10 anos de "FROOT", 3° álbum de MARINA | 100% livre de agrotóxicos!

Marina começou a escrever para seu terceiro álbum dois meses após o lançamento de “Electra Heart” (2012). Depois de lançar um álbum altamente colaborativo, ela queria escrever de uma maneira diferente. Em vez de estar em seu piano e tentar fazer os acordes, melodia e letras, ela faria a música sozinha e então faria a melodia e as letras em cima disso. Ela disse que a melhor experiência sobre o álbum foi escrevê-lo inteiramente sozinha e não responder a ninguém, e acreditava que isso melhorou sua confiança como compositora, pois ela ouvia seus instintos e acreditava em suas próprias habilidades.

Uma das primeiras músicas a ser escrita foi “Better Than That”, junto com “Gold”, que foi escrita em setembro de 2012 durante uma turnê. “Savages” foi escrita após os atentados de Boston em abril de 2013. “Froot”, apesar de ser a faixa-título, foi uma das últimas a ser escrita, em janeiro de 2014. “Forget” também seria uma música de última hora, pois foi escrita em fevereiro de 2014, após os prêmios BRIT. Diamandis chamou o disco de “honesto sem esforço” e “fácil e uma alegria” de escrever. Dizendo à Vice: “Acho que isso tem a ver com ficar ansioso quando você está escrevendo com outras pessoas, porque você está dizendo coisas profundas sobre você, ou coisas que são dolorosamente verdadeiras, e isso é difícil de dizer para sua mãe, quanto mais para um cara aleatório de 40 anos.

Em uma entrevista à VICE, Marina revelou que trabalhou no álbum por “meses” com um produtor com quem já havia trabalhado antes, mas chegou à conclusão de que queria fazer um disco com “som ao vivo”. Em uma entrevista à Line Of Best Fit, Diamandis chamou seu som de “uma fusão de música alternativa e rock” e explicou sua frustração com a desconexão entre as versões gravadas e ao vivo de suas canções: “Sempre me frustrou muito não conseguir atingir a consistência, então quando comecei a escrever este álbum e estava procurando um produtor, lembro-me de dizer ao meu A&R que eu precisava ser produzida como uma banda, porque é assim que me sinto no palco. Sinto-me como a vocalista de uma banda e em dois álbuns isso não foi comunicado.

Inicialmente, como “The Family Jewels”, Marina fez suas próprias demos caseiras, e foram recomendados “três ou quatro” produtores que ela pesquisou e conheceu, decidindo finalmente trabalhar com David Kosten, pois sentiu que ele entendia o que ela queria fazer com o álbum. Kosten relembrou esse encontro em uma entrevista com Nylon: "Eu disse a ela que queria fazer um disco que dissesse: ‘Recuem, filhos da puta’. Algo que espero que seja intocável de uma forma criativa. Ela gostou da ideia, e esse verso — ‘Recuem, filhos da puta’ — está imortalizado em uma música agora [‘Can’t Pin Me Down’]. […] Fizemos um álbum em homenagem a Pat Benatar ou à Madonna da era ‘‘Like a Prayer’’.

Marina disse que a faixa-título foi uma das últimas músicas a serem escritas para o álbum, e uma das mais difíceis, ela queria que o álbum tivesse o nome de uma das músicas e sentiu que ‘‘Froot’’ se encaixava melhor em termos de como ela estava se sentindo e o que ela queria que simbolizasse. Descrevendo a faixa como “uma música muito positiva” sobre felicidade, prontidão para amar e “viver a melhor vida que você pode”. Esta era uma ideia que ela sentia que nunca havia sido falada em sua música antes.

Em um estilo semelhante aos dois álbuns anteriores de Marina, “The Family Jewels” e “Electra Heart”, a capa de “FROOT” mais uma vez apresenta um retrato predominante da cantora. Visualmente, a capa sinaliza o início de uma nova era para Marina e faz uso de cores brilhantes e ousadas que estão em sintonia com o som e a estética do álbum. Embora a capa seja visualmente muito alegre e colorida, a expressão de Marina não é de alegria evidente; seu olhar direto e lábios entreabertos quase retratam um sentimento de tristeza.

