Zayn estampa capa da Nylon Magazine e fala de sobre carreira, relacionamentos com Perrie Edwards e Gigi Gadid, novo album e mais

ZAYN’S COUNTRY

Zayn Malik parece, para variar, feliz por estar aqui. “Aqui” é o camarim elevado de um estúdio fotográfico, ao lado de uma mesa com algumas garrafas vazias de doses de imunidade e um prato de queijo, participando corajosamente de uma entrevista antes de uma sessão fotográfica. Não há um joelho nervoso à vista, nenhum pensamento meio murmurado para decodificar. Ele é tagarela, falando por extenso, com parágrafos estrondosos que são muito soltos para serem ensaiados. Ele é aberto, mencionando livremente o nome do One Direction e de seus ex-namorados. E tudo isso sai com seu rico sotaque de Yorkshire, que funde as vogais até sua essência e trata as consoantes como meras sugestões.

Ele está fazendo todas as tarefas extroversivas que você precisa fazer para que sua nova música – neste caso, um novo álbum com sabor country chamado Room Under the Stairs , lançado em 17 de maio – seja ouvida pelas pessoas. Para alguns músicos, esta é uma barreira baixa e normal para superar. Para Zayn, que foi tão atormentado pela angústia do estrelato pop que abandonou sua boy band no auge de seu poder, recusou a maioria dos aspectos da “promoção”, nunca fez turnê, quase não se apresentou ao vivo e regularmente fantasiou jornalistas, parece um revelação. Este novo Zayn não me transforma em fantasma. Ele se despede com um abraço carinhosamente desajeitado. Então ele vem até mim novamente com seu gerente a reboque porque eles perceberam que o prato de queijo estava um pouco picante e, bem, se eu senti cheiro de alguma coisa? “Não fui eu!” Zayn diz com uma exuberância de arregalar os olhos. Ele está saindo para fumar, então vestiu uma jaqueta de couro que usa com a facilidade virtuosística que só ex-ídolos adolescentes possuem. Se você o visse, simplesmente desistiria de tentar fazer isso sozinho.

Paternidade - muda as pessoas. Zayn tinha 27 anos quando se tornou pai de Khai, sua filha com a ex-companheira Gigi Hadid, em setembro de 2020. Mesmo para aqueles que estão nas faixas fiscais mais invejáveis, a paternidade e uma pandemia conseguem reorganizar suas prioridades. Ser um artista torturado que só coloca a cabeça para fora da caverna a cada poucos anos começa a parecer diferente quando alguém depende de você. (A escola particular é cara, eu brinco. “Sim, não, há um estilo de vida para manter, definitivamente”, ele responde, sem brincadeira.) Isso desencadeia um efeito dominó de responsabilidade. “Eu era um cérebro unilateral quando se tratava de ser um artista: ‘Tudo o que me importa é a arte!’” Zayn diz. Não mais. Ele fala uma pequena tangente sobre produtos - não é estranho como são sempre as coisas mais básicas que vão bem? “Muitas vezes eu gostaria de fazer coisas um pouco mais legais, um pouco mais artísticas”, diz ele. “As estatísticas não mentem: se tiver a minha cara, vende muito melhor.”

TOP YOSSI, BRINCOS DO PRÓPRIO TALENTO, ANEL TIFFANY & CO. (DEDO ANULAR), ANEL DAVID YURMAN (DEDO MINDINHO), RELÓGIO CARTIER

Falando em números: Zayn se preocupa com eles um pouco mais do que pensava. Desde que declarou sua independência com seu single de 2016, “Pillowtalk”, uma balada poderosa sobre fazer sexo tão alto que irrita seus vizinhos, ele aprendeu como a capacidade de atenção é inconstante na economia de streaming. Seu álbum duplo de 2018, Icarus Falls , teve alguns sucessos, mas não teve um sucesso tão bom, e o mais enxuto de 2021, Ninguém está ouvindo, passou despercebido pelo radar. “Não recebeu a atenção que merecia”, diz ele. “Eu ironicamente chamei de Ninguém está ouvindo também! E ninguém estava! ele acrescenta, rindo. “Você não pode simplesmente divulgar o trabalho e esperar que as pessoas o procurem. Da forma como o mundo funciona agora, todos estão conectados e você precisa fazer parte disso.” (Ele não é o único artista esquivo que chega a esta conclusão: até Beyoncé – Beyoncé! – está fazendo encontros e cumprimentos e criando conteúdo para influenciadores .)

