Whitney Houston | Fixo pronto! venham visitar

Grupo de fãs:

https://bcharts.com.br/g/Whitfans


Bio

Whitney Elizabeth Houston nasceu em Newark em New Jersey, USA; no dia 9 de agosto de 1963.

Mais conhecida como “The Voice”, a cantora, compositora, produtora músical, teatral e atriz norte-americana é uma das mais populares e famosas artistas da história.

Durante sua bem sucedida e invejável carreira, Whitney já vendeu mais de 200 milhões de álbuns, 100 milhões de singles, recebeu mais de 600 prêmios e arrecadou mais de 950 milhões de dólares com seus trabalhos no cinema.

Sendo oficialmente certificada desde 2006 pelo Guinnes World Records, a cantora mais premiada da história tem em sua coleção prêmios como GRAMMYs, EMMYs, Oscar, World Music Awards, AMAs, Billboard Music Awards, VMAs, MTV Movie Awards, EMAs, além de Artist of the Decade (artista da década) e prêmios exclusivos como o especial Legend Award, Millenium Award e International Artist Award.

Influencias e Influencia

Nascida em uma família recheada de cantores, Whitney sempre teve a música em suas veias. Suas principais influencias na música são sua mãe, Cissy Houston, sua madrinha Aretha Franklin, as primas Dionne e Dee Dee Warwick, além de Chaka Kahn, Roberta Flack, Gladys Knight e Darlene Love.

“Influência” é uma palavra muito fraca para descrever o efeito de Whitney Houston em cantores que vieram depois dela. Sua influência musical transcende gêneros, idades e religiões. De Pop para R&B, Country para Hip Hop e Religioso para o Não-Religioso, Whitney influenciou praticamente todo cantor, músico ou produtor de alguma forma, além de abrir portas para artistas do sexo feminino, principalmente para a comunidade negra.

Cantoras que já citaram Whitney como influencia:

Céline Dion, Mariah Carey, Toni Braxton, Christina Aguilera, Beyoncé, Rihanna, Adele, Aaliyah, Lauryn Hill, Lady Gaga, Katy Perry, P!nk, Ashanti, Lil Kim, Nicki Minaj, Missy Eliot, Mary J. Blige, Alicia Keys, Britney Spears, Kelly Clarkson, Ciara, Fergie, Brandy, Monica, Nelly Furtado, Ariana Grande, Nicole Scherzinger, Faith Evans, Kelly Rowland e outras milhares cantoras da música Pop e R&B (que eu poderia ficar até amanhã escrevendo aqui).

Ela também é citada por diversos cantores do sexo masculino, como:

Drake, Ne-Yo, John Legend, Usher, Will.I.Am, Akon, Robin Thicke, B.o.B, Babyface, etc…

E não para por ai… Whitney também é, e continua sendo influencia para a grande maioria dos cantores ao redor do mundo, seja amadores ou profissionais.

Para se ter uma ideia, ela é a artista mais cantada na historia da TV americana. Foram mais de 1.150 covers de suas músicas apenas no American Idol.

“I Have Nothing” detêm o recorde de música mais cantada de todos os tempos durante as finais/semi-finais do programa (6 vezes).

Principais Recordes e Conquistas

— Em 1988, Whitney Houston se tornou a primeira (e até hoje única) artista na história a conquistar 7 singles CONSECUTIVOS em #1 na Billboard Hot 100, ultrapassando o The Beatles e Bee Gees (6 cada).

— Whitney é uma das 3 únicas artistas da história a conseguir 2 álbuns com 3 (ou mais) singles em #1 na Hot 100.

— “Whitney Houston” é o debut album de uma artista feminina mais vendido da história.

— “Whitney Houston” é o debut album mais bem sucedido da história nos charts dos Estados Unidos. (#11 no Geral e #6 nos Femininos Gerais)

— “Whitney Houston” foi o primeiro album solo de uma artista feminina a ser certificado como Diamante (10,000,000) no Estados Unidos, em 1994. Se tornando o 2º no geral, atrás apenas de “The Bodyguard” também da Whitney. Com isso ela passou de primeira e única mulher na história a ter um album Diamante, como a primeira e única a ter DOIS albums com esse feito.

— “Whitney Houston” (album) foi o primeiro album feminino da história a receber certificado de Diamante (1,000,000) no Canadá.

— “Whitney Houston” (album) é até hoje o album feminino com mais semanas em #1 nas paradas de albums do Canadá. (Foram 18 semanas consecutivas no topo do chart).

