O “THE TORTURED POETS DEPARTMENT” É O 11º ÁLBUM DE ESTÚDIO LANÇADO POR TAYLOR SWIFT , E O QUARTO ÁLBUM INÉDITO PELA GRAVADORA REPUBLIC RECORDS .
“Mais do que qualquer um dos álbuns que já fiz, eu precisava fazer esse disco. Foi realmente uma salvação para mim. Diante das coisas pelas quais eu estava passando, eu estava escrevendo sobre isso e meio que me lembrou por que escrever músicas é algo que realmente me ajuda na vida. Nunca tive um álbum em que precisasse tanto compor igual o ‘Tortured Poets’.”
O anúncio foi feito durante o discurso da cantora ao receber o prêmio de “Melhor Álbum Pop Vocal”, pelo “Midnights”:
“Ok, esse é o meu 13º Grammy, que é o meu número da sorte. Não sei se já falei isso. Quero agradecer aos membros da academia por votarem no disco, mas sei que a maneira como a academia votou é um reflexo direto da paixão dos fãs. Então, quero agradecer aos fãs, contando um segredo que tenho guardado de vocês nos últimos dois anos, que é que meu novo álbum sai no dia 19 de abril”
Desempenho Comercial
15 semanas não consecutivas no topo da Billboard 200;
2.600.000 cópias vendidas em sua primeira semana nos Estados Unidos;
1.914.000 cópias puras em sua primeira semana nos Estados Unidos*‘* ;
4.000.000 cópias vendidas mundialmente em sua primeira semana;
700.000 cópias em vinil em sua primeira semana de vendas, quebrando o recorde do ‘1989 (Taylor’s Version)’ de maiores vendas de vinil em uma única semana;
Todas as suas 31 faixas debutaram na Billboard Hot 100, com o TOP 13 inteiro ocupado por canções do disco.
Desempenho em charts oficiais:
#1 na Alemanha (Offizielle Top 100);
#1 na Argentina (CAPIF);
#1 na Austrália (ARIA);
#1 na Áustria (Ö3 Áustria);
#1 na Bélgica (Ultratop Flandres);
#1 no Canadá (Billboard);
#1 na Croácia (HDU);
#1 na Escócia (OCC);
#1 na Eslováquia (CNS IFPI);
#1 na Espanha (PROMUSICAE);
#1 na Dinamarca (Hitlisten);
#1 na Holanda (Top 100);
#1 na Finlândia (Suomen virallinen);
#1 na França (SNEP);
#1 na Grécia (IFPI);
#1 Álbuns Húngaros (MAHASZ);
#1 na Islândia (Tónlistinn);
#1 na Itália (FIMI);
#4 no Japão (Oricon);
#1 na Nova Zelândia (RMNZ);
#1 na Noruega (VG-list);
#1 na Polônia (ZPAV);
#1 em Portugal (AFP);
#1 na Suécia (Sverigetopplistan);
#1 na Suíça (Schweizer Hitparade);
#1 no Reino Unido (OCC).
Desempenho no Spotify
O álbum mais pré-salvo da história da plataforma;
O álbum mais reproduzido em um único dia na história do Spotify, com mais de 300 milhões de streams;
1 bilhão de streams em cinco dias, sendo o primeiro álbum a conquistar tal feito;
Álbum mais rápido a conquistar 2 bilhões de streams no Spotify;
Álbum mais rápido a conquistar 3 bilhões de streams no Spotify;
Álbum feminino mais rápido a conquistar 4 bilhões de streams no Spotify;
Álbum feminino mais rápido a conquistar 5 bilhões de streams no Spotify;
Álbum feminino mais rápido a conquistar 6 bilhões de streams no Spotify;
Com 25 milhões de streams, “Fortnight (feat. Post Malone)” se tornou a música mais transmitidaem um único dia na história do Spotify;
Todas as 31 músicas debutaram no TOP 50 do Spotify Global;
As 16 faixas da versão standard ocuparam todo o TOP 16;
O álbum estreou com 11.8 MILHÕES de streams no Spotify Brasil, sendo a maior estreia por um álbum internacional no país.
Recepção da Crítica Especializada
Metacritic – 76
O álbum conta com 24 avaliações, sendo 16 positivas, 7 mixadas e 1 negativa.
É importante destacar que o disco recebeu críticas infundadas, repletas de misoginia, onde, em algumas, nem se falava sobre o álbum em si, mas sim sobre a vida pessoal da artista.
Assim como os álbuns “Lover” , “folklore” , “evermore” e “Midnights” , o “THE TORTURED POETS DEPARTMENT” não possui turnê própria, ao invés disso, o disco faz parte da The Eras Tour, a atual turnê de Taylor Swift que visa celebrar todas as suas eras.
Na “The Eras Tour”, 7 músicas do “THE TORTURED POETS DEPARTMENT” são apresentadas fixamente:
But Daddy I Love Him
So High School
Who’s Afraid of Little Old Me
Down Bad
Fortnight
The Smallest Man Who Ever Lived
I Can Do It With a Broken Heart
Além dessas, “Florida!!!” foi adicionada ao último show em Londres e aos shows em Miami, e contava com a presença de Florence, como uma comemoração da passagem da turnê pelo estado da Flórida.