Após lançar seu quarto álbum de estúdio “Demi” em maio de 2013, Lovato confirmou em fevereiro de 2014 que estava trabalhando em seu quinto trabalho de estúdio, afirmando: “O som simplesmente evolui para tudo o que eu fui e tudo o que eu quero me tornar.” Lovato também disse: “Eu nunca estive tão certa de mim mesma como artista quando se trata de confiança, mas não apenas coisas pessoais, mas exatamente o que eu quero que meu som seja e o que eu sei que sou capaz e este álbum me dará a oportunidade de mostrar às pessoas o que eu realmente posso fazer.”
Em fevereiro de 2015, Lovato provocou o álbum com uma série de postagens no Twitter, escrevendo: “Eu nunca estive tão confiante no meu som. Nunca tive tanta certeza de quem eu sou como artista. Nunca me senti tão faminta e motivada.” Lovato descreveu ainda o álbum como “muito autêntico para quem eu sou”. Em junho de 2015, Lovato confirmou que ela estava no estúdio quase todos os dias e que lançaria novas músicas “muito em breve”. Lovato revelou à MTV News: “Desta vez, eu fui capaz de explorar sons diferentes e aprimorar em algo que eu estou realmente orgulhosa.” Lovato também expressou o desejo de trabalhar com o rapper Iggy Azalea no álbum.
Para “Confident”, Lovato trabalhou com produtores musicais, incluindo Max Martin, Ilya Salmanzadeh, Ali Payami, Jason Evigan, Johan Carlsson, Steve Mac, Stargate, Carl Falk, Rami Yacoub, Babydaddy e Peter Carlsson. Discutindo a direção do álbum, Lovato disse a Ryan Seacrest que “não estou mais falando sério”, afirmando: “Estou farta das histórias tristes. Novo capítulo, nova vida, novo álbum, novo single — esta é uma Demi completamente nova.” Ela também revelou que o álbum contaria com “muitas músicas provocativas.”
As primeiras músicas “Confident” e “Cool For The Summer”, junto com “Stars” e “Mr. Hughes”, foram gravadas no MXM Studios, Chalice Studios, Westlake Audio Studios em Los Angeles, Califórnia, e Wolf Cousins Studios e Kinglet Studios em Estocolmo. Lovato co-escreveu ambas as faixas com Martin, Kotecha, Alexander Erik, Payami e Salmazadeh. O arranjo de metais de “Confident” foi fornecido pelo músico Jonas Thander. As músicas foram mixadas por Serban Ghenea e masterizadas por Tom Coyne. Outras músicas do álbum também foram gravadas no Rokstone Studios e no The Hide Out Studios em Londres, Reino Unido.
“For You” foi uma das primeiras músicas gravadas para o álbum, descrevendo como foi trabalhar com o produtor Max Martin na produção da música, Lovato revelou: “Eu estava tão animada para trabalhar com Max Martin nesta música e seu acampamento. Eu estava tão nervosa quando entrei. Eu queria colocar tudo de mim naquela apresentação porque eu sabia que tinha a oportunidade que esperei por tantos anos para poder trabalhar com alguém como ele.” A balada “Father” é a música mais pessoal do álbum. É dedicada ao pai biológico de Lovato, que morreu em 2013.
Em termos musicais, “Confident” se afasta do pop chiclete e do som predominante do synthpop de seu álbum anterior, “Demi”, em favor de um som pop moderno, apresentando “dança firme e segura” e “electropop cintilante”. “Confident” foi o primeiro álbum da cantora a ser lançado em parte pela então recém-formada Safehouse Records, uma parceria entre Lovato e seu ex-empresário Phil McIntyre, e Nick Jonas, como uma joint venture com a Island Records. Lovato declarou: “Trabalhei em estreita colaboração com Nick e Phil por anos e compartilhamos o mesmo ponto de vista quando se trata de fazer música. É incrivelmente emocionante fazer parte desta nova empresa onde estou no controle de todos os aspectos da minha carreira.”