Depois de ouvir Room Under the Stairs , você quase se pergunta por que ele não fazia esse tipo de música o tempo todo. Inspirado por seu amor por artistas como Chris Stapleton e sua vida discreta em Bucks County, Pensilvânia, é a versão country de Zayn: paisagens sonoras quentes e espaciais que dão a Zayn espaço para refletir sobre as grandes questões da vida que você começa a fazer depois de algumas cervejas tarde da noite. noite. “As pessoas pareciam gostar da letra?” diz Zayn, um pequeno sorriso se formando. Quando ele tocou o álbum para seus pais, eles disseram que era o máximo que já haviam gostado de sua música e - apesar de nenhum deles ter tocado country pela casa - eles também disseram que soava mais parecido com ele .

“É realmente lindo ver um artista chegar a um ponto em sua carreira em que fica tipo, ‘Quer saber? Eu vou ser apenas eu. Vou fazer tudo o que quiser’”, diz o coprodutor Dave Cobb, nove vezes vencedor do Grammy, conhecido por seu trabalho com Stapleton, Jason Isbell e Brandi Carlile. Quando a gravadora de Zayn enviou a Cobb algumas demos para consideração, “Fiquei impressionado porque ele estava traçando seu próprio caminho. Não há nada de imitador nisso. Existem todos os tipos de influências, mas eu não conseguia identificar exatamente de onde vinha alguma coisa. Achei que ele estava apenas fazendo sua própria pista.”

ROUPAS DRIES VAN NOTEN, BRINCOS DO PRÓPRIO TALENTO, ANEL DAVID YURMAN, SAPATOS GIANVITO ROSSI,

Até poucos anos atrás, a carreira de Zayn parecia para ele um jogo de Plinko. Você deixa cair a bola, torce pelo melhor e observa enquanto ela quica por um caminho sobre o qual você não tem controle. Zayn mal tinha descoberto que sabia cantar - tipo, cantar de verdade - quando sua mãe praticamente o arrastou para um teste do X Factor aos 17 anos. “Foi o primeiro teste que eu fiz, a primeira vez que cantei. na frente de qualquer pessoa no palco”, diz ele. E então, graças à intervenção divina – ou pelo menos à jurada do X Factor Nicole Scherzinger, que mais ou menos resgatou cinco rapazes da pilha de descarte e os colocou em um grupo – “acabei naquela banda”.

Essa banda. A próxima coisa que você sabe é que meia década se passou: novo álbum. Percorrer. Novo álbum. Percorrer. Novo álbum. Percorrer. Novo álbum. Para boy bands e girl groups hoje em dia, uma saída antecipada é uma questão de quando , não se – alguém tinha que ir embora primeiro. Em Mind of Mine , seu primeiro disco solo após sua saída em 2015, Zayn se viu na difícil situação de tentar se definir contra o 1D sem alienar seus fãs. “Estávamos na fase de transição: ‘Eu estava numa banda chamada One Direction, então não posso ir muito longe’”, diz ele.

“FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO SUBO NO PALCO, TENHO UM POUCO DE FOME DISSO.”

Funcionou bem - Mind of Mine estreou em primeiro lugar em ambos os lados do Atlântico - então ele foi e fez um segundo, porque é exatamente isso que você faz, e depois o terceiro, e então, espere, ele realmente quer fazer isso? Ao terminar Ninguém está ouvindo , Zayn realmente lutou com a questão. “Para entender quem você é como músico, você tem que fazer a transição para o ponto em que aceita que esta será a sua profissão, e não algo que aconteceu por acidente”, diz ele.

