Após o lançamento do álbum de estúdio anterior de Rihanna, “Loud” (2010), a cantora revelou que o álbum seria relançado com novas músicas e lançado no outono de 2011. Em setembro de 2011, Rihanna confirmou que os planos para um relançamento de “Loud” haviam sido descartados, com a cantora tuitando “Eu [pensei em] um [relançamento], mas “LOUD” é um trabalho completo! Além disso, vocês trabalham tanto que merecem ser vistos como novos.”
Em uma entrevista ao Mixtape Daily, o compositor Verse Simmonds, metade da dupla The Jugganauts, que escreveu e produziu a música com influências de reggae “Man Down” do álbum “Loud”, revelou que a cantora estava perto de concluir seu sexto álbum de estúdio em agosto de 2011. A dupla também disse que havia composto duas faixas para possível inclusão no álbum, afirmando: “Pelo que entendi, ela está finalizando o álbum agora, e fizemos duas músicas para ela que ela realmente amou e eu estou muito animado com elas também” e também expressou interesse em escrever uma terceira música.
Em 15 de setembro de 2011, Rihanna confirmou que as sessões de gravação do álbum estavam de fato em andamento, tuitando: “Mal posso esperar para começar a contar alguns detalhes para vocês!” Rihanna criou uma página de campanha no Facebook intitulada “Rihanna: UNLOCKED”, na qual seus fãs no Facebook recebem missões para completar, na forma de jogos, a fim de “desbloquear” novas informações sobre o álbum. Após a revelação da arte da edição padrão, tanto James Dinh da MTV quanto um crítico da NME comentaram que Rihanna parece “sedutora” na imagem.
As gravações de “Talk That Talk” começaram em fevereiro de 2011 e terminaram em novembro de 2011. A gravação do álbum ocorreu durante a Loud Tour. Devido a isso, as sessões de gravação aconteceram em vários países, incluindo França, Reino Unido, Noruega, Dinamarca e Alemanha. O produtor vocal Kurk Harrell estima que o álbum foi gravado em mais de 25 cidades. Rihanna gravou um total de dezesseis a dezessete músicas. A cantora gravava até tarde da manhã, às vezes até o meio-dia, antes de pegar o ônibus para a próxima cidade.
Em maio de 2012, Rihanna revelou que, enquanto gravava o álbum, sofreu de exaustão, dizendo em parte: “Foi a melhor coisa de sempre, foi coisa de estrela do rock. Esta é a agenda mais louca em que já estive em toda a minha vida. Uma manhã acordei e comecei a chorar muito. Finalmente consegui chegar à minha cama depois de sair do soro e pensei: ‘Que bom, finalmente posso dormir esta noite’, porque ficamos acordados a noite toda e terminei [o álbum] às 17h do dia anterior…”.
Kuk Harrell, um dos produtores de “Talk That Talk”, falou sobre a gravação do álbum dizendo: “Além da turnê, estamos gravando o novo álbum da Rihanna. Temos um estúdio portátil que montamos nos diferentes hotéis em que nos hospedamos. Montamos nosso estúdio em qualquer lugar do hotel. Antes de partirmos para a etapa europeia da turnê do álbum “Loud” da Rihanna, começamos a gravar o álbum em Los Angeles. A Rihanna gosta de trabalhar até tarde, então ela chegava ao estúdio às 21h e trabalhava até as 6h da manhã.”
Harrell continuou afirmando: “O show era a prioridade, e depois o álbum. Era assim que o dia era dividido.” Expandindo sobre isso, Harrell afirmou que Rihanna se apresentava todas as noites, terminava seu encontro com os fãs por volta da 1h da manhã e depois ia para o estúdio por volta das duas ou três da manhã. Durante essas sessões, Harrell afirmou: “Eu tomava a decisão com base [em] onde eu sentia que estava a voz dela. Sabendo que ela tinha acabado de fazer duas horas de show e encontros com os fãs, eu sugeria capturar as partes que eram mais fáceis de obter, como as notas mais graves, para não prejudicar ou danificar sua voz.”