Abrindo o álbum, “Confident” expressa a determinação de Demi em assumir o controle da sua vida e não se conformar com as expectativas dos outros. A canção enfatiza o crescimento da artista e a sua recusa em conter o seu verdadeiro eu. Demi está confiante nas suas capacidades e não tem medo de assumir o controle. O verso de abertura mostra como Lovato está a assumir o comando e a controlar a sua própria vida. Ela afirma-se como a “chefe agora” e esforça-se por ser fiel a si própria.
Cool For The Summer
Escrito por: Demi Lovato, Savan Kotecha, Max Martin, Alexander Kronlund & Ali Payami.
Produzido por: Max Martin & Ali Payami.
Sedutora e efervescente, a pop perfection “Cool For The Summer” desafia as normas sociais e incentiva os indivíduos a serem fiéis a si mesmos, mesmo que vá contra o que é considerado “legal” ou aceitável. O refrão, “tenho minha mente em seu corpo, e seu corpo em minha mente, tenho um gosto pela cereja, eu só preciso dar uma mordida”, transmite um forte desejo físico e atração. O uso do metafórico “gosto pela cereja” implica um grande interesse em explorar e entregar-se à sua paixão.
Old Ways
Escrito por: Livvi Franc, Jason Evigan & Babydaddy.
Produzido por: Jason Evigan, Babydaddy & Mitch Allan.
“Old Ways” aborda o tema do crescimento pessoal e transformação. As letras refletem uma jornada de autodescoberta e libertação de velhos hábitos e padrões. A referência a uma lâmina cravada em seu peito simboliza a dor e as consequências dessas ações destrutivas. No entanto, há um senso de resiliência ao enfatizar que ela não vai cair novamente. Ela quer virar a página e assumir o controle de sua própria história, afastando-se de uma existência passiva onde ela observa o mundo passar pela porta de sua casa.
For You
Escrito por: Carolina Liar, Dalton Grant & Cassidy.
Produzido por: Ali Payami & Carolina Liar.
“For You” explora as emoções e experiências de estar em um relacionamento tóxico e unilateral. A letra reflete a luta de querer agradar alguém mesmo que isso signifique sacrificar o próprio bem-estar. “Já passei por muitas decepções amorosas na minha vida. Sei como canalizar isso para a música. Acho que sempre há uma situação na vida das pessoas em que elas amarão alguém mais do que são amadas. E é sobre isso que esta música fala: amar alguém mais do que essa pessoa te ama de volta e você não entender por que é o saco de pancadas dela. Mas você fará qualquer coisa por ela.”
Stone Cold
Escrito por: Demi Lovato, Laleh & Gustaf Thörn.
Produzido por: Laleh.
“Stone Cold” descreve os sentimentos de estar emocionalmente entorpecido (stone cold) e incapaz de processar a dor de um relacionamento rompido. No refrão, Demi apercebe-se de que o seu antigo parceiro seguiu em frente com outra pessoa e está feliz. Lovato aceita o fato e deseja-lhes felicidades, embora ainda sinta a dor e não compreenda bem como puderam seguir em frente tão rapidamente.
Kingdom Come (feat. Iggy Azalea)
Escrito por: Demi Lovato, Julia Michaels, Steve Mac & Iggy Azalea.
Produzido por: Steve Mac.
“Kingdom Come” é uma música sobre um amor profundo e duradouro que transcende a ferrugem e a poeira da vida. Lovato declara que o amor deles é tão profundo e intenso que nada mais pode se comparar a ele, nem mesmo as cicatrizes que o acompanham. Ela compara o amor deles a uma chama brilhante que faz o dia parecer escuro.
Waitin For You (feat. Sirah)
Escrito por: Demi Lovato, Julia Michaels, Jason Evigan, Sirah & Steve Mac.
Produzido por: Jason Evigan, Steve Mac & Mitch Allan.