Se ele mal conseguisse fazer a promoção que Ninguém está ouvindo merecia, ele se perguntou: “então por que mais alguém vai se importar?” Ele pensou em escapar dos bastidores e apenas escrever músicas para outras pessoas, mas se ele vai fazer todo esse trabalho, por que não reivindicar a recompensa também? “Não estou tentando perseguir a fama, estou tentando perseguir conquistas”, diz ele. “Nesse ponto, sinto que investi muito tempo nisso, me tornando um cantor decente e tudo mais. Tenho que me comprometer e mostrar às pessoas que isso é algo que quero fazer e é algo que pretendo.”

Pela primeira vez em sua vida, parecia que ele estava, na verdade, dizendo sim com entusiasmo a uma vida na música. E aconteceu que ele tinha outro lote de músicas por aí.

TOP YOSSI, CALÇA MOSCHINO, BRINCOS DO PRÓPRIO TALENTO, ANEL TIFFANY & CO. (DEDO ANULAR), ANEL DAVID YURMAN (DEDO MINDINHO), SAPATOS THE SOCIETY ARCHIVE

Zayn está sempre trabalhando em música, mesmo que não planeje lançá-la publicamente. Há coisas que ele faz para se divertir no GarageBand, principalmente batidas de rap e música instrumental, construídas em torno de pequenas citações de filmes ou outros samples. Há o pop-R&B pelo qual ele é mais conhecido e promete que ainda faz parte de sua marca. “Não quero revelar muito, mas estou trabalhando em muitas músicas e posso até lançar outro disco em breve”, diz ele. E há também as músicas que compõem Room Under the Stairs , algumas das quais datam de cinco ou seis anos atrás. “Gosto de pular de uma coisa para outra”, diz ele. “Acontece rápido para mim: sinto uma vibração, escreverei uma música em duas ou três horas e terei tudo cortado naquela noite.”

De onde veio a vibração country? “Eu estava praticamente na minha fazenda tomando um copo de uísque e ouvindo um pouco de Stapleton perto da lareira com meu cachorro, tocando violão”, diz ele. Ele está feliz por fazer parte de uma onda de artistas pop – Bey, Lana, Post Malone – que abraçam o gênero. "Estou orgulhoso disso. Acho que mostra um certo nível de intelecto, estar um pouco à frente da curva”, diz ele, embora ainda se preocupe em ser visto como um caçador de tendências. Ele se inclina no sofá para falar em direção ao meu gravador: “As pessoas precisam saber que não entrei na onda”.

“AS COISAS VIVEM E MORREM. E VOCÊ ESTÁ MUITO CONSCIENTE DISSO NA FAZENDA. VOCÊ VÊ BASTANTE A MORTE. VOCÊ TAMBÉM VÊ MUITA VIDA.”

O que está impulsionando essa onda? “As pessoas estão em busca de um pouco mais de profundidade nas letras. No Top 40 das paradas, muita música mainstream parece um pouco insosso”, diz ele. “As músicas são fogo pra caralho. Você sabe o que eu quero dizer? Eles são cativantes. Eles tocam na rádio e fazem o seu trabalho, mas as pessoas querem um pouco mais.”

Pelo menos foi isso que ele tirou do gênero. Além de Stapleton, Zayn também conheceu Willie Nelson e alguns outros grandes nomes do country, atraídos por suas histórias. “Eu realmente pude ouvir suas letras, sua dor, seu crescimento e as lições de vida”, diz ele. “Eu não senti que havia uma música de Chris Stapleton tocando e ele parecia um f * ckboy, certo? Ele não faz isso! Ele não está aqui dizendo: 'Vadias no clube! Estamos bebendo Bacardi! Ou o que quer que essas crianças usem agora.” (Não há prova de maturidade melhor do que ficar confuso com a música dos jovens.) “Ele não é assim. Ele tem classe, certo? Ele está contando a história de um verdadeiro homem adulto. E eu respeitei muito isso. Eu estava tipo, ‘Isso é legal. É algo que posso fazer.’”

