Um mês e meio após a estreia, o remake de Vale Tudo enfrenta dificuldades para conquistar a audiência da Grande São Paulo. Apesar dos números ligeiramente melhores do que os de Mania de Você (2024), o folhetim de Manuela Dias acendeu um novo alerta vermelho para a Globo --já que, pelo segundo dia, quase não figurou entre os cinco programas mais vistos da televisão brasileira.
Desde a pré-produção, a emissora se cercou de cuidados para que a produção fosse um marco em suas comemorações de 60 anos. Até aqui, no entanto, a novela das nove deu mais indícios de que pode seguir o caminho de Babilônia (2015) --cujo fracasso foi uma mancha no aniversário de 50 anos.
Se a Globo tinha a expectativa de que Vale Tudo seria capaz de mobilizar o público e pautar discussões, a novela esbarra justamente em um cenário de desinteresse. Na segunda (12), a trama chegou a ser superada não só pelas inéditas Dona de Mim e Garota do Momento, como pelos dois telejornais da faixa noturna.
O remake só não deixou o ranking das cinco atrações mais vistas da TV brasileira por uma diferença de 0,9 ponto em relação à reprise de Tieta.
Veja as atrações mais vistas na segunda:
1º lugar - Jornal Nacional (23,5 pontos)
2º lugar - SP 2 (23,4 pontos)
3º lugar - Dona de Mim (22,5 pontos);
4º lugar - Garota do Momento (22,1 pontos);
5º lugar - Vale Tudo (21,8 pontos);
6º lugar - Tieta (20,9 pontos);
A diferença para o Vale a Pena Ver de Novo foi de apenas oito décimos na terça (13), quando Vale Tudo voltou a ficar atrás das demais inéditas:
Veja as atrações mais vistas na terça:
1º lugar - Jornal Nacional (23,0 pontos)
2º lugar - SP 2 (23,0 pontos)
3º lugar - Dona de Mim (22,5 pontos);
4º lugar - Garota do Momento (22,3 pontos);
5º lugar - Vale Tudo (21,3 pontos);
6º lugar - Tieta (20,5 pontos);
O que a Globo vai fazer?
Segundo fontes do Notícias da TV nos bastidores, a Globo já começou a se mexer para levantar os índices de Vale Tudo. O histórico conta a favor de Manuela Dias, que conseguiu reverter a crise de Amor de Mãe (2019) antes da interrupção pela pandemia de Covid-19.
As intervenções vão depender, claro, dos primeiros resultados dos grupos de discussão. A emissora também quer evitar tomar qualquer decisão apressada como fez com Mania de Você, que agonizou durante meses até terminar como o maior fracasso de sua história.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.