“Waitin For You” fala, de forma direta e intensa, sobre superação de traições, enfrentamento de críticas e empoderamento pessoal. É uma música de confronto emocional, onde Demi assume uma postura firme diante de pessoas que a julgaram ou a machucaram no passado. Ela expressa que não esqueceu o que aconteceu, mesmo que tenha demonstrado indiferença. É uma música de alerta: ela está “esperando”, pronta para encarar de frente quem a atacou.
Wildfire
Escrito por: Ryan Tedder, Nicole Morier & Stargate.
Produzido por: Stargate & Mitch Allan.
“Wildfire” explora a exaltação e o perigo que vêm ao ceder aos desejos e ser consumido pela intensidade do amor. Se descrevendo como uma “rainha da beleza de querosene” procurando por um “rei do palito de fósforo” que possa acender seu coração. A imagem do fogo e da queimação simboliza a natureza intensa e apaixonada de sua conexão.
Lionheart
Escrito por: Ina Wroldsen & Steve Mac.
Produzido por: Steve Mac.
“Lionheart” pinta um quadro de um amor forte e inquebrável. A cantora descreve seu parceiro como sendo a luz dentro dela, com o amor deles sendo tão poderoso quanto um rugido furioso ou um oceano nascido. A letra sugere que o amor deles proporciona à cantora uma sensação de segurança e proteção mesmo nos momentos mais sombrios. O refrão da música enfatiza a força do amor deles, retratando-os como corações de leão que ficam juntos e enfrentam qualquer desafio que apareça em seu caminho.
Yes
Escrito por: Demi Lovato & Laleh.
Produzido por: Laleh & Gustaf Thörn.
“Yes” explora temas de amor, compromisso e vulnerabilidade. Demi reconhece a importância de enfrentar e aceitar um ao outro como são, sem tentar mudar um ao outro. Isso reflete o desejo por uma conexão genuína que vai além de quaisquer expectativas externas ou tentativas de moldar alguém em uma pessoa diferente.
Father
Escrito por: Demi Lovato & Laleh.
Produzido por: Laleh.
“Father” é uma faixa profundamente pessoal que aborda relacionamentos pai-filha conturbados e o impacto duradouro do abandono parental. As letras revelam as emoções mistas de Demi em relação ao seu pai, que ela reconhece como um homem problemático. Apesar da dor e mágoa que ele lhe causou, ela ainda encontra em seu coração a capacidade de agradecê-lo e abençoá-lo. O refrão é o ponto central da música, onde Demi questiona se seu pai fez o seu melhor ou não. Ela luta com sentimentos conflitantes de ódio e tristeza, pedindo desculpas por seus sentimentos negativos, mas reconhecendo que não pode controlar como se sente. “A última música que gravei se chamava “Father” e estou particularmente animada com esta música. Sou muito, muito sincera sobre a morte do meu pai. O que as pessoas em geral não esperam é a maneira como eu canto a música. Eu a levei para um som mais soul, gospel, e é a música da qual talvez eu mais me orgulhe.”
Stars
Escrito por: Demi Lovato, Rami Yacoub, Carl Falk, Savan Kotecha & Alexander Kronlund.
Produzido por: Rami Yacoub & Carl Falk.
Iniciando o deluxe, “Stars” transmite um senso de possuir sua singularidade e não se conformar com as expectativas ou limitações da sociedade. Nos versos, há uma forte ênfase em não se importar com as opiniões dos outros. As frases “Não nos importamos, não, não nos importamos” afirmam um desrespeito pelo julgamento e uma determinação em ser fiel a si mesmo. Isso poderia ser interpretado como uma mensagem para abraçar a individualidade e não deixar o medo da crítica te segurar.
Mr. Hughes
Escrito por: Demi Lovato & Carolina Liar.
Produzido por: Carolina Liar & Ilya Salmanzadeh.
