Quando o astro de Hollywood Will Ferrell recebeu um e-mail de sua velha amiga Harper Steele alguns anos atrás, dizendo que ela faria a transição para viver como mulher, ele tinha muitas perguntas urgentes.
A amizade deles vai mudar? O que a fez guardar isso por tanto tempo? E o mais importante: “Ela ainda gosta de cerveja ruim ou ela só está totalmente a fim de vinho agora?”
Will convidou Harper para uma viagem de carro pelos EUA para que eles pudessem descobrir “o que tudo isso significa para nós” e passar um tempo em bares, restaurantes e estádios esportivos — lugares que Harper sempre gostou de frequentar antes da transição, mas não tinha certeza de quão bem-vinda seria agora.
A excursão de 16 dias da cidade de Nova York a Santa Monica, Califórnia, é o tema do novo documentário da Netflix de Josh Greenbaum, Will & Harper.
Will disse à BBC que começou a pensar mais sobre como poderia apoiar Harper depois que ela lhe enviou um e-mail de acompanhamento anunciando seu nome e pedindo que ele “fizesse o melhor que pudesse para me defender”.
“Se eu realmente for um amigo tão bom quanto penso que sou para ela, quero mostrar a ela esse [apoio] no que espero que seja uma jornada divertida para nós”, explica ele.
"Foi uma notícia meio devastadora de se receber. E eu presumi que seria mais ou menos a mesma, em termos de nossa amizade. Mas eu não tinha certeza.
“Egoisticamente… pensei que esta seria uma ótima oportunidade para fazer todas essas perguntas… e dar a Harper a oportunidade de me educar.”
Os dois se conheceram quando foram contratados na mesma semana pelo programa de TV americano Saturday Night Live em 1995.
Harper se tornou roteirista chefe e defendeu Will quando alguns outros no SNL não acharam que ele tinha condições de fazê-lo a princípio.
Harper diz: “Se fosse apenas uma retribuição por eu tê-lo apoiado antes, ele já teria terminado agora. Isso [apoiá-la como uma mulher trans] está muito além do que eu dei a ele.”
Ela já havia feito inúmeras viagens longas de carro e amava a estrada, mas esta era sua primeira viagem cross-country desde a transição.
“Sim, é assustador”, diz Harper.
"E eu gostaria de ressaltar que minha experiência de atravessar o país com um ator famoso e uma equipe de filmagem é bem diferente da de uma pessoa trans viajando sozinha pelo país.
“Também tenho dinheiro. Posso viajar de uma forma mais segura. Então, há muita coisa ali que não fala de uma experiência trans. Eu tinha medo do que poderia encontrar lá? Claro que tinha.”
Em uma cena, Harper entra em um bar de Oklahoma que parece potencialmente hostil. Ela quer experimentar por conta própria. Will está do lado de fora, em espera. A maioria é de moradores locais e há bandeiras pró-Trump e anti-Biden nas paredes.
Will se junta a ela, e quando Harper é chamado de homem por alguém na apresentação, ela os corrige com firmeza, mas gentilmente, apoiada por Will. E a conversa segue em frente.
Mas como Harper observa, as câmeras e o rosto famoso oferecem alguma proteção durante tais encontros - há experiências semelhantes em uma pista de corrida e em um jogo de basquete. Então, isso garantiu que as pessoas que eles conheceram estivessem em seu melhor comportamento?
“Eu realmente não sei”, diz Will. "Sim, é um ambiente artificial, com certeza.
“Ao mesmo tempo, quando as pessoas fazem a pergunta inicial, o que você está fazendo aqui, o que você está filmando, a coisa some e você começa a conversar com essas pessoas de uma forma que eu acho que existiria se não houvesse câmeras lá.”
Mas estar em um aquário também pode ter o efeito oposto, como demonstrado em uma cena em uma enorme churrascaria no Texas, onde os amigos param para jantar.
Will se veste aleatoriamente como Sherlock Holmes (o tipo de palhaçada que seus fãs adoram) e tenta o desafio do bife de 72oz. Mas começa a ficar desconfortável bem rápido, pois multidões se reúnem ao redor deles para assistir à tentativa e filmá-la com seus celulares.
O filme exibe alguns comentários depreciativos em relação a Harper nas redes sociais, e Will diz que sente que a decepcionou.
No dia seguinte, a dupla leu algumas das postagens tomando uma cerveja. “Quando você é trans, você ingere muito desse lixo”, diz Harper. “Esses tuítes ficam na minha cabeça.”
Harper disse à BBC que está “extremamente consciente” da toxicidade em torno de grande parte do debate sobre transgênero/gênero.
"Acho que os políticos estão promovendo essas coisas para tentar obter votos, e acho que a imprensa está aproveitando isso porque a polarização de alguma forma ajuda nos números.
“E eu entendo que há pessoas em seus porões e pessoas que estão com raiva e querem atacar. Mas, no geral, acredito que as pessoas são gentis, e deixar uma pessoa viver sua verdade deve ser o objetivo de todos.”
Embora haja algumas conversas muito pesadas no filme, também há muitos momentos hilários (fique atento ao Dunkin’ Donuts), algo que o diretor fez questão de mostrar.
“Eu tinha 240 horas de filmagem!”, diz Greenbaum. "Eles são pessoas muito engraçadas. Mesmo nas conversas mais profundas e emocionais, eles inerentemente, sete em cada dez vezes, faziam uma piada dentro delas.
“Os comediantes são famosos por usar a comédia para mascarar emoções reais, mas obviamente esse medo desapareceu muito cedo… Eu não tinha certeza até que ponto eles se abririam… mas eles realmente chegaram lá.”
Então Harper ainda bebe cerveja ruim?
“Não sei se é o estrogênio”, ela brinca, “mas agora prefiro vinho”.
Will and Harper já está disponível para assistir na Netflix.