A atriz da Globo Mary Sheila, conhecida por trabalhos em novelas como “Elas por Elas” e “Todas as Flores”, disse ter sofrido racismo enquanto fazia compras numa das lojas do supermercado Mundial, no Rio de Janeiro. Segundo ela, um dos seguranças do estabelecimento desacreditou que ela teria dinheiro para pagar pelas mercadorias. Mary Sheila é negra.
Pelas redes sociais, ela contou mais sobre o episódio. “A gente tem a pele mais retinta, mais pretinha. Nós vamos ao mercado e o segurança acha que gente não tem dinheiro para pagar nossas compras”, lamentou em vídeo publicado no Instagram.
“O cidadão tem direito a fazer o trabalho dele, mas não pode constranger o outro, né? Temos que ser educados”, emendou a artista.
Em outro vídeo publicado em seu perfil, Mary contou que recebeu muito apoio pela internet e agradeceu. E também deu mais detalhes sobre o caso. A atriz estava acompanhada no mercado de duas filhas e do marido.
“Família preta é situação de periculosidade”, ironizou. “Assim que cheguei, fui ao setor das carnes onde fica um segurança. Coloquei a carnes no meu carrinho e ele foi fazendo ronda e indo atrás de mim. Isso é normal? Normal seria se fosse atrás de todos. Ele só parou de me perseguir quando eu paguei”, disse.
Posteriormente, a atriz rebateu críticas. “Não sou mimizenta, o certo é o certo. É o que eu canso de falar. O cara tem o direito de fazer o trabalho dele, mas não pode importunar o cliente. Eu não volto mais. Tô fora! Tudo muito caro para ser constrangida.”
Procurado, o supermercado Mundial não respondeu sobre o suposto caso de racismo até a publicação deste texto.