Encerrando o álbum, “Mr. Hughes” expressa a jornada de cura e empoderamento da Demi após ter sido magoada por alguém chamado de “Mr. Hughes”. Ela sugere que tentou usar substâncias para amortecer sua dor, mas elas não foram eficazes. Apesar de suas tentativas de encontrar alívio, ela ainda luta com a dor causada por suas ações. Os “blues” se referem à sua insatisfação e arrependimento. Lovato sugere que Sr. Hughes perdeu a oportunidade de estar com uma estrela, possivelmente se referindo a si mesma. Isso pode ser interpretado como seu próprio sucesso pessoal e crescimento após o término do relacionamento.
Desempenho Comercial.
“Confident” estreou em #2 nos Estados Unidos, barrada por “Pentatonix” da banda Pentatonix, o álbum vendeu 98 mil cópias em sua primeira semana.
“Confident” estreou em #6 no Reino Unido.
“Confident” vendeu 4,141,000 de cópias, sendo o 8° maior álbum feminino de 2015.
“Confident” possui +2,389,338,871 de streams no Spotify, fazendo +543,671 streams diários.
Platina nos Estados Unidos.
Platina na Nova Zelândia.
Platina na Noruega.
Prata no Reino Unido.
Ouro no Brasil.
Ouro no México.
Ouro na Dinamarca.
Ouro na Polônia.
Prêmios.
1 Telehit Awards - “Best Female Artist”.
1 Teen Choice Awards - “Choice Female Artist”.
1 Latin American Music Awards - “Favorite Crossover Artist”.
1 Billboard Women In Music - “Rulebreaker Award”.
1 ASCAP Pop Music Awards.
1 GLAAD Media Awards - “GLAAD Vanguard Award”.
1 Hollywood Music in Media Awards - “Original Song – Animated Film”.
1 indicação ao Grammy na categoria “Best Pop Vocal Album” e perdendo para “25”, Adele.
Extras.
Em 2017, Halsey lançou no seu álbum “hopeless fountain kingdom” a música “Strangers”, em parceria com Lauren Jauregui, integrante do Fifth Harmony. A canção trata, claramente, de um romance entre duas mulheres. Sobre isso, as cantoras estão dando entrevistas e comparando com outros títulos sobre o mesmo assunto, incluindo “Cool For The Summer”, da Demi Lovato. “Esse tipo de música sexualiza demais as mulheres em relacionamentos com outras mulheres e são mais divertidas para os homens”, disse Lauren Jauregui à revista Elle. Já na revista “Paper”, o repórter pergunta à Halsey: “Geralmente, a coisa mais próxima da representação gay que você encontra no pop são músicas cantadas por mulheres heterossexuais, e elas são mais sobre conexões experimentais”. A cantora respondeu: “Oh sim. Bissexualidade como um tabu. ‘Não diga a sua mãe’ ou ‘Não devemos fazer isso’ ou ‘Isso está tão errado, mas está tão certo’”. Sabendo de toda essa repercussão, Demi Lovato foi ao Twitter e mandou uma indireta para as duas: “você sabe que sua música é um hit quando as pessoas ainda estão falando da letra dois anos depois”, comentou.
Em 2021, Demi Lovato recebeu a influenciadora americana JoJo Siwa em seu podcast “4D With Demi Lovato”. Demi e Jojo conversaram sobre fazerem parte da comunidade LGBTQIA+ e JoJo revelou que, na verdade, Demi exerceu papel importante em sua descoberta como mulher lésbica. "Eu tenho entendido meu despertar gay recentemente. Eu acho que e dei conta que meu primeiro ‘despertar gay’ foi com a performance de Jenna Dewan no ‘Lip Sync Battle’. Acho que foi uma das coisas. Mas você se lembra de sua dançarina, JoJo Gomez, com quem você fez a performance de ‘Cool For The Summer’? Eu me lembro de ver isso e ficar interessada demais”, lembrou Jojo Siwa.
