Atualmente eu contribuo p/ o INSS pagando pelo MEI que tenho e utilizo, porém tenho quase uns 10/12 anos sem ter contribuído. Minha dúvida é:
Posso pagar esses valores retroativos ?
Caso eu possa, isso impede de me aposentar ?
Atualmente eu contribuo p/ o INSS pagando pelo MEI que tenho e utilizo, porém tenho quase uns 10/12 anos sem ter contribuído. Minha dúvida é:
Posso pagar esses valores retroativos ?
Caso eu possa, isso impede de me aposentar ?
pq? acho q não.
Como assim? Você começou a pagar e depois ficou 10/12 anos sem pagar e voltou agora como MEI?
isso mesmo
teve um periodo que eu não contribuir
pq trabalhei por fora sem carteira assinada (bicos/estágios/freela)
depois passei a emitir nota como mei e venho pagando normal, porém quero rever esses 10/12 anos que ficou off, entendeu?
Entendi, só não sei te responder se é possível. Espero ter ajudado com a minha curiosidade algum advogado/contador a compreender sua pergunta e sanar a sua dúvida
Deixa de ser chata
Será que não vale a pena você pegar esse valor do que seria o retroativo e investir em algo? Até mesmo no tesouro direto.
Você paga MEI há 10 anos?
Como funciona isso?
É tipo uma aposentadoria privada?
É isso?
não gente, leia de novo rs
Com esse tempo todo de não contribuição vc já teria sido intimado e excluído do simples nacional
você tem quantos anos?
ai gente, vcs não entenderam …
35y
Eu não sou expert no assunto mas é basicamente isso, você investe um valor por mês em títulos públicos para receber no futuro um valor mensal. No site tem até o simulador certinho, nessa notícia da mais detalhes.
Basicamente não tem como fazer pagamento reatroativo, a não ser que junto ao INSS você descubra que durante um dos seus estágios eles abriram uma inscrição sua lá mesmo que na epoca não recolhessem e seria só referente a esse tempo. A depender da sua idade talvez não compense fazer esses pagamentos retroativos
Eu bem fiz minha previdência privada esse mês
Hum…vou olher e me aprofundar mais.