Você tem apego aos seus arquivos digitais?

Pastas, CDs, HD externo… Houve um tempo em que dava trabalho armazenar e organizar nossos arquivos. Mas valia a pena, afinal, eles eram nossos . Hoje a situação é diferente: ao invés da posse de produtos digitais, passamos para uma lógica de acesso. As músicas, filmes e séries que consumimos não são nossas de fato, mas estão disponíveis o tempo todo em serviços diversos. E, naturalmente, isso muda a nossa relação com esses conteúdos.

No passado, quando era difícil encontrar o que a gente queria na internet, rolava um afeto maior por nossos arquivos digitais? Hoje em dia, isso é algo que reservamos para as mídias físicas? Se você perdesse acesso aos seus e-books do Kindle, ficaria arrasado?

• Sim
  • Não

0 votantes

1 curtida

eu não consigo excluir, tenho um hd cheio de coisa que nem mexo mas não excluo

Não. Minha lógica é a de ocupar o menos de espaço possível

Baixar e armazenar arquivos so do que for extremamente necessário, tipo fotos pessoais e etc.

Eu tenho um monte de coisa salva há anos, fora as mídias físicas, não gosto de depender de assinaturas pra acessar o que eu gosto

eu sou megah apegadoo

inclusive acabei de comprar um hd externo e pagar o google drive pra conseguir ter um backup certinho de tudo
fora fotos, até arquivo da época do colégio eu guardo… de uns 8 anos atrás

odeio ter que apagar arquivos, mas ao mesmo tempo sou desorganizado e quando vou procurar algo que eu preciso, e sei que tenho nos arquivos, pq guardo tudo, eu não consigo achar

Se forem coisas de difícil acesso, sim. Tipo, trm uma pasta no meu notebook cheio de shows/dvds de divas pop que eu gosto. Alguns deles até tem disponiveis em serviços de streaming como Netflix, AM e Youtube, mas outros não.

Como ver show é algo que eu gosto muito e faço com frequência eu acabo mantendo eles caso dê problema e não ter mais acesso através do streaming.

E tem alguns filmes tambem que são bem difíceis de achar

tenho pelas minhas edições pois demanda tempo e não conseguiria fazer igual novamente. faço backup na nuvem e tudo

Eu perdi em um período de um ano tudo do meu celular e do pc, dias antes de fazer meu backup em ambos os casos

Desde então sou muito noiado com isso e faço umas 4 cópias de tudo kk

zero.
Se eu morrer nao tem nem foto pro telão

sim
tem um ano e meio q assino duas nuvens de 2tb do google (35 reais cada)

não perco nada e praticamente não deixo nada no meu ssd (físico)

Hoje em dia, não

sou um acumulador digital
mas estou tratando isso já q meu google one expirou e tive q promover um genocídio

morta eu também

Não só guardo tudo em nuvem, como também fisicamente

vejo uma imagem minimamente engraçada e já guardo
SENDO Q NUNCA USO
tiro printscreen de momentos q considero “relevantes” e NUNCA REVISITO
FICA TUDO MOFANDO MDS EU SOU MUITO DOENTE

Tenho nem apego pelas coisas físicas, quem dirá por arquivo digital

Hoje em dia tudo meu tá em nuvem e uso dois serviços diferentes (o Google Drive, que eu assino, e o OneDrive que o trabalho me dá uma conta com muuuuuuito espaço) pra não correr risco.

Prefiro assim até pela facilidade de acesso aos arquivos em todos os meus devices

eu tenho print de 2013 até hoje
vários shows japoneses em bluray que baixei em 2011 e hoje em dia tem no bilibili

Tenho sim mas conseguiria sobreviver sem depois q a ficha caísse