A Renaissance World Tour é o reavivamento espiritual que a América precisa agora

Duas semanas atrás, quando a Suprema Corte dos EUA derrubou várias leis destinadas a proteger negros americanos e indivíduos LGBTQIA - Beyoncé estava encerrando a parte europeia de sua tão esperada turnê mundial Renaissance.

Quando a autoproclamada Queen Bey voltou para sua terra natal na noite de quarta-feira, o momento não poderia ter sido melhor. Para uma turnê massivamente inspirada por artistas negros e queer que viviam à margem da sociedade - apenas a figura mais importante da música moderna poderia fornecer refúgio. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, Beyoncé entende o poder de sua plataforma e como ela é inescapavelmente política.

Para ela, lançar sua data de turnê pró-negra, pró-Queer e pró-feminista nos Estados Unidos no berço da democracia é tão intencional quanto ela dedicar seu álbum aclamado pela crítica, Renaissance, a seu falecido tio Jonny - um homem negro queer que faleceu de complicações do HIV quando ela era mais jovem. Enquanto outras megaestrelas jogam ovos de Páscoa em seus fãs por puro entretenimento, a Sra. Knowles-Carter é mais deliberada em explorar a consciência social do mundo desafiador que seus diversos fãs ainda precisam navegar.

Aqueles que são brancos e conservadores podem considerar suas intenções como propaganda. Para um milenar negro queer como eu, que acompanhou a carreira de Beyoncé durante toda a minha vida, isso é a salvação.

Tenho 31 anos e não consigo me lembrar de quando Beyoncé não foi a trilha sonora da minha vida. Crescendo em Houston, Texas (seu local de nascimento), meu primeiro show de Beyoncé foi em 2004, quando ela se apresentou no Houston Livestock Show and Rodeo. Mais tarde, eu descobriria que frequentei a mesma escola que ela (e a poderosa musicista Lizzo) - Alief Elsik High School. Foi no mesmo prédio da escola que dancei ao som de seu single de sucesso “Single Ladies” durante um concurso de talentos em 2009 (mais tarde faria a dança icônica com meu Homem de Honra em meu casamento em 2021 ).

Portanto, não foi surpresa para ninguém que meu esquadrão de amigos gays negros e eu ficamos encantados ao vê-la na Cidade do Amor Fraternal. Envolto em malha, lantejoulas e couro - estávamos servindo disco cowboy quando chegamos prontos para matar. Assistimos pela primeira vez à porta traseira oficial da turnê renascentista do Xfinity Live (mais conhecida como “BeyGate”), onde a nostalgia imediatamente começou quando o catálogo de sucessos de 25 anos de Beyoncé foi embaralhado em uma sala cheia de fãs de várias origens e gerações.

No momento em que sentamos no chão, ficou claro que estávamos nos preparando para uma experiência fora do corpo. Para maximizar o momento, fiz algo que nunca havia feito em um show antes: desliguei o telefone e mergulhei nas memórias. A Filadélfia deu à atual Rainha da Música uma recepção com ingressos esgotados no Lincoln Financial Field, enquanto 67.000 fãs gritando (mais carinhosamente conhecidos como BeyHive) balançaram com ela por quase três horas.

Beyoncé era uma empresária musical - cantando seus próprios sucessos contemporâneos e fundindo-os em clássicos familiares. (Ela faz a transição de sua balada de 2011 “1 + 1” para um cover de “I’m Going Down” de Mary J. Blige no primeiro ato.) Sua banda é imaculada - nos levando pelos anos 1970, 80, 90, ’ 00s e de volta sem perder o pulso do público. Seus vocais são disciplinados, sem esforço e poderosos - ela não está apenas cantando, ela está cantando com o microfone realmente ligado. Com tudo o que aconteceu nas últimas semanas, muitas de suas faixas anteriores assumiram um significado diferente e provaram ter envelhecido notavelmente bem (suas performances de “I Care” e “Flaws and All” pareciam notavelmente mais apaixonadas).