Diamandis confirmou que seis músicas serão lançadas antes do lançamento do álbum, uma a cada mês até 6 de abril de 2015, chamando essa estratégia de “Froot Of The Month”. Após questionar sobre a estratégia, Diamandis tuitou: “Eu criei a estratégia ‘Froot Of The Month’ para me permitir lançar a música que eu queria, ao contrário do que poderia funcionar comercialmente.” Após o vazamento da internet e o subsequente lançamento antecipado do álbum, os fãs especularam que isso seria reduzido para cinco músicas, mas, apesar disso, a música final foi lançada na data planejada.

Happy

Escrito por: Marina.

Produzido por: David Kosten & Marina.

Após o fim da turnê de divulgação do “Electra Heart” em junho de 2013, Marina passou seis meses de solidão em Londres, nos quais ela “não queria falar com ninguém” e estava se sentindo “muito discreta”. No entanto, depois desses seis meses, ela sentiu que algo mudou – de repente – e agora ela se sente “como uma pessoa muito diferente”. Antes de fazer “Froot”, Marina sempre foi cínica sobre a vida. Ela chegou a dizer que achava que “estar deprimida fazia parte de sua personalidade”. “Minhas composições sempre foram salpicadas com coisas que poderiam ser conectadas ao cristianismo, mas não sei por que, porque não fui criado como cristão. Não acredito que exista um Deus. “Happy” é mais sobre tópicos espirituais do que religiosos. É pensar em entes queridos que já faleceram. Todos nós esperamos que haja entes queridos cuidando de nós.

Froot

Todos nós sabemos que as frutas crescem melhor no verão, a qualidade das frutas é muito melhor. Marina tem guardado todos os seus verões, quando ela está na sua melhor qualidade, para esse homem. Marina afirmou que “Froot” é “uma música muito positiva” sobre felicidade, prontidão para amar e “viver a melhor vida que você pode”, uma ideia nunca mencionada em suas músicas anteriores. A maioria assume que a música é sobre alguém pronto para perder a virgindade, no entanto, Diamandis afirmou: “Acho que muitas pessoas acham que é sobre sexo, mas não é. Estritamente. A maior parte não é. É realmente sobre estar pronto para a felicidade, e estar pronto para amar alguém, e ser totalmente realizado como pessoa. Gosto que seja uma mensagem realmente positiva para começar. Eu precisava disso. Teria sido fácil ir com algo como “Happy” , que é uma balada e meio que despoja tudo de volta ao básico, e eu senti que isso seria previsível.

I’m a Ruin

Marina explicou que a música é sobre lidar com a culpa depois de magoar um amante, um assunto que ela acredita que “não é muito falado”. Marina machucou seriamente esse homem, quando finalmente ganhou sua confiança, ela a quebrou sendo “uma ruína”. Marina sabe que esse relacionamento não vai dar certo e que ela está arruinando o namorado, mas por outro lado ela não quer deixá-lo porque não quer machucá-lo ainda mais. “Parece que fui safada, mas não fui. Na verdade, fiquei muito preocupada quando a música saiu. Espero que vocês não pensem que traí meu namorado ou algo assim, porque eu nunca faria isso. Eu queria esclarecer isso e dizer que era mais uma alusão ao fato de que eu me sentia tão culpada até mesmo por escrever músicas sobre essa pessoa, parecia tão errado. Mas ei, eu escolhi essa profissão, e é o preço que tenho que pagar.

Blue

Descrita por Marina como inspirada nos anos 70 e “a mais pop” do álbum, “Blue” demonstra uma transição completa em Marina da caricatura materialista em “Primadonna”. Ela não está mais desejando grandes propostas de casamento e joias extravagantes – não, esta Marina é uma que persegue as emoções reais de amor e felicidade em vez de símbolos delas. Ela deseja amor honesto e puro, não gestos ricos. Também é notável que ela peça por maior autoestima, revelando que ela não tem realmente o grande ego que ela alardeou em “Primadonna”.