— Em 1987, “Whitney” se tornou o primeiro album de uma artista feminina na historia a debutar em #1 na Billboard 200; o mesmo permaneceu no topo do chart por 11 semanas consecutivas.

— “The Bodyguard” (1992) é o album feminino mais vendido na história da música. (45M de cópias comercializadas | ranqueado em #4 entre os mais vendidos no geral)

— “The Bodyguard” é a soundtrack mais vendida de todos os tempos.

— “The Bodyguard” quebrou o recorde de album com mais semanas em #1 na Billboard 200 de todos os tempos. Sendo o primeiro da história a passar 20 semanas em #1 no chart. O recorde só veio a ser quebrado em 2012 pelo album “21” de Adele, que passou 24 semanas no topo.

— “The Bodyguard” foi o primeiro album feminino da história a receber certificado de Diamante (10,000,000) nos Estados Unidos, em Agosto de 1993, menos de 10 meses após seu lançamento.

— “The Bodyguard” também foi o primeiro album da história a vender mais de 1 milhão de cópias em uma única semana, sendo 1,061,000 unidades comercializadas durante a semana do natal de 1992.

— Em Janeiro de 1993, apenas 2 meses após seu lançamento, “The Bodyguard” bateu um recorde histórico com o maior nível de certificação inicial de um album, sendo certificado como 6x Platina. Recorde esse que veio a ser quebrado pelo NSYNC em 2000 (7x Platina)

— “The Bodyguard” foi o primeiro album internacional da história a vender mais de 1 milhão de cópias na Coreia do Sul

— Com mais de 1.1M de cópias vendidas, “The Bodyguard” é o album feminino de uma artista internacional mais vendido no Brasil.

— No Japão, “The Bodyguard” foi certificado em 1994 com 2 milhões de cópias vendidas, se tornando o primeiro album internacional da história a atingir tal feito. Hoje em dia as vendas do mesmo se aproximam de 3 milhões.

— “I Will Always Love You” é o single feminino mais bem sucedido de todos os tempos e 2º no geral, atrás apenas de “Candle In The Wind”, de Elton John; Ambos são os únicos singles da história da música a vender mais de 10 milhões de cópias FÍSICAS.

— Em Fevereiro de 1993, “I Will Always Love You” se tornou o single com mais semanas em #1 na Billboard Hot 100 de todos os tempos, passando 14 semanas consecutivas no topo.

O resto vou ir adicionando ao longo do tempo

4 Curtidas


Discografia

Ao longo de sua carreira, Whitney lançou 6 álbuns oficiais de estúdio, um album natalino, 3 soundtracks originais para filmes, 2 Greatest Hits e 49 singles.

image
Whitney Houston (1985)

Vendas certificadas: 18.5 milhões
Total Estimado: 25 milhões

  • A maior estreia feminina da história. Este lendário album nos apresentou á uma das maiores e mais influentes vozes de todos os tempos. Por muitos anos sendo o debut album mais vendido da história e até hoje o maior em relação ao desempenho nos charts mundiais, esse monstruoso album revolucionou a musica e abriu diversas portas para as mulheres, principalmente negras. É considerado por criticos como um dos melhores e mais influentes albums da história, rendeu a Whitney diversos recordes e prêmios, incluindo seu primeiro Emmy e Grammy.

  • Whitney Houston” passou 14 semanas no topo da Billboard 200, se tornou o primeiro album feminino solo da história a ser certificado como Diamante no país (se juntando a “The Bodyguard”, também de Whitney), passou quase 50 semanas no Top 10 da Billboard 200 e é ranqueado como o maior debut album da história dos Estados Unidos, 11º entre albuns gerais. Além disso ele tornou Whitney a primeira mulher na história a ter o album mais vendido de algum ano no país (#1 em 1986) e a primeira a emplacar 3 singles do mesmo album no topo da Hot 100.

  • 4 singles do album alcançaram o Top 3 da Hot 100, sendo eles, “You Give Good Love” (#3), “Saving All My Love For You” (#1), a icônica “How Will I Know” (#1) e a memorável “Greatest Love Of All” (#1).
    E não para por ai, “Whitney Houston” também se tornou o primeiro album feminino a ser certificado como diamante no Canadá, e detém até hoje o recorde de mais tempo no topo do chart do país (18 semanas consecutivas). Estima-se que o album tenha vendido mais de 25 milhões de cópias em todo globo.

image
Whitney (1987)

Vendas certificadas: 15.2 milhões
Total Estimado: 21 milhões

  • A definição de icônico. Após seu extremamente bem sucedido debut, Houston lançava em 1987 seu segundo e tão aguardado 2º album de estúdio, “Whitney”. O album debutou direto no topo das paradas de mais de 10 países, tornando Whitney a primeira mulher da HISTÓRIA a debutar direto em #1 nos Estados Unidos, onde permaneceu no topo por 11 semanas consecutivas e no Reino Unido, por 6 semanas consecutivas. Estima-se que o “Whitney” já tenha mais de 12 milhões de cópias comercializadas apenas em território americano e mais de 21 milhões em todo o mundo.

