YouTube vai remover vídeos que defendem uso de cloroquina e ivermectina para tratar Covid-19

O YouTube atualizou suas regras relacionadas a conteúdos sobre a Covid-19. Agora, a plataforma anunciou que irá remover os vídeos que recomendam o uso de ivermectina ou hidroxicloroquina para tratamento ou prevenção da Covid-19. A atualização, segundo o YouTube, está alinhada a orientações atuais de autoridades de saúde sobre a eficácia das substâncias.

Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou uma diretriz pedindo fortemente que a cloroquina não seja usada no tratamento preventivo da doença. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e o próprio fabricante da ivermectina, também já alertaram que o medicamento não é eficaz contra o coronavírus. Diversas entidades médicas se posicionaram dizendo que o uso de medicamentos sem comprovação científica deve ser banido.

No Brasil, os remédios chegaram a ser recomendados como integrantes do chamado “Kit Covid”, voltado ao suposto tratamento precoce da doença. O presidente Jair Bolsonaro defende o uso da hidroxicloroquina, mesmo sem comprovação científica. Em razão da não eficácia do medicamento, o STF já enviou uma notícia-crime contra Bolsonaro para a Procuradoria Geral da República (PGR). O Governo Federal adquiriu e distribuiu a medicação a vários estados e municípios e o Ministério da Saúde lançou um app que recomendava o uso do medicamento – ele saiu do ar dias depois.

Desde o início da pandemia, o YouTube já removeu 850 mil vídeos que violavam as políticas de conteúdo da plataforma sobre o coronavírus. Entre outubro e dezembro de 2020, 9,3 milhões de conteúdos foram excluídos por ferirem alguma regra da plataforma.

Os canais que desrespeitarem a regra terão o material removido e receberão uma notificação por e-mail. Se a infração se repetir, o envio de novos vídeos ficará suspenso por uma semana e a reincidência poderá resultar na exclusão da conta.

@Coroners

Quase um ano depois

Precisou morrer gente e quase um ano depois pra eles tomaram uma atitude
parabéns hein youtube

1 curtida

já deveriam ter feito isso

1 curtida

Não estão fazendo mais que a obrigação e atrasados ainda.

Ja derrubaram os clipes da era Madame X?

Meio muito tarde né? Quem tinha que tomar já tomou. Queria os vídeos pra deixar registrado cada um que contribuiu pro genocídio.

O delay do Facebook em reconhecer notícias falsas é outro mico.
A notícia recebe comentários por dias, ficam discutindo em cima de algo falso. Depois que morreu recebe a tag “notícia falsa”

Descobrir o que a gente quer comprar eles fazem rápido também. Espiam bem