Forget

Marina escreveu a música “extremamente bêbada” um dia depois de uma festa do BRIT Awards, em algum momento de fevereiro de 2014. “Forget” encapsula o clima do disco, pois trata-se de olhar para toda a sua vida de uma perspectiva mais ampla. Marina está completamente farta da fase da vida em que ela se debruçava sobre seus erros passados, pois isso a está deixando louca. Ela está “abandonando” sua vida cheia de erros e mudando sua perspectiva.

Gold

Marina escreveu “Gold” por frustração em um hotel rural em Magdeburg, Alemanha, durante um dia de folga da turnê com o Coldplay. Em dezembro de 2012, Marina tuitou “Girls just wanna have fund$”. A linha foi usada em “letras” em seu site, especulado para ser uma ode a “Girls Just Wanna Have Fun” de Cindy Lauper em vez de letras demo. Marina expressou que a moral da música é não “vender” a própria identidade ao capitalismo, independentemente dos benefícios monetários. Em uma entrevista com o We Need to Talk, ela afirmou que a indústria empurrou uma imagem de estrelato pop sobre ela com o álbum “Electra Heart”, e falou sobre o quão frustrante trabalhar com uma grande equipe de escritores de sucessos pop pode ser quando se é empurrado para um certo som atraente para uma massa demográfica.

Can’t Pin Me Down

Detalhando sobre a percepção pública/mídia (ou melhor, a concepção errônea) do tipo de artista que Marina é, e sua frustração e consequente retificação dessa imagem, tanto por meio desta música assertiva e atrevida quanto pela arte de seu novo álbum. “Com “Electra Heart”, isso me atrapalhou porque o objetivo com isso era ser uma estrela pop de verdade… Foi fascinante, mas me fez pensar: ‘Não vou fazer isso de novo…’ Mas eu tive que matá-la, era o fim. Foi muito divertido enquanto durou, mas essas coisas só duram um certo tempo.” O esforço pop pelo qual Marina é mais conhecida, levou a mídia a rotulá-la como uma estrela pop loira. Ela se viu confinada dentro das definições limitadas de quem ela era, de acordo com eles. “Can’t Pin Me Down” é a antítese desse rótulo, mostrando que Marina nunca será exatamente como se espera que ela seja. Ela demonstra que ela mesma, e por extensão, todas as mulheres, são complexas demais para se encaixarem em apenas um arquétipo.

Solitaire

“Solitaire” é uma palavra francesa que deriva do latim “sōlitārius”, que significa “solitário”. No contexto da música, a palavra é usada para significar um diamante colocado sozinho em um anel. O sobrenome de Marina, Diamandis, se traduz em diamante em grego (a língua nativa de sua família), então ela é literalmente um diamante. Ela usa o termo solitário porque é um diamante que foi colocado em si mesma e está sozinha. Imagens de diamante são usadas em “The Family Jewels”, o primeiro álbum de Marina, que ela criou com sua gravadora. No entanto, Marina rompeu com sua gravadora e fez “FROOT” de forma independente. Ela agora é um diamante solitário, finalmente livre. Ela costumava estar no “The Family Jewels”, embora sua liberdade artística e autonomia fossem limitadas. Agora que ela está livre e sozinha, ela pode ser mais feliz e mais satisfeita com sua música. “Ser introvertido não é uma falha de personalidade. Eu amo estar perto de pessoas — e me apresentar para elas — mas eu realmente gosto de ter tempo para mim também. Acho que na época em que escrevi eu não conseguia suportar estar perto de ninguém, pois estava muito cansado.

Better Than That

Sendo uma sucessora espiritual de “Homewrecker” de “Electra Heart”, detalhando a percepção de Marina de uma mulher que se encaixa no arquétipo de “destruidora de lares”. Descrita como “atrevida” e “um futuro peso-pesado, com explorações clássicas de funk e rock” por The Line of Best Fit. Marina a descreveu como “Rock Clássico!” “Isso foi escrito bem cedo e era um significante de como meu som iria evoluir porque eu realmente quero criar esse som de banda e produzi-lo como uma banda. É provavelmente a única faixa do disco que tem um pouco de despeito nela.