  • “Whitney” emplacou 4 singles consecutivos no TOPO da Billboard Hot 100, se tornando então até então o primeiro album da história a alcançar tal feito, além de tornar Whitney a primeira e até hoje única artista da história a emplacar 7 singles consecutivos no topo da Hot 100, recorde esse que jamais chegou sequer perto de ser quebrado. Entre os grandes hits do album, está a lendária “I Wanna Dance With Somebody”, carro-chefe do album e smash-hit mundial que alcançou o topo das paradas de praticamente todos os países em que charteou, incluindo os EUA, Reino Unido, Canada, Australia, Alemanha e grande parte da Europa. O single é até hoje um dos maiores clássicos da música pop; sendo uma das musicas femininas mais vendidas no formato físico além de somar monstruosas 400 milhões de streams apenas no Spotify hoje em dia.

  • O album ainda rendeu a cantora o hit “Love Will Save The Day”, que quebrou a sequencia de singles consecutivos em #1, mas alcançou o Top 10 mesmo sem ter um vídeo-clipe. No total, a era “Whitney” recebeu mais de 20 prêmios, além de render a Houston 3 indicações ao Grammy, incluindo Album Of The Year, além de ter ganhado um prêmio por “I Wanna Dance…”.

image
I’m Your Baby Tonight (1990)

Vendas certificadas: 6.4 milhões
Total Estimado: 12 milhões

  • I’m Your Baby Tonight” é definitivamente o album mais injustiçado de Whitney. Com uma sonoridade totalmente fresh e bem diferente de tudo que a cantora já havia feito, na época foi extremamante mal aceito pelos fãs e pela crítica, ele obteve um desempenho fraco quando comparado com os 2 últimos smash-albuns de Whitney, porém apesar de tudo, ele foi um dos pioneiros do lendário r&b dos anos 90 e é considerado hoje tanto pela crítica quanto pelos fãs, como um dos melhores álbuns da cantora.

  • Em compensação ao desempenho morno do album, seus singles obtiveram enorme sucesso, 2 singles seguidos (“I’m Your Baby Tonight” e “All The Man That I Need” foram emplacados no Topo da Hot 100, além da balada “Miracle” que alcançou o Top 10 e “My Name Is Not Susan”, Top 20. O album terminou o ano de 1991 no topo da lista de fim de ano da Billboard, como o maior album r&b daquele ano, recebeu 3 indicações ao Grammy e já vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o globo.

image
The Bodyguard - Soundtrack (1992)

Vendas certificadas: 35 milhões
Total Estimado: 45 milhões

  • Maior e mais vendido album feminino de todos os tempos. É a soundtrack mais vendida da história e se figura entre os 3 álbuns mais vendidos no geral. Esse fenômeno global elevou o nome de Whitney para níveis estratosféricos, jamais vistos antes. É até pouco falar que os anos de 1993 e 1994 foram completamente dominados por Whitney, todos os recordes imagináveis tanto de vendas quanto de prêmios foram quebrados. Passando 20 semanas consecutivas no topo dos charts nos Estados Unidos, “The Bodyguard” foi o primeiro album da hístoria a vender mais de 1 milhão de cópias em uma única semana e o primeiro album de uma artista feminina a ser certificado como Diamante.

  • "I Will Always Love You", carro chefe da trilha sonora, é um dos maiores clássicos da história da música, alcançou o topo dos charts de praticamente todos os países em que charteou, quebrou recordes de vendas e semanas em #1 tanto nos Estados Unidos (14 semanas) quanto no Reino Unido (10 semanas), é até hoje o maior single feminino de todos os tempos, e o terceiro maior da história, sendo o único de uma mulher (2º no geral) a alcançar mais de 10 milhões de cópias vendidas apenas em formato FÍSICO. O album ainda rendeu grandes clássicos extremamente memoráveis como “I Have Nothing” e “Run To You”; ambas indicadas ao prêmio de “Best Original Song” no Oscar, além da icônica “I’m Every Woman”.