A coreografia do show foi uma masterclass. Beyoncé e seus dançarinos impecáveis ​​dançaram hip-hop moderno, crump, break-dance, voguing de salão de baile e deixaram a multidão de pé a noite toda. Surpreendentemente, ela não se apoiou nas favoritas dos fãs, como “Single Ladies”, “Drunk in Love” e “Deja Vu” para conseguir esse feito. A mulher tem uma discografia tão grande que você quase esquece o que ela escolheu para cortar nessa turnê.

Mas o que talvez fique mais comigo são os elementos temáticos que conduziram todo o show. Beyoncé explora o afrofuturismo – levando seus fãs a um universo melancólico de alta tecnologia que não é assustador, mas lindo e libertador. Um mundo onde mulheres de todos os tons, tamanhos e orientações podem ser tão sexuais quanto quiserem. Um mundo onde os negros são auto-capacitados e não se desculpam por isso. Um mundo onde as pessoas LGBTQIA podem existir sem medo - sendo tão gordas, femininas e livres quanto quiserem.

No momento mais emocionante do show, a filha de 11 anos de Beyoncé, Blue Ivy Carter, se apresentou ao lado dela. Blue, já vencedora do Grammy , é impressionantemente confortável no palco e apresenta coreografias tão ferozes e imaginativas quanto sua mãe. Comovido com essa troca familiar, tive uma epifania sobre o que Beyoncé estava tentando alcançar com essa turnê: ela imaginou um mundo em que aqueles de quem ela tanto gosta (sua família e fãs) podem ser o melhor de si.

Naquelas quase três horas, parecia que o mundo estava em paz. Uma multidão de milhares de fãs cantores não estava idolatrando uma celebridade, mas compartilhando um espaço seguro com diversas pessoas conectadas por uma força poderosa chamada música. Isso não era um show; foi um reavivamento espiritual para um grupo demográfico de indivíduos que precisavam se sentir ouvidos, vistos e sentidos. Foi a melhor experiência musical que já tive em minhas três décadas nesta terra, e duvido que qualquer outra coisa me faça sentir tão inspirado por um artista mainstream por algum tempo.

Em um momento em que parece que o resto da América tem um problema - a América em que estive na noite de quarta-feira no Lincoln Financial Field não tinha.

@Beyhive

25 curtidas

SHOW DO ANO

2 curtidas

1 curtida

Quando soltar os visuais o bicho vai pegar kk

a propaganda lgbtqi+
amamos

4 curtidas

Os covers de I’m Going Down e river deep mountain high são um SIM para mim

1 curtida

Mais um veículo pago pelo Jay z atribuindo a essa senhora um status de divindade que ela não tem?
Não amores, quem aguenta?

1 curtida

Bey lenda

Na grade
essencial ser politizada e ser ciente do que faz

nossa, ele barbarizou nessa crítica:

“Em um momento em que parece que o resto da América tem um problema - a América em que estive na noite de quarta-feira no Lincoln Financial Field não tinha.”"

até arrepiou!
não adianta, beyoncé maior artista pop realmente.
essa turnê tão necessária nos eua nesse momento, deve ser uma experiencia incrivel

8 curtidas

É tão linda essa crítica, ele pegou a essência do show em cheio

1 curtida

o show cheio de propaganda lgbtq+
vai ser lindo ela passar pelos estados que tão fazendo leis contra nossa comunidade

2 curtidas

Muito bom ser fã de artista kkkkk outrxs apenas tentam né?

2 curtidas

os cuzileiros tbm

Que crítica maravilhosa, não é sobre ser a maior, é você usar esse poder para criar discussões, questionamentos, celebrar personagens importantes da história e muitas outras coisas, ela é genial.

16 curtidas

Beyoncé está em outro jogo
ela tá usando sua arte de forma politizada

essa lace tá divina né

REAVIVAMENTO ESPIRITUAL

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

como tem gente emocionada nesse mundo né

Aqueles que são brancos e conservadores podem considerar suas intenções como propaganda. Para um milenar negro queer como eu, que acompanhou a carreira de Beyoncé durante toda a minha vida, isso é a salvação.

1 curtida