WTF? Cidade do interior cearense perde praticamente metade dos habitantes em 12 anos

Redução de quase metade da população do município do interior cearense foi a maior registrada, proporcionalmente, pelo Censo de 2022.

O município de Catarina, localizado a 394 quilômetros de Fortaleza, teve proporcionalmente a maior redução populacional do Brasil, segundo o Censo 2022 do IBGE. Conforme os dados divulgados pelo instituto, entre 2010 e 2022, a cidade perdeu quase metade da população: a redução foi 45,25%.

Em 2010, o município do Sertão dos Inhamuns tinha 18.705 habitantes. Em 2022, conforme o recenseamento, o número de habitantes caiu para 10.243. Portanto, no período de 12 anos, a cidade perdeu cerca de 8.462 moradores.

Apesar de Catarina ter proporcionalmente a maior queda populacional do Brasil, o município não teve a maior queda de população do Ceará em termos absolutos. Neste período, a cidade que mais perdeu habitantes foi Fortaleza: em 12 anos, a capital do Ceará perdeu 31.034 habitantes, segundo dados do IBGE. Ainda assim, Fortaleza superou Salvador e se tornou a 4ª cidade mais populosa do Brasil.

Gente, o que explica isso? A cidade tinha 18mil habitantes em 2010, e hoje tem 10mil kkkk

Migração

Meu amigo é de lá. Acho que muita gente migrou pra Fortaleza ou Iguatu.

mas porque especificamente Catarina e não outras cidades daquela região com características parecidas? Isso que me impressiona

1 curtida

Levantamento revela que 183 pessoas desaparecem a cada 24 horas no Brasil; adolescentes são principais vítimas.

Os ETs

Verdade né?
Meu amigo falou que os últimos 8 anos estão péssimos lá por conta da prefeitura.

Pelo que vi nesse mapa, várias cidades ao redor dela tbm perderam população…

Cidade pequena se não tem qualidade de vida ou emprego, vai perder mesmo população

Nossa, imagina uma gestão tão ruim a ponto de metade da população sair da cidade. O pior que em cidade pequena geralmente é empreguismo e perseguição.

5 curtidas

A prefeitura com 3 mil empregados certez

pelo amor de deus, impossível esse país ter menos de 210kk este senso foi um fiasco kkkk

o filme Bacurau na vida real

tem uma cidade da gde florianopolis que aumentou 60% os habitantes
passou de 137mil pra 222mil
kkkk

Da grande Fortaleza também, mas isso é explicável… A galera que trabalha na capital prefere morar numa cidade com alugueis mais baratos ao redor da capital e ir para o trabalho de carro/ônibus, as vezes compensa muito.

Verdade viu!
Foi Eusébio?

Provavelmente boa parte dessas pessoas migrou para grandes centros. É um fenômeno bem comum, por conta de oportunidades e buscas por melhores condições de vida

Não sei se cabe o termo, mas seria uma espécie de Êxodo(?)

Ai essas cidades pequenas deviam acabar, só gasto de dinheiro público. Cidade onde eu nasci perdeu mais de 20% dos habitantes, tem porra nenhuma e torrando dinheiro em funcionalismo e com políticos. Vereador ganhando 15K enquanto a cidade não gera um emprego

1 curtida

Itaitinga e Eusébio

1 curtida