  • Whitney ainda levou o prêmio de Album of The Year, Record Of The Year e Best Vocal Performance no GRAMMY, quebrou o recorde de maiores vitórias em uma única noite tanto no Billboard Music Awards (11 prêmios) quanto no American Music Awards (8 prêmios).

2 Curtidas

image
Waiting To Exhale - Soundtrack (1995)

Vendas certificadas: 8.2 milhões
Total Estimado: 12 milhões

  • 3 anos após ‘The Bodyguard’, Whitney voltava aos holofotes ao estrelar o icônico filme “Waiting To Exhale”. A soundtrack do filme foi um sucesso absoluto, produzida por Whitney e o produtor Babyface (que já havia trabalhado diversas vezes com ela antes), apresentou nomes como Mary J. Blige, Chaka Kahn, Toni Braxton, Faith Evans, Aretha Franklin, Patti LaBelle, Brandy e TLC. Whitney recusou a idéia inicial de Babyface de que a trilha sonora fosse inteiramente composta apenas de músicas dela, pois ela queria apresentar a multiplicidade de vozes das mulheres negras no r&b. Ela escolheu a dedo quem iria ou não participar do album.

  • O carro-chefe da trilha sonora, "Exhale (Shoop Shoop)" de Whitney, se tornou a terceira música na história a debutar no topo da Hot 100 e ainda bateu o recorde de maior tempo em #2 na história (11 semanas, atrás de “One Sweet Day”). A sountrack rendeu 5 singles Top 10 na Hot 100, sendo 2 #1’s e 4 Top 3’s (#2 ambos). Hoje em dia o album é certificado como 7x Platina no US e rendeu mais de 20 prêmios, incluindo um Grammy de melhor canção R&B para “Exhale (Shoop Shoop)”.

image
The Preacher’s Wife (1996)

Vendas certificadas: 4.1 milhões
Total Estimado: 6 milhões

  • Mais uma sountrack original, “The Preacher’s Wife” é o album gospel mais vendido da história, alcançou o Top 3 na Billboard 200, além de quebrar um recorde histórico e permanecer por 26 semanas consecutivas no topo do Gospel Album Chart. O album rendeu os singles “I Believe In You And Me” que alcançou o Top 5 na Billboard Hot 100 (#4), “Step By Step” (#15) e “My Heart Is Calling” (#77), além de render a Whitney 2 indicações ao Grammy.


My Love Is Your Love (1998)

Vendas certificadas: 8.4 milhões
Total Estimado: 12 milhões

  • O comeback!
    Após 8 anos sem lançar um album oficial de estudio, Whitney fazia seu retorno com o icônico e aclamado “My Love Is Your Love”. Considerado por muitos críticos o seu melhor e mais maduro album, “My Love…” foi um enorme sucesso comercial. Apesar de debutar fora do Top 10 na Billboard 200, o album se manteve extremamente estável, totalizando quase 2 anos dentro do chart. Apesar de seu desempenho “orgânico”/ moderado nos EUA, na Europa o album obteve um sucesso massivo, vendendo mais de 4 milhões de cópias por lá.

  • Todos os 5 singles do album obtiveram grande sucesso mundial, o carro-chefe “When You Believe” dueto icônico entre Whitney e Mariah Carey feito para o filme Príncipe do Egito alcançou o numero #15 nos EUA e entrou no Top 10 de mais de 20 países, além de ganhar um Oscar de “Best Original Song”. Ao todo, o album colocou 3 singles no Top 5 da Hot 100, sendo eles “Heartbreak Hotel” (#2), a Grammy-winner e icônica “It’s Not Right But It’s Okay” (#4) e a auto intitulada “My Love Is Your Love”, que apesar de também ter seu peak #4, veio a se tornar um dos maiores hits da carreira de Whitney, passando monstruosas 17 semanas dentro do Top 10, atrás apenas de “I Will Always Love You” entre as canções da cantora com mais tempo no Top 10. “My Love…” recebeu um total de 7 indicações ao Grammy.

  • O album ainda foi um dos pioneiros ao trazer os icônicos remixes de seus singles ao mainstream. Os mesmos ajudaram muito na estabilidade nos charts e tornaram Whitney uma figura muito importante e idolatrada entre a comunidade LGBT.


