África pode se tornar o lar de 40% da população mundial até o fim do século

Segundo o The Guardian, a ONU prevê que até 2035, a população de Lagos, na Nigéria, será de até 11,5 milhões de habitantes, embora outras estimativas cheguem até 18 milhões. Isso é só o começo, pois a situação do continente como um todo pode mudar drasticamente.

Infelizmente a previsão não é exatamente a de uma população prospera, pois a previsão da ONU também envolve aumento de pobreza. A concentração da expansão populacional estaria na Nigéria.

Vale ressaltar que a cultura de ter muitos filhos impera por lá. O caminho oposto de países como Japão, cujo o governo está criando um aplicativo de encontros e a Coreia do Sul, com a taxa de natalidade mais baixa do mundo.

Como cidades poderão acomodar tantas pessoas?

As previsões da ONU colocam Lagos, na Nigéria, e Abidjan, na Costa do Marfim no centro da expansão populacional, de modo que a formação de uma enorme área urbana se desenvolve ao longo de 1000 km.

Benim, Gana e Togo também estão envolvidos. De modo geral serão 5 países com cerca de 40% da população do mundo. Como essas cidades poderão acomodar tantas pessoas?

No sul da China já existem áreas urbanas com 57 milhões (o equivalente a um quarto do Brasil) de habitantes ao longo de 56 mil quilômetros quadrados. Isso significa que vários milhões ao longo de 1000km poderão gerar situações precárias.

Serviços básicos poderão ficar inacessíveis. Segurança e saúde se tornam um problema. Os países precisam tomar medidas quanto a taxa de natalidade ou desenvolver-se da melhor maneira possível para acomodar centenas de milhões de pessoas.

Vai ser babado demais

Vai avisando por gentileza

Porque eles tão fazendo filho lá ? Não entendi