CÉLINE DION
Após o lançamento de seu primeiro álbum em 4 anos com “Taking Chances” em 2007 e que foi bem-sucedido comercialmente, a cantora fez uma turnê global em 2008 até início de 2009 de 131 shows e que lucrou $279.2 milhões de dólares.
JANET JACKSON
Em 2008 Janet Jackson conseguiu seu primeiro top 20 na Billboard Hot 100 com o lead single “Feedback” que é certificado de platina após 4 anos de boicotes ininterruptos em sua carreira. Ela lançou seu álbum Discipline em fevereiro e que estreou no topo da Billboard 200 Albums.
MARIAH CAREY
Após seu retorno triunfal de 2005 com The Emancipation of Mimi que vendeu 10 milhões de cópias, a cantora lançou o álbum E=MC² em Abril de 2008. O álbum estreou no topo da Billboard com 463.000 cópias - a MAIOR venda na primeira semana do ano até o momento, antes de ser destronada por I Am Sasha Fierce, Fearless e Circus.
“Touch My Body”, o primeiro single, atingiu o topo da Billboard Hot 100, se tornou o 18º single da diva a chegar a #1 e vendeu 4 milhões nos Estados Unidos, sendo platina tripla por downloads + streams e platina por ringtones. Uma turnê planejada para o álbum foi cancelada, pois Carey sofreu um aborto espontâneo em 2008.
MADONNA
Quatro dias após o lançamento do álbum de Mariah, Madonna voltava com o disco “Hard Candy”. O lead single 4 Minutes em colaboração com Justin Timberlake e produzido por Timbaland pegou top 3 nos Estados Unidos e foi #1 em diversos mercados como Reino Unido, Alemanha, Austrália, Canadá, Itália, Irlanda, Bélgica, Holanda e México.
Hard Candy estreou no topo da Billboard 200 Albums com 280.000 cópias, e vendeu mais de 4 milhões de cópias globalmente. Em Agosto ela iniciou a Sticky & Sweet Tour, que por 15 anos ininterruptos foi a turnê feminina mais lucrativa da história, com cerca de 411 milhões de dólares em 85 shows.
KATY PERRY
Em Abril ela lançou seu single de estreia “I Kissed a Girl”, que foi um dos maiores hits globais da década de 2000. A música atingiu o topo de diversas paradas como EUA, Alemanha, Reino Unido, Canadá, Austrália e Áustria. O segundo single, Hot n Cold, foi tão bem sucedido quanto - atingiu o top 10 em diversos países como EUA, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Itália, Hungria e Reino Unido.
LADY GAGA
Em Abril seu single de estreia Just Dance foi lançado. O álbum The Fame foi lançado em Agosto e o segundo single Poker Face em Setembro. Ela explodiu na segunda metade de 2008 e em 2009. The Fame vendeu 15 milhões de cópias e o disco rendeu 4 top 10 nos EUA.
RIHANNA
Após o sucesso de Good Girl Gone Bad em 2007, a Def Jam Records fez o relançamento do disco em Junho de 2008, cujo primeiro single “Take a Bow” atingiu o topo da Billboard Hot 100. O Good Girl Gone Bad Reloaded rendeu dois grandes hits #1 para Rihanna: Take a Bow e Disturbia.
P!NK
Com o sucesso do carro-chefe “So What”, #1 nos EUA, Canadá, Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia, Portugal, Escócia e Austrália, P!nk lançou o álbum Funhouse em Outubro. Apesar de não ter estreado no topo da Billboard 200 Albums nos EUA, o álbum vendeu incríveis 910.000 cópias na Austrália, lugar onde a cantora se tornou um fenômeno.
Globalmente o álbum vendeu mais de 7 milhões de cópias e também foi extremamente bem sucedido na Europa, onde vendeu 1.2 milhões no Reino Unido e 900.000 na Alemanha.
BEYONCÉ
Em Novembro Beyoncé lançou I Am… Sasha Fierce, seu terceiro álbum de estúdio. O disco a consolidou como ícone pop e foi um sucesso global. Em certificados, o disco tem quase 10 milhões de unidades vendidas. Vários dos maiores hits da cantora vieram do Sasha Fierce, como Halo, Single Ladies, If I Were a Boy, Diva e Sweet Dreams.
Single Ladies foi um dos grandes virais na internet do final dos anos 2000 por causa da coreografia do clipe e fez o sucesso da música disparar em todo o mundo.
TAYLOR SWIFT
Lançado em Novembro de 2008, Fearless foi o início da dominação de Taylor Swift no country. Estreou no topo da Billboard 200 Albums com 592.000 cópias - a maior vendagem feminina na primeira semana no ano de 2008. O disco permaneceu no topo por 11 semanas não-consecutivas, venceu álbum do ano no Grammy de 2010 e foi certificado diamante em 2017 por 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.
Foi no Fearless que a carreira de Taylor saiu dos Estados Unidos para o resto do mundo anglófono, como no Canadá, onde é certificado de platina quádrupla e na Austrália, com certificado de 7x Platina.
O álbum rendeu dos hits crossover - que apesar de country, conseguiram tocar nas rádios pop - Love Story e You Belong With Me.
BRITNEY SPEARS
Também em Novembro, Britney Spears lançou o disco Circus. Pela primeira vez em dez anos, um single da cantora atingiu o topo da Hot 100 pela segunda vez, feito que ela conquistou com o lançamento do carro-chefe Womanizer.
O disco de Britney estreou no topo das paradas dos álbuns dos Estados Unidos com meio milhão de cópias vendidas na primeira semana - o segundo maior debut feminino do ano, atrás apenas de Fearless, de Taylor Swift. Circus vendeu 3.7 milhões de cópias globalmente, mais que o antecessor Blackout de 2007.