessoas relatam o susto com a situação, o desabamento do muro de uma residência e a chuva que continua atingindo a cidade. As imagens registradas pela população ainda mostraram pertences pessoais e móveis sendo arrastados pela correnteza. Também há relatos de moradores esperando por resgate no telhado da casa onde moram.

Moradores gravaram vídeos em que mostram o nível da água

O responsável pela Defesa Civil de Santana do Ipanema, Paulo Américo, confirmou a situação e informou que a água invadiu residências localizadas em dois bairros da cidade. Ainda não há confirmação sobre o motivo do transbordamento do rio.

Duas viaturas com oito militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) foram acionadas para os procedimentos cabíveis. As equipes de militares de Delmiro Gouveia e Arapiraca, e o Grupamento de Salvamento Aquático também prestaram apoio.

Nesta quarta (25), o [Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para 92 cidades alagoanas devido à previsão de chuvas até as 11h desta quinta (26). A previsão é de que deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de velocidade variante entre 60 e 100 km/h.

Rio Camoxinga transborda e água invade casas em Santana do Ipanema

.

Nível do Rio Ipanema

Devido a abertura das comportas da Barragem de Ingazeira, em Pernambuco, a Defesa Civil do município de Santana do Ipanema também informou que está monitorando continuadamente o nível do Rio Ipanema.

De acordo com Paulo Américo, a medida para evasão da substância foi tomada após as fortes chuvas que atingiram o estado vizinho. Além disso, ele relatou que a água já passou por Águas Belas, em Pernambuco, e se aproxima de Santana do Ipanema.

“Nós estamos averiguando, mas o rio realmente aumentou e continua aumentando. Nós esperamos muita água. Já estamos tomando as providências necessárias para evitar um prejuízo maior”, contou.

Confirmando a situação, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) contou que guarnições do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Santana do Ipanema estão em alerta e monitorando o nível do Rio Ipanema.

A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH/AL) também informou que a Sala de Alerta segue monitorando a situação em tempo real.


.

a quantidade de água e lama putz