MOLETOM DIOR MEN, ANEL DAVID YURMAN (DEDO INDICADOR), ANEL VEERT (DEDO ANULAR), RELÓGIO ROLEX

Zayn é o único escritor creditado em 12 das 15 músicas do álbum. Ele foi inflexível em escrever a maior parte, apenas para provar - ao mundo, e talvez a si mesmo - que conseguia. Zayn sempre co-escreveu seu material solo e até contribuiu para uma dúzia de músicas do One Direction naquela época. Mas andar com criadores de sucessos profissionais nem sempre é um ambiente propício para um jovem criativo que tenta encontrar sua voz. “Há um velho ditado que as pessoas usam quando escrevem: ‘Ouse ser péssimo’”, diz Zayn. “E é difícil ser tão corajoso diante de uma sala cheia de gente.” Ele estava tão empenhado em mostrar o que poderia fazer sozinho que quis lançar as demos originais como estão. “Meus empresários e minha gravadora na época diziam: ‘Você pode fazer isso, mas também pode trabalhar com Dave Cobb, que pode fazer com que isso pareça ridículo para você.’” (Ele ainda pode lançar as demos em um próximo álbum de luxo. edição.)

O álbum foi em grande parte criado remotamente: Zayn gravou seus vocais sozinho, e Cobb e músicos deram corpo aos arranjos em torno dessas faixas. “Ele pode ser tão honesto, mas também pode ser a sua história”, diz Cobb sobre o que o atraiu nas composições de Zayn. “Ele deixou a porta aberta para as pessoas se imaginarem em cada linha que ele escreveu naquele disco.” (Considere todas as interpretações possíveis de “Shoot at Will”: “Quando eu olho para ela, tudo que vejo você é você / Quando você olha para ela, você me vê também? … Eu estava apaixonado por você / Embora Eu não mostrei a prova.”) Há uma textura nova e impressionante na voz de Zayn que Cobb atribui ao processo insular do cantor. “Não há ninguém olhando para ele e ninguém diz: ‘Ei, por que você não tenta correr aqui?’ ou dizendo que ele não poderia fazer alguma coisa”, diz ele. “Ele estava apenas sendo ele mesmo. Está completamente cru.”

“NA VERDADE, NÃO DEMOREI MUITO PARA ME CONHECER.”

Eu me perguntei se o som dessas novas músicas - muito mais próximo, de certa forma, do pop-rock movido pela guitarra e de décadas do One Direction - deu a Zayn uma nova apreciação pelo catálogo do grupo. Algumas semanas antes de nos encontrarmos, ele fez uma transmissão ao vivo e disse aos fãs que havia gostado da música do 1D depois de rejeitá-la anteriormente. “Está na hora. Acho que estou apenas crescendo”, diz ele. “Muitas coisas que vejo no passado, vejo com lentes diferentes nos últimos tempos. Parece um momento mais feliz em minha mente agora, quando penso no One Direction e em passar por coisas na banda.”

Ele ainda se encolhe com suas músicas antigas às vezes, até mesmo com alguns de seus primeiros trabalhos solo. Mas ele reconhece agora que esse sentimento é um sinal do seu crescimento como artista. “Pelo padrão em que você está agora, as outras coisas parecem abaixo do padrão, entende o que quero dizer? São coisas sutis que só você percebe”, diz ele. “Quando ouço músicas antigas, há menos presença para mim como ser humano com convicção atrás do microfone. E é por isso que esse álbum parece especial para mim. Há um nível consistente de convicção, porque cada história veio de mim e significa algo para mim. Tem um homem ali parado, não um garoto que não sabe muito bem como te contar uma coisa.”

