6 anos do aclamado e renomado "Dona de Mim", primeiro álbum de IZA

Dona de Mim é o álbum de estreia da cantora brasileira Iza, lançado no dia 27 de abril de 2018 pela Warner Music Brasil. O álbum traz produção principal de Pablo Bispo, Ruxell e Sérgio Santos - que serve também como produtor executivo do álbum -, além de colaborações com diversos produtores como Alex Favilla, Bernardo leGrand, Brabo, HeadMedia, HitMaker e Jhama.

Dona de Mim é predominantemente composto por canções do gênero pop e R&B, mas possui uma mescla de estilos como o reggae fusion , acid jazz e afrobeat . O álbum traz diversas colaborações como Carlinhos Brown, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Marcelo Falcão, Rincon Sapiência, Ruxell e Thiaguinho. Dona de Mim foi aclamado pela crítica, recebendo elogios pela sua coesão e coerência, além de Iza ter recebido diversos elogios por sua performance vocal. O álbum foi precedido por dois singles : “Pesadão”, dueto com Falcão, lançado em 5 de outubro de 2017, e “Ginga”, com participação de Sapiência, lançado em 23 de março de 2018. Dona de Mim foi indicado ao Grammy Latino de 2018 na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.

Recepção

Dona de Mim recebeu avaliações positivas da maioria dos críticos de música. Henry Zatz do site Nação da Música avaliou o álbum com 4.5 de 5 estrelas, notando que "o álbum, no geral, é muito bom e foi uma ótima estreia. A mistura de gêneros musicais é interessante, prende quem está ouvindo, e trazer outros cantores para participar também atrai novas pessoas para conhecer seu trabalho.

Prêmios e indicações

Ano Premiação Categoria Resultado
2018 Grammy Latino [Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa] Indicado
Women’s Music Event Awards Melhor Álbum Venceu

Singles

Pesadão”, que conta com a participação do cantor Marcelo Falcão, foi lançada como primeiro single do álbum no dia 5 de outubro de 2017. A canção foi o primeiro sucesso da cantora nas rádios, entrando no ranking das cinco mais tocadas nas rádios de música pop da Billboard Brasil e alcançando o pico de número três.

Ginga”, que conta com a participação do rapper Rincon Sapiência, foi lançada como segundo single do álbum no dia 23 de março de 2018.

Dona de Mim” foi escolhida como terceiro single do álbum, sendo confirmado pela cantora no seu próprio Instagram. O videoclipe estreou no dia 28 de setembro, mas desde o dia 17 de setembro a canção começou a ser tocada nas rádios.

O álbum conta com mais de 447 milhões de streams no spotify, e 1 bilhão de streams combinados com o YouTube. Um dos álbuns mais bem sucedidos por uma artista pop do Brasil.

6 curtidas

@Talismas

Maior desperdício da Era

3 curtidas

Saudades Daquilo deveria ter sido single

1 curtida

ENTÃO REBOLA BOLA

2 curtidas

Fatou

1 curtida

Odeio essas tag do álbum

lembro quando todo mundo pediu rebola como single e ela veio como dona de mim

O estrondo que faria. Seria bem maior do que foi YoYo. Tinham a faca e o queijo na mão.

Minhas mães foram muito burras

1 curtida

HINÁRIO
Ela acertou em todos os singles e poderia ter lançando mais uns 2, porém decidiu matar a era para lançar Brisa

1 curtida

vou falar uma verdade sobre esse álbum que todos se recusam a concordar em público só pq eh a IZA: ele eh extremamente irrregular, AFRODHIT pisa

Ficou durante um bom tempo sendo o álbum pop solo de uma cantora Br com mais streams no Spotify, sendo ultrapassado depois pelo o Doce 22, se não me engano

3 curtidas

Hoje tenho a mesma opinião
AFRODHIT >> DDM

aclamado e renomado kkkkk uma playlist dessas

mas Ginga foi babality

(Participação especial de Carlinhos Brown e Gloria Groove)

kkkkkkk morro com a tag interminavel @IGOR

1 curtida

hinário

podia ser mais polido com uma ou duas a menos, mas gosto mesmo assim

Lembro de todo mundo reclamando que ela ia lança DDM como single, e foi o maior acerto da era <3

Muito mal aproveitado.
Ela poderia ter feito mais uns dois singles ainda e poderia ter feito um deluxe com Brisa… até pra na época ela nem tava pensando em segundo álbum ainda.

Eu gosto, mas esse álbum é uma playlist.

Agora, né?!

Prq na época o álbum foi bem criticado.

gente o tempo ta voando scrr