O Bahrein retirou seu embaixador de Israel, e o embaixador israelense também deixou Manama, e as relações econômicas foram encerradas, disse o parlamento do Bahrein nesta quinta-feira (2).
“O Conselho de Representantes [a câmara baixa do Parlamento do Bahrein] confirma que o Embaixador de Israel no Reino do Bahrein deixou o Bahrein, e o Reino do Bahrein decidiu retornar ao país o Embaixador do Bahrein de Israel. As relações econômicas com Israel também foram encerradas”, disse o comunicado, conforme citado pela agência de notícias Sputnik.
Este passo “vem confirmar a firme posição histórica do Bahrein em apoio à causa e aos direitos legítimos do irmão povo palestino, uma posição que Sua Majestade o Rei [Hamad bin Isa] adotou em todas as conferências e eventos”, acrescenta a nota.
Qualquer país produtor de petróleo aos montes cortando relações com Israel é desvantagem… mais da metade do petróleo do país é importado de outros lugares
Acho que é uma oportunidade pra todos os paises fazerem, não só os do golfo
Aquele mico de ontem que só eua e israel votaram a favor de manter as sanções contra cuba é um aviso de que tá na hora de se afastar da influencia dos eua
Eu ia escrever isso tb, mas fiquei procurando uma palavra similar a oportunidade e não achei.
A Arábia Saudita mesmo não terminou o acordo e nem vai terminar. Acredito e muito que eles conseguem se sustentar tranquilo com um acordo mais voltados aos Europeus e exercer a influência comercial (comprando empresas e usando poder de propaganda, tipo o futebol) no US mesmo.
Jogando num lado inofensivo assim, não tem narrativa que faça os EUA saírem como os bonzinhos da história.