ACLAMADA: The Telegraph chama álbum de obra prima e dispara: “Beyoncé que dá nova vida ao gênero“ 100/100

A publicidade antecipada propôs que a oitava oferta solo da superestrela da RnB Beyoncé, Cowboy Carter, seria seu álbum country, sugerindo uma tradição bastante desgastado e cínica do showbiz de respeitar os gêneros estabelecidos para conquistar diferentes dados demográficos. De fato, a visão da mulher negra americana mais famosa da cultura contemporânea vestindo um Stetson para o single Texas Hold Em no topo global das paradas nas últimas semanas tem sido amplamente tratada como um significante de uma mudança pop mundial em direção a esses formatos musicais de raízes mais conservadores, brancos e todos americanos.

Qualquer pessoa ansiosa por narrativas de pedal de aço de sabedoria doméstica desgastada, singalongs de fogueira, hoedowns de dança quadrada ou o onipresente brilho pop Disneyfied da fábrica de música de camisas xadrez de Nashville deve tirar seus tampões de ouvido agora. Ouvintes mais amplos estarão aplaudindo com prazer. Da explosão de confronto de bravura da abertura do épico American Requiem (que se assemelha a For What It’s Worth, de Buffalo Springfield, remodelado em uma obra de prog rock eletrônico coral gospel), fica claro que Beyoncé veio não para homenagear a música country, mas para transformá-la.

“Eles disseram que eu não era country o suficiente”, a diva pop texana estala imperiosamente, aparentemente ainda atormentada pelo tratamento no ombro frio que recebeu tocando sua música influenciada pelo country Daddy Lessons com os Dixie Chicks no Country Music Association Awards em 2016. “Agora é a hora de enfrentar o vento”, insiste Beyoncé em uma voz tão cheia de tom e timbre, tão cheia de micro notas sutis e mudanças vocais esvoaçantes que até mesmo uma ameaça soa como sedução. O que se segue são 80 minutos e 27 faixas de songcraft deslumbrante e que desafia o gênero, um hip-hop folk-rock distorcido e magnífico e magnífico contra o conservadorismo do gênero country. Seu sobrenome casado pode ser Carter, mas Beyoncé Knowles pegou quando se casou com a superestrela do rap Jay Z, não porque ela se tornou um membro honorário da família Carter do país original, e está claro onde estão suas lealdades.

Com a voz falada de Willie Nelson oferecendo interjeições verbais sorrateiras sob o disfarce de um apresentador de rádio noturno (“Às vezes você não sabe do que gosta até que alguém o transforme em um bom s***”) e o endosso de Dolly Parton (“Ei, senhorita Honey B, é Dolly P”), Beyoncé tem algumas grandes armas do lado dela, mas ela certamente não está surpresa. Quem mais seria ousado o suficiente para reescrever completamente a clássica Jolene de Parton para dar à famosa narrativa a voz de uma mulher moderna rejeitando a vitimização, não “implorando”, mas “avisando” o intruso sedutor para não vir por seu homem? “Eu sei que sou uma rainha, Jolene”, canta Beyoncé sobre uma escolha acústica em loop e uma batida de batida. “Há mil garotas em todos os cômodos / Que agem tão desesperadas quanto você.”

Posso imaginar a indignação dos puristas country enquanto Beyoncé se digna a adicionar uma nova ponte e uma segunda seção de refrão a este clássico de muito amor, mas qualquer um que tenha problemas pode querer prestar muita atenção à sinistra e atmosférica balada de assassinato Filha que segue rapidamente em seus calcanhares: “Seu corpo colocado nesses pisos sujos / Suas manchas de sangue no meu costume de alta costura”, ela canta gentilmente, antes de desencadear uma explosão de céu do que soa como um lamento de ópera do século XVIII. Liricamente, ao lado de uma reafirmação de sua política de orgulho negro, Cowboy Carter oferece representações convincentes de um casamento volátil em crise e resolução. E (como Beyoncé exige saber) “se isso não é país, me diga o que é?”

Há muita coisa acontecendo em Cowboy Carter, desde o rap surrealista de confronto de Spaghettii (com o jovem rapper country Shaboozey e a estrela country negra pioneira Linda Martell) até a psique expansiva balada americana de Alligator Tears e a brincadeira de pista de dança de Ya Ya (imagine Outkast e Tina Turner tocando uma dança quadrada de hip hop de garagem interpolando These Boots Are Made For Walkin’ de Nancy Sinatra e Good Vibrations dos Beach Boys).

No entanto, está tudo conceitualmente ligado, honrando as raízes negras do país (há gritos e interpolações significativas da irmã Rosetta Tharp e Chuck Berry), promovendo o orgulho negro e confrontando o racismo endêmico, enquanto empurrando o mais pálido dos gêneros musicais americanos em direção a um futuro afro incompreensível como o bizarro salto e a troca de Pharrell produziu o groove de canto de três partes Sweet Honey Buckin. “Coloque alguns grãos no fogão / Pão de milho Jiffy, milho alimentado com espólio / Rolos corporais no rodeio / Estou voltando para casa”, canta este nativo do Texas de 42 anos, mas a casa de campo de Beyoncé existe em uma dimensão totalmente diferente de qualquer coisa que tenha reivindicado essa herança antes.

Cowboy Carter é o segundo de três álbuns de uma trilogia renascentista, e outra grande demonstração do alcance e habilidade de um artista comercial muito popular que continua ficando mais ousado e estranho a cada lançamento. Está repleto de letras inteligentes, canto surpreendente, harmonias ricas e ritmos ousados provocantemente flexionados com as guitarras acústicas, peddle steel e significantes de violino de um gênero que ela e sua (reconhecidamente extremamente grande) equipe de principais produtores, co-roteiristas e colaboradores rasgaram e juntaram de volta em formas totalmente novas. Inteligente, sexy, com raiva, cheia de alma, espirituosa e fantasticamente ousada, Beyoncé agita o western e coloca o que você sabe no país. Eu acho que é uma obra-prima, mas não espere ouvi-la no Grand Ol’ Opry tão cedo.

@Beyhive

30 curtidas

Ela é meio que a maior da história

Eles deram 80 pro Renaissance

2 curtidas

O COWBOY CARTER NÃO MERECE SER CHAMADO DE NADA ABAIXO DISSO

1 curtida

queremos visuais do Renaissance

sempre vão dar nota alta pra qualquer peido dela, esse álbum é um sonífero

rainha do pop

Independent deu 100 tb

10 curtidas

Meio que aoty

espuma
baixinho

A espuma no dois tópicos kkkkk difícil ser hater da lenda

Hitou

eles extremamente presseds

Álbum da carreira

chora bonequinha

Morto com tanto choro na bc me lembrando 13/12/2023

A MAIOR

Como sempre, aclamação e Beyoncé andam de mãos dadas sempre. E digo mais, SEMPRE.