You Da One
Escrito por: Ester Dean, Dr. Luke, Rihanna, John Hill & Cirkut.
Produzido por: Dr. Luke, Cirkut & Kuk Harrell.
Abrindo o álbum, a contagiante “You Da One” celebra um amor seguro, divertido e cheio de confiança. Diferente de outras faixas mais intensas do repertório da artista, aqui Rihanna adota um tom mais romântico e descontraído, criando uma vibe calorosa e positiva. A letra gira em torno da declaração direta de que a pessoa amada é “a única”, aquela que se destaca entre todas as outras e que faz a artista sentir-se plenamente correspondida. Há um sentimento de gratidão e certeza, quase como se o relacionamento oferecesse uma base estável num mundo caótico. Rihanna mistura sensualidade e ternura, criando um equilíbrio entre paixão e intimidade emocional.
Produzido por: Calvin Harris, Dr. Luke, Cirkut & Kuk Harrell.
Sample: “I’ve Been Everywhere”, 1959, Geoff Mack.
SOLTA A BATIDA ! “Where Have You Been” gira em torno da busca persistente por alguém que realmente satisfaça seu desejo emocional e físico. Rihanna expressa frustração por encontros vazios e conexões superficiais, perguntando insistentemente “Where have you been all my life?”. A repetição não é apenas um recurso melódico, mas também reforça a sensação de urgência e de anseio por um amor que finalmente faça sentido. A música transmite a ideia de que, apesar de muitas tentativas falhas, existe uma esperança — quase uma necessidade — de encontrar alguém que corresponda à intensidade que ela procura.
We Found Love (feat. Calvin Harris)
Escrito por: Calvin Harris.
Produzido por: Calvin Harris & Kuk Harrell.
Calvin Harris separa três fotos, “We Found Love” fala sobre encontrar amor em um lugar improvável — ou mesmo destrutivo. A frase central “We found love in a hopeless place” resume bem essa dualidade: trata-se de um romance intenso, avassalador e cheio de altos e baixos, onde a paixão e a vulnerabilidade coexistem. A letra é minimalista, quase mantra, e isso reforça a força do sentimento: não é uma história detalhada, mas uma emoção que se repete e se expande. A produção de Calvin cria um ambiente sonoro que traduz perfeitamente esse misto de êxtase e caos.
Sample: “I Got a Story to Tell”, The Notorious B.I.G.
“Talk That Talk” descreve um jogo de flerte direto: Rihanna pede que o parceiro “fale aquilo que fala” — ou seja, que corresponda às expectativas e ao discurso sedutor que mantém. Há uma cobrança divertida e desafiadora, em que a cantora assume uma posição de controle, mostrando segurança e domínio sobre seu próprio desejo. A sensualidade aqui não é passiva, mas repleta de atitude.
Cockiness (Love It)
Escrito por: Candice Pillay, Dem Jointz, Bangladesh & Rihanna.
Produzido por: Bangladesh & Kuk Harrell.
Se o Brasil gosta de putaria, então viva a putaria né? “Cockiness (Love It)” abraça sem pudor o erotismo explícito, mas faz isso com uma postura de poder e domínio — invertendo papéis tradicionais e colocando Rihanna no centro do controle. A letra é direta, sem metáforas: é sobre desejo sexual, autonomia e prazer sob a perspectiva feminina. Rihanna se apresenta como alguém que sabe exatamente o que quer, como quer e quando quer. A repetição deliberada de frases marcantes, quase hipnóticas, cria um clima de provocação e desafio, como se a cantora estivesse ditando as regras com firmeza e confiança.
Birthday Cake
Escrito por: The-Dream, Rihanna & Da Internz.
Produzido por: The-Dream, Da Internz & Kuk Harrell.
