A Viagem tem boa estreia e aumenta audiência da Globo em 4%
Folhetim de Ivani Ribeiro superou a reestreia de Tieta e ainda incrementou os índices de sua faixa horária no comparativo com as semanas anteriores
A Viagem estreou com mais audiência que Tieta (foto: Reprodução/TV Globo)
A Viagem conseguiu superar a reestreia de Tieta e ainda aumentou os índices de audiência da Globo. Os dados prévios de ibope da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que o primeiro capítulo do folhetim assinado por Ivani Ribeiro (1922-1995) aumentou a performance da emissora em 4,5% no seu horário, entre 17h12 e 17h58. Em termos médios, a novela foi assistida por mais de 3 milhões e 438 mil telespectadores por minuto, considerando apenas a principal metrópole do país.
Com 17,3 pontos e pico de 19,2 em seu melhor minuto, às 17h58, A Viagem entrou em sua terceira reapresentação no Vale a Pena Ver de Novo superando — com sobra — todas as plataformas rivais da Globo. O conjunto de plataformas de streaming, que costuma rivalizar com a emissora ao longo da faixa vespertina, não foi além de 12,1 pontos no embate com a trama. A Record, que ficou na vice-liderança entre as TVs abertas, pontuou 6,2 com o Cidade Alerta, seguida por 3,2 da Band e 2,6 do SBT. Juntos, os canais da televisão por assinatura pontuaram 2,7.
A boa performance, além disso, foi ligeiramente superior a obtida pela reestreia de Tieta, que teve 16,5 pontos na tarde de 2 de dezembro de 2024. A Viagem ainda teve a melhor estreia da faixa Vale a Pena Ver de Novo desde os 18,8 de Mulheres Apaixonadas, em 29 de maio de 2023. Cada ponto de audiência simboliza a sintonia de 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos na Grande São Paulo. A maior parte dos dados apresentados nesta reportagem são prévios e estão sujeitos a alterações na consolidação dos índices, que acontecerá no início da tarde de terça-feira.
Relembre a trajetória de A Viagem
Remake da trama de 1975 exibida na TV Tupi, a versão da Globo para A Viagem trouxe Guilherme Fontes no papel do perturbado Alexandre, um jovem envolvido em um assassinato e que, após ser delatado pelo irmão e o cunhado, comete suicídio na prisão. A partir disso, sua alma passa a assombrar os que considera responsáveis por sua ruína, dando início a uma jornada de vingança espiritual. O elenco reúne nomes de peso como Christiane Torloni, Antonio Fagundes, Andréa Beltrão, Lucinha Lins, Laura Cardoso, Miguel Falabella, Maurício Mattar, Yara Cortes (1921-2002).
A personagem Diná, vivida por Torloni, é a irmã que tenta salvá-lo e, após sua morte, se envolve amorosamente com o advogado Otávio (Fagundes), numa história que ultrapassa as barreiras da vida e da morte. Além do enredo espiritual, a novela conquistou o público por abordar temas como perdão, reencarnação e amor eterno, o que a fez alcançar boa repercussão também em outros países.
A Viagem foi exibida em diversos mercados internacionais, incluindo países da América Latina e Europa, tornando-se um fenômeno global. Com 167 capítulos, a novela está em cartaz em Vale a Pena Ver de Novo pela terceira vez. A primeira reprise foi em 1997, sucedendo Mulheres de Areia e antecedendo Fera Ferida. Foi reprisada pela segunda vez na sessão em 2006, como substituta de Força de um Desejo e sendo substituída por Chocolate com Pimenta.
Venham @Noveleiros todo massacre em Vale Tudo é válido