A Rosália chamou outra falsa latina cancelada para o Lux, entenda / Membros minimizam ações e destilam xenofobia

Yahritzia Y Su Esencia é um trio de irmãos que nasceram em Washington e fazem música mexicana regional. Porém todos eles já demonstraram desprezo com a cultura mexicana, vindo a se retratar em público e terem shows cancelados no México

Detalhes:

• Comentários sobre comida: O irmão Jairo, por ser mais “delicado”, disse que preferia “chicken” (frango) e asas sem pimenta, afirmando que a comida de Washington era melhor temperada e picante. Armando, outro irmão, disse que preferia a comida de Washington.
  • Comentários sobre a cidade: Yahritza expressou que não gostava de acordar com barulhos de sirenes e o trânsito da Cidade do México.* Reação do público: Os comentários foram interpretados como uma falta de apreço pela cultura e pela gastronomia mexicana, gerando uma reação de repúdio e críticas severas nas redes sociais.* Pedidos de desculpas: A banda pediu desculpas publicamente em várias ocasiões, reconhecendo o erro e a falta de sensibilidade em suas declarações.* Consequências: Os comentários levaram ao cancelamento de alguns shows, mas depois a banda conseguiu realizar shows “sold out” no México, como no Festival Arre 2023 e em outras cidades.

Trechos da entrevista (tradução livre do espanhol):

Entrevistador: “Gostam da comida mexicana daqui?”

Yahritza: “Na verdade… eu gosto mais da comida dos Estados Unidos. Eu não gosto muito daqui, pra ser honesta.”

Armando (irmão): “Pra mim, o único problema é que aqui a comida é muito apimentada. Lá (nos EUA) o sabor é diferente, mais leve.”

Jairo (irmão): “E também… o som das sirenes, os barulhos, me assustam um pouco. Lá em casa é mais calmo

10 curtidas

Detalhe que eles foram muito abraçados no México. O Spotify México bomba com músicas deles

o garoto: “não gosto de pimenta”
os mexicanos: “MORTE AO GAROTO, ELE ODEIA NOSSA CULTURA”

8 curtidas

foda-se os mexicanos

O ponto foi a maneira como foi colocado, o comparativo com a cultura do US. Antes fosse só questão de gostos

Não atoa que mexicanos se incomodaram

que problemão kkk achei nd dms

uau. Image

méxico tem fama de racista, isso aí é fichinha

o que será q a minha amiga @G3N15 acha diss

Bichota…

Eu esperava algo minimamente crível antes de ver o tpc

2 curtidas

As falas dos queridos

Trechos da entrevista (tradução livre do espanhol):

Entrevistador: “Gostam da comida mexicana daqui?”

Yahritza: “Na verdade… eu gosto mais da comida dos Estados Unidos. Eu não gosto muito daqui, pra ser honesta.”

Armando (irmão): “Pra mim, o único problema é que aqui a comida é muito apimentada. Lá (nos EUA) o sabor é diferente, mais leve.”

Jairo (irmão): “E também… o som das sirenes, os barulhos, me assustam um pouco. Lá em casa é mais calmo

Uma latina que ama sua cultura

meio que foda-se né

Gente?

Ela pedindo desculpa kkkkk

• Ser mexicana é um orgulho. Estamos aprendendo mais sobre nossa cultura e nossa gente todos os dias.”

Ela não vive a porra da cultura que ela canta?? muito alienada, teve que pesquisar sobre o México

achei que era a badgyal, essa daí vive pagando de colombiana gangster morro
fiquei chocado quando soube que ela era europeia

ela pega muita coisa mesmo mas pelo menos nunca destratou a cultura

e o pessoal nem pega no pé dela, sendo que ela é pior que a rosalia nessa estetica latina, ao menos quando a Rosa abre a boca da pra perceber que é espanhola mesmo

ela é super acalmada por esse motivo mesmo, chamam de latina honorária