Provocante, “Birthday Cake” é essencialmente uma metáfora explícita sobre desejo e prazer, usando a imagem de “bolo de aniversário” como símbolo de sedução e atração física. Rihanna assume um tom ousado, direto e cheio de atitude, deixando claro que a música é sobre sexo, poder e controle. O jogo de palavras e as repetições criam uma estética provocadora, quase desafiadora, reforçando um estado de confiança e domínio sobre a própria sexualidade.
We All Want Love
Escrito por: Ester Dean, No I.D., Steve Wyreman & Kevin Randolph.
Produzido por: No I.D. & Kuk Harrell.
Aqui, Rihanna desacelera depois de tanta farofa e revela um lado vulnerável, refletindo sobre um desejo universal: o anseio por amor verdadeiro. A letra aborda a busca comum por um amor que seja genuíno, sólido e duradouro. Rihanna canta sobre a esperança de encontrar alguém com quem compartilhar intimidade e reciprocidade, ressaltando que, apesar das diferenças individuais, todos nós buscamos conexão e afeto. Esse tema simples, porém profundo, torna a canção acessível e emocionalmente ressoante.
Drunk On Love
Escrito por: Ester Dean, Stargate & [The xx].
Produzido por: Stargate & Kuk Harrell.
Sample: “Intro”, The xx, 2009.
“Drunk On Love” mergulha na fragilidade humana diante do amor e transmite a sensação de estar emocionalmente “bêbado”: sem direção, mas completamente entregue ao sentimento. O tema central da canção é a experiência avassaladora do amor — aquele tipo de sentimento que embriaga, domina e faz perder o controle. Rihanna descreve um estado emocional intenso, em que o amor funciona como um vício: irresistível, arrebatador e ao mesmo tempo perigoso. Há uma tensão constante entre entrega total e medo de se machucar, criando um retrato sensível de alguém que se vê completamente tomada pela emoção.
Roc Me Out
Escrito por: Ester Dean, Stargate & Knife Party.
Produzido por: Stargate, Knife Party & Kuk Harrell.
Em “Roc Me Out” Rihanna convida — ou praticamente ordena — o parceiro a acompanhá-la em um ritmo intenso e seguro de si. Há um tom de jogo sexual, mas sempre conduzido pela voz dominante da cantora, que reafirma sua autonomia e poder dentro da interação. O refrão repetitivo e marcante reforça a sensação de urgência e de comando, enquanto os vocais de Rihanna alternam entre firmeza e suavidade, aprofundando ainda mais a vibe sensual da faixa.
“Watch n’ Learn” é um convite cheio de provocação — mas também uma instrução. Rihanna assume o papel de quem detém o conhecimento e o controle, sugerindo que o parceiro precisa “observar e aprender” com ela. O tom é ao mesmo tempo sedutor, leve e cheio de personalidade, criando uma narrativa onde empoderamento e erotismo caminham juntos.
Farewell
Escrito por: Ester Dean & Alex Da Kid.
Produzido por: Alex Da Kid & Kuk Harrell.
“Farewell” explora a mistura de tristeza, aceitação e maturidade que acompanha despedidas inevitáveis. A narradora reconhece que a pessoa precisa partir para crescer, realizar sonhos ou buscar algo maior, e embora isso doa, ela escolhe abrir mão e deixar o outro seguir seu caminho. Rihanna canta de forma mais contida e emotiva, transmitindo a sensação de alguém segurando as lágrimas para fazer uma despedida bonita.
Red Lipstick
Escrito por: The-Dream, Rihanna, James Hetfield, Lars Ulrich & Chase & Status.
Produzido por: Chase & Status & Kuk Harrell.
Sensual e provocante, em “Red Lipstick” Rihanna usa a imagem do batom vermelho como símbolo de feminilidade forte, dominância e controle da situação. O batom — clássico e marcante — representa sua capacidade de atrair e dominar atenção. A canção explora uma sexualidade direta, segura, sem pudores. Rihanna descreve encontros intensos, energia bruta e uma dinâmica onde ela é quem dita o ritmo.