Whitney: The Greatest Hits (2000)

Vendas certificadas: 10 milhões
Total Estimado: 15 milhões

  • Em 2000, Whitney lançava seu tão aguardado e prometido primeiro “Greatest Hits”. Lançado tanto em formato de album (contendo 2 discos) e em DVD, obteve um grande sucesso comercial, alcançando o Top 10 de todos os países em que charteou. Após a morte inesperada de Houston em 2012, o album voltou para o topo dos charts, alcançando um novo peak de #2 nos EUA . Foi certificado em junho de 2012 como 5x Platina nos Estados Unidos e estima-se que tenha vendido mais de 15 milhões de cópias no mundo todo.

image
Just Whitney (2002)

Vendas certificadas: 1.4 milhões
Total Estimado: 2.5 milhões

  • 4 anos depois do lançamento de seu ultimo album “My Love Is Your Love” (1998), Whitney estava de volta após assinar seu contrato de renovação com a Arista Records, avaliado em 100 milhões de dólares, até então o maior contrato musical da história. A era “Just Whitney” foi definitivamente a mais conturbada e polemica da carreira da cantora. A começar por seu lead-single “Watchulookinat” que foi um fracasso comercial, onde Whitney crítica a todos aqueles que falavam que sua carreira estava terminada e sobre os relatos de sua dependência química. Além disso a entrevista da cantora para Diane Sawyer causou enorme polêmica e repercurssão negativa para o nome da cantora.
    Apesar de tudo, o album debutou com mais de 200 mil cópias em sua primeira semana nos EUA, se tornando até então o maior debut da cantora na era Soundscan. Hoje o album totaliza mais de 2 milhões de cópias comercializadas pelo mundo e é considerado o primeiro e único “Flop” da cantora.

image
I Look To You (2009)

Vendas certificadas: 1.7 milhões
Total Estimado: 3.5 milhões

  • 8 anos depois do fiasco comercial “Just Whitney”, Whitney Houston estava finalmente de volta aos holofotes. Divorciada e com a imagem limpa, “I Look To You”, 7º e ultimo album oficial de estúdio da cantora era lançado. O album obteve um ótimo desempenho comercial ao redor do mundo, alcançando o Top 10 dos charts de 30 países, além de entrar no Top 3 de grandes mercados como EUA, Reino Unido, Canada, França e Alemanha. Nos Estados Unidos, “I Look To You” debutou no Topo da Billboard 200 com mais de 300 mil cópias vendidas em sua primeira semana, maior debut da cantora na era Soundscan e primeiro album #1 desde “Waiting To Exhale” (1995). Foi certificado como Platina em apenas 3 meses e possui cerca de 2 milhões de cópias comercializadas apenas em território americano. Ao todo, “I Look To You” já vendeu mais de 3.5 milhões de copias em todo o mundo, além de render os hits “Million Dollar Bill” que alcançou o Top 10 de diversos países, incluindo o Top 5 no Reino Unido e a linda faixa título, “I Look To You”.

Menção honrosa para:

image
One Wish: The Holiday Album” o primeiro e únic album natalino da cantora foi lançado em 2003 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o globo.


The Ultimate Collection” um segundo Greatest Hits da cantora lançado em 2007 para o publico fora do US. O album teve enorme sucesso na Europa, tendo mais de 1.5 milhões de cópias comercializadas apenas no Reino Unido e mais de 3 milhões mundialmente.


Whitney era Mezzo-Soprano, sua extensão vocal era de 4 oitavas.

Houston impressionava a todos com sua voz de diva. Ela possuía uma técnica invejável até hoje por muitos cantores, sabia como executar notas baixas, graves, agudas e longas com extrema maestria.

1 Curtida

Meu Deus, raro um fixo de uma ARTISTA na seção de artistas, ARRASOU AMORE!

Ajudarei com o flood

2 Curtidas

adoro irmã, quando eu fizer a marcação eu te coloco

1 Curtida

Sofro com essa musica tocando no rádio

Achava que era antiga.
Fui procurar pq viciei e é lançamento kkk

hino demais irmã, na vdd é um cover q ela tinha feito pra versão japonesa do 3º album dela

ai o kygo remixou e soltaram oficialmente esse ano

minhas irmãs, fixo ta praticamente 100% pronto

depois de mts meses fazendo aos poucos, terminei.

Passei a semana INTEIRA lendo sobre a Whitney, de entrevistas até os lives.

2 Curtidas

Eu não canso de ouvir essa balada

3 Curtidas

bem vinda ao clube irmã

1 Curtida

masterpiece, uma das melhores performances vocais da whit… os vocais arrombando no final

2 Curtidas

merlls essa categoria é um flop pq ele nao aparece na 1st. parece até a categoria +18, mas na +18 tem como aparecer à meia-noite :roll_eyes:

370M

1 Curtida

com os videos licenciados já tem quase 600M

50M

Liberaram o vídeo de You Give Good Love no YT em 4K

1 Curtida

eterna Rachel Marron