TOP PRADA, BRINCOS DO PRÓPRIO TALENTO, COLAR E ANEL TIFFANY & CO. (DEDO ANULAR ESQUERDO), ANEL DAVID YURMAN (DEDO MINDINHO ESQUERDO), ANEL DO PRÓPRIO TALENTO (DEDO INDICADOR DIREITO)

“Eu definitivamente me destaco”, diz Zayn sobre a vida em Bucks County. Escolha um motivo: ele é um astro do rock fortemente tatuado, com raízes inglesas e paquistanesas em uma comunidade rural predominantemente branca. Mas a facilidade com que ele pode se movimentar pela área o lembra da vida pré-One Direction em Bradford, no norte da Inglaterra. Os habitantes da cidade perto de seu complexo atual não se comovem com sua celebridade. “Eles acordam às 5, 6 da manhã, estão na fazenda, estão exaustos – se virem você no Giant [fazendo compras], eles não se importam com você”, diz ele. E nas raras ocasiões em que aparece no pub local, ele relata apenas uma excitação amigável. “As pessoas me disseram: ‘Passamos de carro pela sua casa o tempo todo, mas não queremos incomodá-lo’.” Bucks County olha respeitosamente.

Ele se interessou um pouco pelo Tinder. “Não foi muito bem-sucedido para mim, para ser honesto”, diz ele. “Todo mundo me acusou de pescar gato. Eles ficam tipo, ‘Para que você está usando as fotos de Zayn Malik?’ Fui expulso uma ou duas vezes.” Mas ele não está mais tentando conhecer pessoas em aplicativos. Ele não está tentando conhecer ninguém, ponto final. “Estou muito contente e feliz por estar solteiro pela primeira vez na minha vida.”

É verdade que, desde que ficou famoso, ele mal esteve sozinho. Ele começou a namorar Perrie Edwards do Little Mix no início da carreira do One Direction. “Dos 17 aos 21 anos, estive em um relacionamento. Eu estava noivo e [planejava me casar] e não sabia de nada naquela época”, diz ele. “Achei que sim, porque tinha 21 anos. Eu tinha permissão legal para fazer tudo, mas não sabia nada.” Ele e Edwards se separaram em 2015; mais tarde naquele ano, ele iniciou seu relacionamento intermitente com Hadid. “Dos 21 aos 27 anos estive com a Gi, tivemos um filho e não demorei muito para me conhecer.” Quando eles se separaram definitivamente no final de 2021 , Khai tinha um ano de idade.

“PARECE UM MOMENTO MAIS FELIZ EM MINHA MENTE AGORA QUANDO PENSO NO ONE DIRECTION.”

Zayn relembra sua história de relacionamento e pensa que estava tentando recriar a vida adulta normal da qual a fama o impediu. “Eu vivi uma vida muito tranquila em Bradford. Eu realmente nunca tive uma namorada. Meus pais eram meio antiquados, então nunca trouxe uma namorada para casa nem nada”, diz ele. “Quando tive a chance de fazer isso, pulei direto, dois pés primeiro, e pensei: ‘Vou ter uma namorada e ela vai morar comigo. Isso me torna um homem adulto.’”

Ele está com menos pressa agora. “Provavelmente é sensato reservar um tempo antes de investir totalmente em outro ser humano como parceiro para toda a vida”, diz ele. E se ele anseia por coisas da vida normal, a paternidade, especialmente sob os olhos atentos de Nova York ou Los Angeles, lhe oferece muito. “Só tenho minha filha 50% do tempo. Eu teria 90% dela se pudesse”, diz ele. “Vamos ver o Disney on Ice ou o parque temático Nickelodeon. Ou vamos à praia. É assim que eu saio.”

