Dona de Mim é o
álbum de estreia da cantora
brasileira Iza, lançado no dia 27 de abril de 2018 pela
Warner Music Brasil. O álbum traz produção principal de
Pablo Bispo, Ruxell e Sérgio Santos - que serve também como produtor executivo do álbum -, além de colaborações com diversos produtores como Alex Favilla, Bernardo leGrand, Brabo, HeadMedia, HitMaker e Jhama.
Dona de Mim é predominantemente composto por canções do gênero
pop e
R&B, mas possui uma mescla de estilos como o
reggae fusion ,
acid jazz e
afrobeat . O álbum traz diversas colaborações como
Carlinhos Brown,
Gloria Groove,
Ivete Sangalo,
Marcelo Falcão,
Rincon Sapiência, Ruxell e
Thiaguinho.
Dona de Mim foi aclamado pela crítica, recebendo elogios pela sua coesão e coerência, além de Iza ter recebido diversos elogios por sua
performance vocal. O álbum foi precedido por dois
singles : “
Pesadão”, dueto com Falcão, lançado em 5 de outubro de 2017, e “
Ginga”, com participação de Sapiência, lançado em 23 de março de 2018.
Dona de Mim foi indicado ao
Grammy Latino de 2018 na categoria
Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa.
Recepção

Dona de Mim recebeu avaliações positivas da maioria dos críticos de música. Henry Zatz do site Nação da Música avaliou o álbum com 4.5 de 5 estrelas, notando que "o álbum, no geral, é muito bom e foi uma ótima estreia. A mistura de gêneros musicais é interessante, prende quem está ouvindo, e trazer outros cantores para participar também atrai novas pessoas para conhecer seu trabalho.
Prêmios e indicações
| Ano |
Premiação |
Categoria |
Resultado |
| 2018 |
Grammy Latino |
[Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa] |
Indicado |
| Women’s Music Event Awards |
Melhor Álbum |
Venceu |
|
Singles
“
Pesadão”, que conta com a participação do cantor
Marcelo Falcão, foi lançada como primeiro
single do álbum no dia 5 de outubro de 2017. A canção foi o primeiro sucesso da cantora nas rádios, entrando no
ranking das cinco mais tocadas nas rádios de música
pop da
Billboard Brasil e alcançando o pico de número três.
“Ginga”, que conta com a participação do rapper Rincon Sapiência, foi lançada como segundo single do álbum no dia 23 de março de 2018.
“Dona de Mim” foi escolhida como terceiro single do álbum, sendo confirmado pela cantora no seu próprio Instagram. O videoclipe estreou no dia 28 de setembro, mas desde o dia 17 de setembro a canção começou a ser tocada nas rádios.
O álbum conta com mais de 447 milhões de streams no spotify, e 1 bilhão de streams combinados com o YouTube. Um dos álbuns mais bem sucedidos por uma artista pop do Brasil.