Barbie x Susi: Donas das bonecas travam disputa há décadas na Justiça

O sucesso do longa “Barbie, o filme” colocou a boneca da Mattel novamente em evidência. Aqui no Brasil, a história da Barbie é marcada por uma disputa histórica com a Susi. A boneca ainda é produzida pela Estrela, mas foi tirada de circulação por 12 anos. A empresa brasileira trava uma batalha há décadas na Justiça com a Mattel em razão do rompimento da parceria. Saiba o que aconteceu com a Susi e entenda a rivalidade.

Antes da Barbie, Brasil já tinha Susi

No Brasil, a história da Barbie, da Mattel, passa também pela fabricante Estrela. Ela produziu a boneca por 15 anos (de 1982 a 1996).

A Estrela abandonou a Susi, e passou a produzir a Barbie. Segundo o presidente da Estrela, Marcos Tilkian, a Mattel pressionou a brasileira. “Começou um processo de pressão muito grande no sentido de que nós abríssemos espaço para o crescimento da Barbie aqui, e isso implicaria tirar a Susi do mercado” afirma Tilkian. O acordo previa que a Estrela fabricasse a Barbie no Brasil já que as importações eram proibidas. As duas bonecas conviveram entre 1982 e 1985, até que a Susi saiu do catálogo. Segundo Tilkian, a Mattel queria favorecer o produto americano, afirma.

Após rompimento, a Estrela relançou a Susi . Em 1998, a Mattel anunciou que venderia a Barbie com preços 10% menores. A estratégia era ganhar mercado.

A Estrela se sentiu prejudicada e entrou na Justiça contra a Mattel. A empresa brasileira pede indenização e alega prejuízos por ter tirado Susi do mercado por mais de 10 anos e ter investido no marketing dos produtos da Mattel durante este período. Uma reportagem do Metrópoles publicada em novembro de 2021 afirma que o valor da indenização era de R$ 64 milhões. A Estrela não quis comentar o valor.

A Justiça rejeitou o pedido da Estrela, mas ainda cabe recurso. A decisão mais recente do caso é de 2021, da 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo. Para os desembargadores, a Estrela recuperou o investimento porque, no período de parceria com a Mattel, faturou R$ 927 milhões.

A Estrela recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). A fabricante brasileira não quis comentar o processo. Procurada pelo UOL , a Mattel disse que não iria se manifestar porque o processo ainda está tramitando.

Amore ontem vc foi o momento

Não entendi amore

De qualquer forma: Team Barbie!

O ban

Espera o filme da suzy amore

Eu havia silenciado a criatura e não tinha visto nada, nem me marcaram tbm kk ai dps q a desgraçada foi banida q vi o tópico. Karma is bitch haha

Q bom, melhor conhecer esse tipo de gente na imternet do que pessoalmente

1 curtida

Minha amiga tem coleção de Susis, todas ainda nas caixas originais

Ela tem umas 200 (ou mais) bonecas enfileiradas na parede, muitas raríssimas

Quanto será que vale? Disse pra ela vender

Quando eu era criança achava que Suzy era filha da Barbie kk

Ambas surram o Ken

Ia falar que acho a Susi linda, mas aí vi umas fotos dela

Susi meio que pisa

Ambas empregadas da Bratz