Do Ya Thang
Escrito por: The-Dream & Rihanna.
Produzido por: The-Dream & Kuk Harrell.
Descontraída, “Do Ya Thang” mistura romance, flerte e brincadeiras dentro de um relacionamento. Rihanna fala com um parceiro que tem manias, imperfeições e até um comportamento um pouco atrapalhado — mas que, no fim das contas, ela acha charmoso de um jeito único. A mensagem central é aceitar a outra pessoa como ela é. Em vez de querer mudar alguém, Rihanna valoriza o fato de que o parceiro “faz do seu jeito” — o “thang” dele — e é justamente isso que a conquista.
Fool In Love
Escrito por: Ester Dean, Dr. Luke & Cirkut.
Produzido por: Ester Dean, Dr. Luke, Cirkut & Kuk Harrell.
Encerrando o álbum, “Fool In Love” explora os conflitos internos de se apaixonar por alguém que não é aprovado pela família — especialmente pelo pai — e todas as contradições, medos e coragem envolvidos nesse amor. Mesmo sabendo que o relacionamento não é perfeito e que o parceiro pode ser alguém com falhas, Rihanna admite que está profundamente apaixonada. Ela reconhece os riscos, os defeitos, e ainda assim escolhe seguir adiante — um retrato honesto da irracionalidade do amor.
Desempenho Comercial.
“Talk That Talk” estreou em #3 nos Estados Unidos com 198 mil cópias vendidas em sua primeira semana, ligeiramente abaixo de seu último álbum, que também estreou em terceiro lugar com 207 mil cópias.
“Talk That Talk” estreou em #1 no Reino Unido com 163 mil cópias vendidas em sua primeira semana. Com o álbum e “We Found Love” ambos em primeiro lugar, Rihanna se tornou a única artista feminina no Reino Unido a ter simultaneamente um single e um álbum número um duas vezes no mesmo ano, com álbuns e singles diferentes. O outro sucesso duplo nas paradas foi “What’s My Name?” e “Loud” em janeiro de 2011.
“Talk That Talk” foi o segundo álbum de R&B/hip hop mais vendido de 2011 no Reino Unido, perdendo apenas para o álbum anterior de Rihanna, “Loud” (2010).
“Talk That Talk” vendeu +14,008,000 de cópias.
“Talk That Talk” possui +4,304,025,108 de streams no Spotify, fazendo +3,581,949 streams diários.
3X platina nos Estados Unidos.
3X platina no Reino Unido.
3X platina na Nova Zelândia.
3X platina na Polônia.
2X platina na Irlanda.
2X platina na Dinamarca.
Platina na Suíça.
Platina na Itália.
Platina na Austrália.
Platina na Alemanha.
Ouro no Brasil.
Ouro na Bélgica.
Ouro na Áustria.
Ouro no Japão.
Ouro na Espanha.
Ouro na Suécia.
Ouro em Singapura.
Prêmios da era “Talk That Talk”.
1 People’s Choice Awards - “Favorite Pop Artist”.
1 NRJ Music Awards - “Best International Female”.
1 MTV Video Music Awards - “Video of the Year”.
1 MOBO Awards - “Best International Act”.
1 Brit Awards - “International Female Solo Artist”.
1 Bravo Otto Awards - “Super Singer – Female”.
2 Billboard Music Awards - “Top Female Artist” & “Top Radio Songs Artist”.
1 BET Awards - “Best Female R&B Artist”.
1 Soul Train Music Awards - “Best Dance Performance”.
1 American Music Awards - “Favorite Soul/R&B Album”.
2 International Dance Music Awards - “Best R&B/Urban Dance Track” & “Best Commercial/Pop Dance Track”.
1 Grammy Awards - “Best Short Form Music Video”.
1 indicação ao Grammy na categoria “Best Rap/Sung Collaboration” com “Talk That Talk” e perdendo para “No Church In The Wild”, JAY-Z, Kayne West, Frank Ocean & The-Dream.