Weeds

Ervas daninhas, se você não as cortar fundo o suficiente, continuarão a crescer novamente. Marina pensou que tinha cortado seu ex pela raiz, erradicando completamente seu apego e amor por ele, mas ela não tinha sido eficaz. Ela mentiu para si mesma, e agora a memória dele e suas afeições por ele estão ressurgindo e afetando negativamente seu novo relacionamento. Marina descreveu a música como os sentimentos conflitantes e as lutas que você sente ao mesmo tempo em que está apaixonado por um ex, enquanto está namorando alguém novo e permitindo que isso afete negativamente seu relacionamento atual. “Para ser honesto, [é] o que menos me identifico agora. Parece muito distante de mim. Mas é sobre o sentimento que você tem quando está em um relacionamento quando você ainda não superou o relacionamento anterior e está deixando que isso afete o seu atual.

Savages

Racismo, homofobia, sexismo, e afins ainda estão vivos e estão correndo bem no sangue e nas mentes dos seres humanos. Somos como uma criança pequena ou um animal ainda aprendendo a engatinhar nesta terra. Escondidos sob todas as regras e costumes sociais que criamos, sob o cérebro racional e as civilizações, não somos diferentes dos outros animais guiados puramente pelo instinto, os “selvagens”. A capacidade de ações horríveis é inerente às mentes de todos. Embora “Savages” tenha sido escrita originalmente em desgosto após ler sobre os atentados de Boston em um jornal, à medida que Marina ouvia várias notícias sobre estupro, a música evoluiu para uma discussão sobre se esses crimes são inerentemente humanos, em vez de apenas uma condenação deles. “Isso foi realmente inspirado por algo que li em um jornal na época dos atentados da Maratona de Boston. Eu estava tão enojado que você tem essas pessoas correndo por caridade para salvar a vida de outras pessoas e então há outras pessoas no mundo que estão fazendo bombas para explodir essas pessoas. Então meio que começou nesse assunto, mas eu também estava realmente perturbado com quantos casos de estupro havia nas notícias. [As notícias] pareciam estar realmente cheias de histórias horrendas. Eu queria escrever uma música que explorasse o que é ser humano. Em vez de condenar essas coisas, é mais sobre reconhecer que é parte da natureza humana.

Immortal

Muitos dizem que a morte verdadeira ocorre na última vez que alguém diz seu nome. Como na mitologia, é possível obter a imortalidade tendo alguém para lembrar de você. É um medo comum que não queremos ser esquecidos. Toda a humanidade está correndo em uma “corrida humana” para deixar o máximo de impacto possível na Terra durante nosso tempo limitado de vida. Ninguém tem tempo suficiente para criar o legado que busca, forçando-nos a “correr atrás do tempo” até que o tempo nos alcance e morramos. Todos estão presos em uma corrida contra o tempo, pois temos apenas uma quantidade limitada de coisas neste mundo, e isso pode acabar a qualquer momento. "É uma questão realmente universal discutir como você deixa sua marca e como é realmente importante preservar memórias e lembrar das pessoas. Comecei a escrever essa música quando fui a um memorial de guerra na Polônia. Algo que alguém que estava comigo disse simplesmente me atingiu… eles disseram ‘Não é um memorial muito bonito, mas merece ser visitado para manter a memória deles viva.’‘’

