Adele, Bob Dylan e Green Day têm músicas bloqueadas no Youtube dos EUA
Bloqueio aconteceu após plataforma e organização de direitos autorais não entrarem em acordo sobre novo contrato
O Youtube chegou a um acordo com a SESAC (Society of European Stage Authors & Composers), organização que cuida dos direitos autorais de artistas nos EUA, que vai restaurar músicas de diferentes artistas que foram bloqueadas no Youtube dos Estados Unidos.
“Estamos satisfeitos que a SESAC reconsiderou nossa oferta. Chegamos a um acordo e o conteúdo voltará em breve. Agradecemos a paciência de todos durante este período”, disse um porta-voz do YouTube em comunicado à Variety.
Artistas como Adele, Bob Dylan, Green Day e R.E.M tiveram músicas bloqueadas no Youtube dos Estados Unidos em razão de uma disputa entre a plataforma e a SESAC.
O perfil do Youtube nas redes sociais explicou que o bloqueio se deu porque não houve um acordo sobre a renovação do contrato com a SESAC.
“Nosso contrato de licença de música com a SESAC expirou sem um acordo sobre as condições de renovação, apesar de nossos melhores esforços. Por esse motivo, bloqueamos o conteúdo no YouTube nos EUA conhecido por estar associado à SESAC - de acordo com a lei de direitos autorais.”
A plataforma recebeu reclamações de internautas desde que os bloqueios começaram. “Entendemos que essa é uma situação difícil e nossas equipes continuam trabalhando para chegar a um acordo de renovação. Continuamos nossas discussões com a SESAC, mas ainda não sabemos quando teremos novas notícias”.