1 indicação ao Grammy na categoria “Best Pop Solo Performance” com “Where Have You Been” e perdendo para “Set Fire To The Rain”, Adele.
Extras.
“Fool In Love” recebeu comparações com “Criminal” de Britney Spears.
O videoclipe de “You Da One” foi inspirado no filme Laranja Mecânica (1971), o vídeo estreou em 23 de dezembro de 2011. Filmado principalmente em preto e branco, apresenta Rihanna em diversos cenários, como um ensaio fotográfico e um jogo com a letra da música. Em vários momentos, trechos da letra são projetados na tela enquanto Rihanna canta. Horas após o lançamento do vídeo, o fotógrafo norueguês Sølve Sundsbø acusou Rihanna e Matsoukas de plágio, sugerindo que a cena em que a cantora aparece vestindo uma roupa branca com bolinhas pretas foi copiada deliberadamente de sua montagem de 2008, “Numero 93”.
A capa do single de “You Da One” mostra a cantora com a cabeça inclinada para trás e os olhos fechados, segurando um cigarro entre os lábios. Isso provocou uma reação mista de Sarah Anne Hughes para o The Washington Post; embora ela tenha observado que Rihanna parecia “perfeitamente penteada”, ela criticou a inclusão do cigarro e a chamou de “tabu social”.
Nicole James da MTV elogiou o vídeo de “Where Have You Been” afirmando que Rihanna “dança muito” e comparou-o ao vídeo de Jennifer Lopez para “Waiting for Tonight”.
“We Found Love” foi a primeira vez que Calvin Harris entrou na Hot 100 e se tornou um grande impulso para sua carreira. Ele lançava músicas desde 2007. Harris disse: “Mudou absolutamente tudo. Em termos de carreira, foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Por exemplo, nos Estados Unidos, minha música “Feel So Close” tinha sido lançada cerca de três meses antes. Mas quando “We Found Love” foi lançada, as rádios começaram a tocar “Feel So Close” como se fosse o próximo single. Aí ela fez muito sucesso, entrou bem nas paradas e vendeu muitas cópias.”
Em outubro de 2012, a cantora britânica Leona Lewis afirmou que foi originalmente escolhida para cantar a música “We Found Love”, mas acabou perdendo para Rihanna quando Harris saiu em turnê com esta última, comentando: “Eu não me comprometi porque queria que “Trouble” fosse meu primeiro single, então acho que esse foi outro motivo pelo qual escolheram a Rihanna. Era a mesma versão e produção, mas a minha é melhor.”
Em 2013, Nicole Scherzinger afirmou que foi a primeira artista a receber a música “We Found Love”, mas acabou rejeitando-a, comentando: “Eu tenho a demo dessa música e estava ocupada na época. Eles me enviaram algumas faixas de música eletrônica e eu não consegui ouvi-las, então pensei: ‘Nossa, tem tanta música eletrônica e eu quero dar um tempo disso.’”
O vídeo de “We Found Love” gerou controvérsia pela sua representação de violência e uso de drogas, bem como pelo fato de Rihanna ter tirado a roupa durante as filmagens. Um jornalista escreveu: “A música é provavelmente uma das mais comentadas no país, depois de a cantora barbadiana ter sido aconselhada a ‘encontrar Deus’ após correr nua pelo campo de um agricultor da Irlanda do Norte”. Na França, o videoclipe foi proibido de ser transmitido durante o dia e foi exibido após as 22h, de acordo com a regulamentação audiovisual francesa, com um aviso (Não recomendado para menores de 10 anos) ou (Não recomendado para menores de 12 anos) devido a muitas cenas consideradas autodestrutivas, violentas, sugestivas e de uso de drogas e álcool. Foi descrito como uma vergonha por uma ativista contra o estupro, e comentaristas cristãos se preocuparam com os efeitos do vídeo e afirmaram que Rihanna está prejudicando a moral e a autoestima de jovens adolescentes impressionáveis.
