2008: O último ano em que TODAS as titãs da música alcançaram o sucesso, ao mesmo tempo

CÉLINE DION

Após o lançamento de seu primeiro álbum em 4 anos com “Taking Chances” em 2007 e que foi bem-sucedido comercialmente, a cantora fez uma turnê global em 2008 até início de 2009 de 131 shows e que lucrou $279.2 milhões de dólares.

JANET JACKSON

Em 2008 Janet Jackson conseguiu seu primeiro top 20 na Billboard Hot 100 com o lead single “Feedback” que é certificado de platina após 4 anos de boicotes ininterruptos em sua carreira. Ela lançou seu álbum Discipline em fevereiro e que estreou no topo da Billboard 200 Albums.

MARIAH CAREY

Após seu retorno triunfal de 2005 com The Emancipation of Mimi que vendeu 10 milhões de cópias, a cantora lançou o álbum E=MC² em Abril de 2008. O álbum estreou no topo da Billboard com 463.000 cópias - a MAIOR venda na primeira semana do ano até o momento, antes de ser destronada por I Am Sasha Fierce, Fearless e Circus.

“Touch My Body”, o primeiro single, atingiu o topo da Billboard Hot 100, se tornou o 18º single da diva a chegar a #1 e vendeu 4 milhões nos Estados Unidos, sendo platina tripla por downloads + streams e platina por ringtones. Uma turnê planejada para o álbum foi cancelada, pois Carey sofreu um aborto espontâneo em 2008.

MADONNA

Quatro dias após o lançamento do álbum de Mariah, Madonna voltava com o disco “Hard Candy”. O lead single 4 Minutes em colaboração com Justin Timberlake e produzido por Timbaland pegou top 3 nos Estados Unidos e foi #1 em diversos mercados como Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá, Itália, Irlanda, Bélgica, Holanda e México.

Hard Candy estreou no topo da Billboard 200 Albums com 280.000 cópias, e vendeu mais de 4 milhões de cópias globalmente. Em Agosto ela iniciou a Sticky & Sweet Tour, que por 15 anos ininterruptos foi a turnê feminina mais lucrativa da história, com cerca de 411 milhões de dólares em 85 shows.

KATY PERRY

Em Abril ela lançou seu single de estreia “I Kissed a Girl”, que foi um dos maiores hits globais da década de 2000. A música atingiu o topo de diversas paradas como EUA, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Austrália e Áustria. O segundo single, Hot n Cold, foi tão bem sucedido quanto - atingiu o top 10 em diversos países como EUA, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Itália, Hungria e Reino Unido.

LADY GAGA

Em Abril seu single de estreia Just Dance foi lançado. O álbum The Fame foi lançado em Agosto e o segundo single Poker Face em Setembro. Ela explodiu na segunda metade de 2008 e em 2009. The Fame vendeu 15 milhões de cópias e o disco rendeu 4 top 10 nos EUA.

RIHANNA

Após o sucesso de Good Girl Gone Bad em 2007, a Def Jam Records fez o relançamento do disco em Junho de 2008, cujo primeiro single “Take a Bow” atingiu o topo da Billboard Hot 100. O Good Girl Gone Bad Reloaded rendeu dois grandes hits #1 para Rihanna: Take a Bow e Disturbia.

P!NK

Com o sucesso do carro-chefe “So What”, #1 nos EUA, Canadá, Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal, Escócia e Austrália, P!nk lançou o álbum Funhouse em Outubro. Apesar de não ter estreado no topo da Billboard 200 Albums nos EUA, o álbum vendeu incríveis 910.000 cópias na Austrália, lugar onde a cantora se tornou um fenômeno.

Globalmente o álbum vendeu mais de 7 milhões de cópias e também foi extremamente bem sucedido na Europa, onde vendeu 1.2 milhões no Reino Unido e 900.000 na Alemanha.

BEYONCÉ

Em Novembro Beyoncé lançou I Am… Sasha Fierce, seu terceiro álbum de estúdio. O disco a consolidou como ícone pop e foi um sucesso global. Em certificados, o disco tem quase 10 milhões de unidades vendidas. Vários dos maiores hits da cantora vieram do Sasha Fierce, como Halo, Single Ladies, If I Were a Boy, Diva e Sweet Dreams.

Single Ladies foi um dos grandes virais na internet do final dos anos 2000 por causa da coreografia do clipe e fez o sucesso da música disparar em todo o mundo.

TAYLOR SWIFT

Lançado em Novembro de 2008, Fearless foi o início da dominação de Taylor Swift no country. Estreou no topo da Billboard 200 Albums com 592.000 cópias - a maior vendagem feminina na primeira semana no ano de 2008. O disco permaneceu no topo por 11 semanas não-consecutivas, venceu álbum do ano no Grammy de 2010 e foi certificado diamante em 2017 por 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.

Foi no Fearless que a carreira de Taylor saiu dos Estados Unidos para o resto do mundo anglófono, como no Canadá, onde é certificado de platina quádrupla e na Austrália, com certificado de 7x Platina.

O álbum rendeu dos hits crossover - que apesar de country, conseguiram tocar nas rádios pop - Love Story e You Belong With Me.

BRITNEY SPEARS

Também em Novembro, Britney Spears lançou o disco Circus. Pela primeira vez em dez anos, um single da cantora atingiu o topo da Hot 100 pela segunda vez, feito que ela conquistou com o lançamento do carro-chefe Womanizer.
O disco de Britney estreou no topo das paradas dos álbuns dos Estados Unidos com meio milhão de cópias vendidas na primeira semana - o segundo maior debut feminino do ano, atrás apenas de Fearless, de Taylor Swift. Circus vendeu 3.7 milhões de cópias globalmente, mais que o antecessor Blackout de 2007.

OUTRAS MENÇÕES

KYLIE MINOGUE

ADELE

DUFFY

CHRISTINA AGUILERA

MARY J. BLIGE

ALICIA KEYS

JORDIN SPARKS

MILEY CYRUS

DEMI LOVATO

LEONA LEWIS

10 curtidas

metade da lista morta

@angel tem como fixar amor?

Xtinta ali como se ninguém fosse notar

FOI O ANO DELAS
o nascimento do pop-girl

por isso coloquei ela como outras menções tadinha

P!nk titã só se for no supino

@Perseu @anony

tempo bom

so a nata, verdadeiras divas da musica

Simplesmente não haverá outra era pop assim, e vamos de luto

2 curtidas

Faltou a kween Duffy e sua empregada Adele!

Como era bom ser gay nessa época

1 curtida

pena

Esse clipe da Janet é um absurdo de tão perfeito

1 curtida

Rihanna maior que todas essas barangas listadas

O preconceito com britânicas

teve a kylie tb coitada
mas a diva não é titã