O colapso da criptomoeda LUNA trouxe prejuízos a diversas pessoas ao redor do mundo, incluindo um YouTuber que havia acabado de investir milhões na moeda digital. Em sua conta no Twitter, Olajide Olayinka Williams Olatunji — ou simplesmente KSICrypto — revelou que seu investimento de US$ 2,95 milhões virou pouco mais de US$ 1 mil de um dia para outro .
A queda repentina no valor da criptomoeda foi ocasionada por um efeito cascata gerado pela retirada de uma grande quantidade de investimentos em um período curto de tempo . Com isso, ela passou de uma avaliação de mercado de US$ 40 bilhões em abril deste ano para somente US$ 1,6 bilhão no dia 16 de maio.
Para efeitos de comparação, uma única moeda que valia US$ 100 no primeiro dia do mês atualmente vale aproximadamente US$ 0,00023 . A perda de 99% no valor do LUNA inspirou diversas histórias semelhantes às de KSICrypto, que provam um dos lados negativos que a volatilidade do mundo das criptomoedas pode trazer.
Investidores lamentam queda do LUNA
Enquanto a perda não deve afetar muito a vida do YouTuber — que tem parcerias com nomes famosos como o do produtor de conteúdos Longan Paul —, a queda do LUNA deixou muitos investidores sem um caminho a seguir . Em um relato reproduzido pelo site TweakTown, uma pessoa que apostou na criptomoeda afirmou que se arrependeu de não tê-la vendido antes. “ Fiquei ganancioso, esperando conseguir mais dinheiro para pelo menos pagar por uma casa para a minha família. Acho que não tenho mais economias para isso então ”, afirmou.
Apontado como um dos responsáveis pelo colapso da moeda virtual, Do Kwon — fundador da Terraform Labs — afirmou que tem um plano para sua recuperação. No Twitter, ele propôs que a blockchain Terra deve ser dividida em uma nova cadeia sem a participação de stablecoins apoiadas por algoritmos e que será totalmente mantida e gerenciada pela comunidade.
A proposta de Do Kwon acabaria com a versão atual da blockchain (que ficaria conhecida como Terra Classic), cuja recuperação parece improvável. Analistas de mercado afirmam que o único meio de o Luna se recuperar é destruir a stablecoin UST , impedindo que o algoritmo respondeu por sua desvalorização contínua continue a funcionar.