O clipe de “We Found Love” ainda apresentou um sósia de Chris Brown, o que gerou mais controvérsia ainda, considerando o relacionamento abusivo que os dois tiveram na vida real. Melina Matsoukas abordou os rumores sobre o vídeo polêmico em uma entrevista à MTV: “Novamente, tudo se resume a uma história com a qual todos podemos nos identificar. Não é a história da Rihanna; é a história dela no vídeo, e ela está atuando. Mas a história de todos nós também. Obviamente, há muitas comparações com a vida real dela, e essa não é de forma alguma a intenção.”
“Talk That Talk” teve o seu videoclipe cancelado devido ao nascimento da primeira filha de Beyoncé, Blue Ivy.
T’Cha Dunlevy, do The Montreal Gazette, comparou os vocais provocativos de Rihanna na letra “Suck my cockiness/Lick my persuasion” ao estilo de Britney Spears em seu single de 2009 “If U Seek Amy” (Circus, 2008).
Inicialmente, houve rumores de que Christina Aguilera participaria do remix de “Birthday Cake” depois que Rihanna publicou uma mensagem no Twitter dizendo que queria alguém “Dirrrty” na regravação, uma suposta referência à música “Dirrty” de Aguilera, lançada em 2002. No entanto, a cantora posteriormente tuitou que queria um vocalista masculino, e não feminino, para acompanhá-la no remix, com a legenda “Sem garotas permitidas em #CAKE”. Mais tarde, foi revelado que Chris Brown era o artista convidado na versão completa. Apesar de receber críticas da mídia e dos fãs em relação à escolha do colaborador, Rihanna defendeu sua decisão dizendo que se tratava apenas de música.
Em 15 de março de 2012, Rihanna explicou sua colaboração com Chris Brown em “Birthday Cake” e no remix de sua música “Turn Up The Music” para Ryan Seacrest durante seu programa matinal: A primeira música que surgiu foi “Birthday Cake”. Quer dizer, acabamos gravando as duas ao mesmo tempo e finalizando juntas. Mas eu o contatei para fazer “Birthday Cake” porque ele era a única pessoa que, realmente, fazia sentido para a música. Como músico, apesar de tudo, ele seria a pessoa certa. Sabe, eu pensei em rappers, e já fiz isso tantas vezes, e o artista de R&B mais popular no momento é Chris Brown. Então eu o queria na faixa, e aí ele me disse: ‘Por que você não faz o remix da minha música?’ e foi uma troca. Fizemos dois discos. Um para os meus fãs, um para os fãs dele, e assim os nossos fãs podem ficar juntos. Não deveria haver divisão. Sabe? É música, e é inocente.
“Watch n’ Learn” não foi originalmente destinada a nenhum artista específico quando Hit-Boy começou a trabalhar nela. Em uma entrevista com Jocelyn Vena da MTV News, ele explicou: “Eu estava no estúdio com essa incrível [compositora] Priscilla Renea, e eu ia dizer para ela ir para casa, mas eu disse: ‘Fique aqui e veja se você consegue ter uma ideia para esta [a música]’”.
Jon Caramanica, do The New York Times, associou “Watch n’ Learn” ao single "Party"de Beyoncé, lançado em 2011.
“Foi a melhor coisa de sempre, foi coisa de estrela do rock. Esta é a agenda mais louca em que já estive em toda a minha vida. Uma manhã acordei e comecei a chorar muito. Finalmente consegui chegar à minha cama depois de sair do soro e pensei: ‘Que bom, finalmente posso dormir esta noite’, porque ficamos acordados a noite toda e terminei [o álbum] às 17h do dia anterior…”
We found love tocou tanto em tudo que e lugar que e a unica musica dela que nao consigo mais ouvir, e eu amo O TTT, mas we found love por mim, pode jogar no lixo…