Desempenho Comercial.
“FROOT” estreou em #8 nos Estados Unidos, sendo o 1° álbum de Marina a debutar no top 10 americano, vendendo 46 mil cópias em sua semana de estreia. :us:
“FROOT” estreou em #10 no UK, vendendo 10 mil cópias em sua semana de estreia. :uk:
“FROOT” possui 350 milhões de streams no Spotify, fazendo 90 mil streams diários.
Certificado de Ouro no UK. :uk:
Recepção Crítica. Avaliação.
Sputnik:Misturando o toque leve de sua banda de apoio com elementos eletrônicos aplicados seletivamente, Marina dá uma abordagem mais refinada a músicas que, em seu passado, poderiam ter sido sobrepostas por uma produção eletropop intrusiva ou arranjos de cordas avassaladores.
98/100
Entertainment Weekly: "A mudança destaca sua faceta mais brilhante–aquela voz flexível, que oscila de voluptuoso alto para soprano vibrante de uma só vez. Mas há diversão em ‘‘Froot’’ também."
91/100
The Line Of Best Fit:É um dos álbuns pop mais complexos dos últimos anos e, como qualquer grande mente impulsiva, ela não consegue se conter.
90/100
Spin:Depois de fechar a porta para sua era “Electra Heart”, Marina Diamandis sabia que precisava reinventar sua persona. “Froot” consegue exatamente isso, flertando habilmente com o açúcar das paradas na faixa-título e em “Better Than That”, mas, na maioria das vezes, fincando os calcanhares na realidade crua e de roer as unhas.
80/100
Drowned In Sound:Com o cenário pop se tornando cada vez mais homogêneo, mais artistas precisam experimentar, e a variedade exibida nas 12 faixas de “Froot” é impressionante.
80/100
The Observer:Apenas a estranhamente amarga “Better Than That” parece deslocada em um set impregnado de introspecção.
80/100
Pitchfork:Ela é uma artista que sabe quem é, e “Froot” desfruta da confiança que nós também temos, relaxando no espaço e no poder que Diamandis reivindicou.
75/100
Uncut:É outro grande álbum pop descarado, astutamente equilibrado com melancolia e contenção suficientes para evitar que fique muito Katy Perry.
70/100
Rolling Stone: "No final, Diamandis não consegue moldar “Froot” em uma visão coerente.
60/100
The Guardian:Os maneirismos impetuosos e ameaçadores de Marina aumentam a sensação de deslocamento, mas se você se deixar levar pelo mundo dela, verá que é um lugar intrigante.
60/100
Prêmios.
Nenhum. :sparkles:
Extras.
“FROOT” alcançou o top 10 nos Estados Unidos e no Reino Unido simultaneamente, sendo a primeira vez que Marina conseguiu esse feito.
Em 2019, em entrevista ao “LOVE + FEAR”, quando questionada por um fã sobre qual outro álbum ela achava que também poderia ser dividido em duas partes, Marina respondeu “FROOT”, com as categorias “esperança” e “desespero”.
Como visto na arte do single, não apenas os dois o’s formam um diamante no meio, mas também lembram dois anéis interligados. Então, “like froot” pode significar “nós seremos casados ​​juntos”.
“Fruta” em grego é escrito φρούτα, que é pronunciado como “FROOTA”.
A palavra “Fruit” é uma gíria usada para descrever “homens gays”. O título desta faixa também pode ser um reconhecimento de sua base de fãs gays, já que ela uma vez brincou que “69% de seus fãs são gays”.
Como “O” lembra o formato de um CD, os dois o’s também sugerem que essa música é uma combinação dos dois álbuns anteriores de Marina.
Em 2021, Marina revelou que pagou pela sessão de fotos e por planejar o encarte do seu álbum por conta de conflitos com sua gravadora.
“FROOT” teria participação da girl group britânica Little Mix. Em uma entrevista com a Capital FM de junho de 2015, Jade Thirlwall declarou: “Trabalhamos com Jess Glynne, fizemos uma música com Jessie J, Ed Drewett, e fizemos uma sessão com Marina & The Diamonds, mas não colocamos no álbum. Mas ela era simplesmente insana.” Especula-se que a colaboração era para o terceiro álbum de estúdio do Little Mix,“Get Weird”, depois foi repensada em fazer parte do álbum de Marina, porém acabou sendo descartada por razões desconhecidas.
A faixa título foi originalmente intitulada como “Pamplemousse”, que significa “toranja” em francês.
O videoclipe de “I’m a Ruin” foi inspirado em “Frozen” de Madonna, fora que Marina declarou que “Ray Of Light” é o seu “álbum da vida”.
A frase “Estou um milhão de dólares no buraco”, presente na faixa “Gold” foi inspirada por ter sido informada de que ela “faliu” sua gravadora devido aos vídeos de “Electra Heart”. Marina esclareceu mais tarde em 2015: “Fiz uma piada porque tenho um péssimo senso de humor. Isso não é verdade, mas confesso que isso me persegue há muito tempo.
“Better Than That”, single de Marina and The Diamonds, é um desabafo sobre atitudes de traições de Ellie Goulding. Segundo os fãs da galesa, seria sobre a loira, uma mulher com “voz de anjo” disposta a fazer o que for preciso para ficar por cima. “Você é só mais um numa longa linhagem de homens com quem ela transou, mais um de uma longa linha de homens que ela conhecia. E sim, ela fez o que queria fazer, como todos os meninos de antes, de outro sonho se realizar. (…) É um movimento de poder e enquanto não estou muito certa do que ela está tentando provar, todos dizem que ela tem baixa auto-estima, mas por que está parecendo tão satisfeita com o que fez? Mas você pode fazer melhor, melhor do que isso”, diz um trecho da canção. A letra também fala sobre uma queridinha que se diz amiga de todas, mas não dá esquecer sobre a proximidade das duas na época em que Marina promovia seu “Electra Heart”, no entanto, logo depois se afastaram (dizem que Ellie foi amante do ex de Marina). Analisando o currículo de Ellie, vale lembrar que ela já havia sido acusada de traição em um single de Ed Sheeran, “Don’t”, faixa em que ele fala sobre um relacionamento que estava levando a sério, até descobrir que a sua parceira foi pra cama com um de seus melhores amigos. Na ocasião os boatos apontavam que Goulding traiu Sheeran com Niall Horan, do One Direction.
Seria “Immortal” uma versão “madura” de “Are You Satisfied?”, quando comparado por um entrevistador Marina disse: “Eles não estão conscientemente relacionados, mas é um bom ponto. Acho que ambos estão falando sobre essa necessidade de se sentir realizado ou viver o tipo de vida que você gostaria de viver. É difícil… É difícil ser feliz o tempo todo - não é natural - mas é isso que as pessoas querem ser.
Em janeiro de 2016, David Kosten, produtor do álbum, tuitou uma lista de gravação de 14 músicas, nas quais “When You Take Away Control” poderia ser vista. No entanto, “Forget” não apareceu, dando a entender que “Forget” ficou no lugar de “When You Take Away Control”, que acabou descartada.
Depois de tanto prometer que soltaria “I’m Not Hungry Anymore” nas plataformas de streaming, durante um meet and greet privado da era “Love + Fear” Marina respondeu: “Eu não coloquei no Spotify porque alguém vazou, então pensei qual é o sentido?” No entanto, a música já havia vazado quando foi prometida sua publicação.