Não é só Mariah Carey que exagera no Photoshop na capa de seus discos. Logo que a capa de “Confident” foi anunciada, Demi Lovato foi acusada de recorrer aos mesmos recursos da diva dos anos 90. Em seu novo CD, “Confident”, Demi aparece mais magra que o habitual e com a cintura fininha. Os fãs, claro, não falaram nada a respeito, mas o haters comentaram bastante nas redes sociais sobre a suposta manipulação da imagem. De qualquer maneira, Demi comenta que ultimamente tem se dedicado aos esportes e hábitos saudáveis. Com um histórico de distúrbios alimentares, a cantora agora declara que se aceita melhor e trabalha duro para ficar cada vez mais bonita.
Os críticos notaram que a batida da música “Confident” lembra a música de 1989 do Depeche Mode, “Personal Jesus”.
Em uma entrevista com o apresentador de TV britânico Alan Carr, do Alan Carr: Chatty Man, Demi Lovato falou sobre as tendências lésbicas em seu single de sucesso de verão “Cool For The Summer” e se a letra da música era sobre as experiências de Lovato com pessoas do mesmo sexo. “Não estou confirmando e definitivamente não nego que a música seja sobre lesbianismo”, disse Lovato. “Todas as minhas músicas são baseadas em experiências pessoais. Não acho que haja nada de errado com a experimentação.”
Quando Carr, que é gay, fez uma piada sobre sua própria experimentação “pegar”, Lovato respondeu: “Eu também não disse que não pegou”. Algumas publicações de entretenimento interpretaram as declarações de Lovato como se a cantora estivesse, de forma indireta, se assumindo bissexual. No entanto, a cantora não chegou a dizer que se identificava como bi. Lovato continuou descrevendo o que ela vê como um padrão duplo entre homens e mulheres quando se trata de experimentar atrações pelo mesmo sexo: “Se um cara heterossexual cantasse essa música, seria um alvoroço”, disse ela a Carr. "Mas a questão é que existe uma confiança em um homem que diz ‘Eu experimentei com um homem’ e não se importa. […] Na verdade, acho isso mais atraente do que alguém dizendo ‘não, não, não, isso é tão errado’.
“Cool For The Summer” é a experimentação sexual com uma amante durante o verão; foi notada por ser mais sexualmente sugestiva do que os lançamentos anteriores de Lovato, gerando comparações com a música “I Kissed a Girl” de Katy Perry.
Em 29 de setembro de 2015, como forma de promover “Confident”, Demi escondeu diversas caixas com trechos da da lista de faixas do álbum ao redor da cidade de Nova York para que seus fãs pudessem encontrar.
Vários críticos notaram que a música “Kingdom Come” é comparável a “Black Widow” (2014) de Iggy Azelea com Rita Ora.
Publicações como Daily Mirror, Seventeen e Sugarscape especularam que a melhor amiga afastada de Lovato, Miley Cyrus, é o assunto da faixa “Waitin For You”.
O Sputnikmusic observou em uma crítica positiva que “Waitin for You” é o “auge do álbum” com dísticos matadores que fazem “Bad Blood” de Taylor Swift parecer “pitoresco e como uma brincadeira de luta maliciosa em comparação”, ao mesmo tempo em que considera o verso de Sirah como “atroz”.
No videoclipe de “Waitin For You” Lovato revisita sua antiga escola de ensino fundamental, Cross Timbers Middle School, em Grapevine, Texas, onde ela costumava sofrer intensas experiências de bullying no passado.
“Stars” ganhou certa atenção por suas semelhanças e suposto uso de samples não autorizados de “Infinity Guitars” de Sleigh Bells.
“Desta vez, eu fui capaz de explorar sons diferentes e aprimorar em algo que eu estou realmente orgulhosa. Eu nunca estive tão certa de mim mesma como artista quando se trata de confiança, mas não apenas coisas pessoais, mas exatamente o que eu quero que meu som seja e o que eu sei que sou capaz e este álbum me dará a oportunidade de mostrar às pessoas o que eu realmente posso fazer.”