O resto do tempo ele está em casa. Ele pinta um retrato da vida na fazenda: hectares de terra para se isolar, uma grande casa antiga que aterroriza suas irmãs quando elas a visitam por causa de suas “ vibrações de Evil Dead ”, muitos animais. Nada parecido com o “Velho MacDonald”, mas ele tem galinhas, cachorros, gatos e tartarugas. Ele costumava ter quatro tartarugas, mas agora são apenas duas. “O que é triste, mas a vida é assim,” Zayn diz claramente. “As coisas vivem e morrem. E você está muito consciente disso na fazenda. Você vê bastante a morte. Você também vê muita vida. Você vê muitas coisas florescendo.”

Parece um pouco solitário, mas Zayn me garante que não é o caso. Seus melhores amigos são dois irmãos que ainda moram no Reino Unido. Eles conversam quase todos os dias e jogam muitos videogames online juntos. (“Não sei se você já ouviu falar, mas jogamos Helldivers constantemente”, diz Zayn.) Ele sempre foi assim. “Minha mãe dizia que quando eu era jovem, eu gostaria de sentar em um canto e ler sozinho, brincar sozinho”, diz ele. “Eu gosto do meu próprio espaço. Não é algo anormal para mim.”

ROUPAS YOSSI, BRINCOS E ANEL DO PRÓPRIO TALENTO (DEDO INDICADOR DIREITO), COLAR E ANEL VEERT (DEDO ANULAR ESQUERDO), ANEL DAVID YURMAN (DEDO INDICADOR ESQUERDO), SAPATOS GIUSEPPE ZANOTTI

Há outras coisas pelas quais Zayn está disposto a deixar o complexo. Como fazer sua primeira turnê desde os dias do One Direction, algo que antes parecia tão provável quanto uma reunião do Oasis. A ansiedade paralisante que Zayn citou anteriormente como razão para evitar o palco ficou mais fácil com o tempo. “Definitivamente aprendi a comunicar meus sentimentos de uma maneira muito melhor. Consigo me articular de uma maneira muito melhor do que há seis, sete anos”, diz ele. Mas também é o que as novas músicas merecem. “Esse tipo de música que estou fazendo parece o tipo de música que eu tocaria. Faz sentido em minha mente.”

Com seus outros álbuns, uma turnê exigiria muita produção: visuais chamativos, dançarinos de apoio. (Se você vai tocar um banger como “Like I Would”, alguém deveria estar dançando, e certamente não seria Zayn .) Ele está animado com a ideia de reimaginar algumas músicas de outros álbuns e trazê-las para dentro. esse novo som. “Faz muito tempo que não subo no palco, tenho um pouco de fome disso. Sinto que tenho algo para dar de novo”, diz ele. “Eu simplesmente não queria estar lá antes. Quem quer vir assistir uma pessoa que não quer ficar presa aí?”

A visão de Zayn para seu show ao vivo é muito parecida com o ambiente em que ele fez essas músicas: uma pequena banda para apoiá-lo, um tapete no chão, um banquinho para sentar, talvez uma guitarra para ele e um microfone. “Não há muitos truques sofisticados”, diz ele. Quando ele fechar os olhos para cantar, será quase como se ninguém estivesse olhando – e ele se sentiria em casa.

Principais créditos da imagem: jaqueta e calça Miu Miu, regata do próprio estilista, brincos do próprio talento, colar e anel Tiffany & Co. (mão direita), anel David Yurman (mão esquerda), tênis Wales Bonner x Adidas

Fotografias de AB+DM

Estilo de Jason Rembert

Cenografia de Montana Pugh para MHS Artists

Cabelo: Kenneth Cairns

Tratamento: Lynda Esparza

Alfaiate: Sylvio Roubertto Kovacic

Reservas de Talentos: Projetos Especiais

Vídeo: Grant Massaroni, Rebecca Halfon

Direção de Moda Masculina: EJ Briones

Diretor de fotografia: Alex Pollack

Editora-chefe: Lauren McCarthy

Vice-presidente sênior de moda: Tiffany Reid