Acho que o cinismo desapareceu um pouco. Acho que provavelmente é porque estou feliz. Parece muito desinteressante, mas acho que quando você não está feliz consigo mesmo, tende a ser muito mais cínico sobre a vida. […] É quase celebrar ser feliz.

@Good
@Elder
@Margaret
@youngdreamer
@NikkitaDemonia
@Ian
@yessaid
@passivofolclorico
@tytu
@gabriel

39 curtidas

@hooliguinho
@vic.dhr
@immaterialboy
@TeeJay
@CYBERDARK
@Skye
@Jolie
@Renan90 fixa por favor

6 curtidas

Era lendária que deixou saudades

3 curtidas

acho que esse é um dos meus álbuns formativos na adolescência

lendário demais

4 curtidas

Hinário

1 curtida

Clássico atemporal, estou ouvindo nesse exato momento

1 curtida

13 curtidas

álbum lindo ela foi o momento aí

3 curtidas

FODEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

6 curtidas

CARALHO IM NOT HUNGRY ANYMORE PORRAAAAAAAAAAA

1 curtida

VENCEMOSSSSSS

1 curtida

Só Deus sabe o que eu senti quando ela lançou Froot, Happy e Immortal em sequencia durante 3 meses. Happy ela fez pra mim

Acho que esse junto do Anti sao meus álbuns favoritos da vida

Te amo Marina :partying_face:

3 curtidas

Forget hino cheiroso que ela lançou no dia do meu aniversário

4 curtidas

muito louco esse álbum começar na faixa 2 né

só ouvi a faixa titulo

1 curtida

Ouvindo agora pra relembrar. Um album pop muito sólido e marcante. O show dela no lolla ta no meu top3 melhores shows que ja fui

6 curtidas

Álbum perfeito

A turnê perfeita também

1 curtida

Foi tudooo

3 curtidas

https://x.com/MarinaDiamandis/status/581827721300467712

eu fui, eu tava

5 curtidas

nossa, forçou e muito

2 curtidas