A guerra do Vietnã durou de 1959 até 1975. A guerra do Vietnã é um pouco complexa, porque ela sucede a guerra da Indochina, travada contra o regime colonial francês que se inicia logo após a Segunda Guerra Mundial.
O mundo estava em Guerra Fria, travada por União Soviética e EUA e seus aliados. As duas potências lutavam para propagar seus modelos econômicos, tais como o Socialismo e o Capitalismo. Os EUA com medo do governo vietnamita do norte se unicar e tornar o país comunista, espalhando a ideologia para países vizinhos, inicia uma invasão ao Vietnã.
Em Agosto de 1964, o incidente do Golfo de Tonquim, quando lanchas patrulheiras vietnamitas atacam navios americanos, muda o rumo da guerra completamente. Alguns dizem que o incidente nunca acontece e que essa foi uma desculpa política para o que já viria acontecer. O Congresso dos EUA, autoriza o então presidente Lyndon Johnson a usar forças armadas convencionais, sem declaração de guerra e de armas nucleares
Mesmo sem declaração de guerra, isso mesmo SEM DECLARAÇÃO de guerra, os EUA enviaram cerca de 500 mil soldados simultaneamente no ápice do conflito e 2,5 milhões totais de americanos lutaram no conflito, muitos desses obrigados.
Foram deslocados tantos aviões e tantos bombardeios, que o Laos é até hoje o país mais BOMBARDEADO do mundo, com 7 MILHÕES DE TONELADAS de bombas jogadas pelos EUA durante a guerra, 3 vezes o número total da Segunda Guerra Mundial.
A pressão e a opinião pública pelos custos financeiras e humanitários, fez com que os EUA fossem obrigados a se retirarem da guerra. Após o ocorrido, o Vietnã do Sul ficou enfraquecido e em 1975 o país é unificado.