Billboard diz que Beyonce e Shaboozey abriram as portas de musicas country em categorias principais do grammy

Em 2024, os artistas pop deram a conhecer seu amor pela música country e, hoje, os eleitores do Grammy deram a conhecer seu amor por esses esforços.

Estrelas do pop e do R&B dominaram as indicações ao Grammy country, incluindo Beyoncé, que foi a única artista a receber uma indicação em todas as quatro categorias country. (Bey é a artista líder em todos os setores, com um recorde de 11 indicações no total por seu álbum Cowboy Carter, influenciado pelo country.)

Post Malone também recebeu duas indicações por país, enquanto Noah Kahan recebeu uma. Shaboozey, cuja "A Bar Song (“Tipsy”) se tornou a primeira música a chegar ao top 10 (e, finalmente, ao top três) em todas as quatro paradas de airplay de rádio da Billboard - Country Airplay, Pop Airplay, Rhythmic Airplay e Adult Pop Airplay - recebeu dois.
Mesmo que as rádios country a ignorem (e vice-versa), os eleitores country continuam compreensivelmente apaixonados por Kacey Musgraves - que ganhou três indicações, incluindo álbum country, performance solo e música. Jelly Roll, Morgan Wallen e Chris Stapleton são os únicos artistas que se consideram principalmente country (e são abraçados pelas rádios country) a receber mais de uma indicação country.

Vale a pena notar que esta é a primeira vez que dois artistas negros foram indicados na categoria de melhor performance country solo country desde sua formação em 2012 (combinou as apresentações solo designadas pelo gênero anterior). Em 2021, Mickey Guyton foi o primeiro artista negro indicado na categoria. Além de Beyoncé e Shaboozey, os eleitores nas categorias country ignoraram vários artistas negros que lançaram músicas elogiadas este ano, incluindo Brittney Spencer, Guyton e Kane Brown.

Se não fosse por Beyoncé e Shaboozey, a música country teria sido praticamente excluída das quatro categorias principais: álbum, gravação e música do ano e melhor novo artista. Beyoncé é representada em álbum, gravação e música do ano, enquanto Shaboozey é indicado para melhor novo artista e música do ano.

Este é um problema contínuo com as indicações ao Grammy e no qual a Academia está trabalhando tentando aumentar o número de eleitores na comunidade country - mas os números raramente são a favor da música country para conseguir vagas nas categorias de todos os gêneros.

Nos últimos 10 anos, e sem incluir as indicações de hoje, apenas quatro artistas country receberam indicações de álbum do ano (e isso inclui mais artistas de tendência americana, como Sturgill Simpson e Brandi Carlile) e houve apenas um vencedor: Musgraves para Golden Hour em 2018. Apenas duas músicas country receberam indicações para música do ano e nenhuma para gravação do ano. O melhor artista revelação foi o melhor, com oito indicações de artistas na última década, mas nenhum vencedor (o último vencedor do país foi Zac Brown Band em 2010). A música do ano vai para os compositores, então o fechamento permanece ainda mais desconcertante - já que nos últimos dois anos, dois compositores predominantemente country receberam duas das cinco vagas na categoria de compositor do ano, não clássico. Grite para Jessi Alexander e Jessie Jo Dillon.

O relativo fechamento nas quatro grandes categorias permanece para 2025, mesmo enquanto o country desfruta de um aumento na popularidade e domina o Hot 100, com títulos como “I Had Some Help” de Post Malone e Wallen, “Texas Hold 'Em” de Beyoncé, “A Bar Song (Tipsy)” de Shaboozey e “Love Somebody” de Wallen passando mais da metade do ano combinados em primeiro lugar no Hot 100 da Billboard.

Falando em Wallen, ele continua sendo um terceiro trilho para os eleitores do Grammy. Ele finalmente recebeu suas primeiras indicações ao Grammy este ano por “I Had Some Help” com Malone, mas o hit inegável foi bloqueado de música e gravação do ano e relegado apenas às categorias country. (Os mais de 12.000 eleitores do Grammy podem votar nas quatro categorias principais, mas estão limitados a 10 categorias em três campos de gênero, na tentativa de garantir que os eleitores se atenham às suas áreas de especialização ao votar).

Portanto, caberá a Beyoncé e Shaboozey representar a música country nas categorias principais (todas apresentadas no ar, enquanto o country é frequentemente relegado à pré-transmissão) em 2 de fevereiro e talvez Beyoncé finalmente consiga seu prêmio de álbum do ano.

Em outras indicações notáveis e felizes, a pioneira country Linda Martell, a primeira mulher negra a tocar no Grand Ole Opry, recebe sua primeira indicação ao Grammy aos 83 anos - na categoria de melhor performance de rap melódico, por “SPAGHETTII”, de Beyoncé com Martell e Shaboozey.

Country Indicações ao Grammy: gênero permanece em grande parte fora da vista dos eleitores

20 curtidas

@Beyhive

1 curtida

Muito bom ser fã de uma artista que quebra barreiras a cada lançamento sempre com muita aclamacao e interesse do publico

11 curtidas

Mas isso é old. O impacto dela é imensuravel, mas aqui tudo se resume a streams de spotify

1 curtida

e o daily?

5 curtidas

eu amo o fato do primeiro single que o shaboozey lançou dps de participar do CC ter smashado tanto

3 curtidas

Nem pra ser com.a Bey?

Queremos carona tb.

9 curtidas

o fato dela ser esculhambada do CMA mais uma vez e agora representando o próprio gênero na maior premiação de msc do mundo
ai nenas eu mega sofroh em como ela é grandona sem medo

1 curtida

A mais mais

Kkkkk

A matéria cobrando o Grammy pra indicar mais country ao Big 4.

O jabá do country nos EUA tá pior que do sertanejo aqui.

Tá explicado pq Bar Song vai completar 1 ano em primeiro na Hot 100.

Não sei se abriu portas nesse sentido, pq acho que no AOTY foi indicado só por ser a Beyoncé mesmo e pelo peso do nome dela
Achei mto mais significativas as indicações no nicho country, ali realmente eu tinha muitas dúvidas se os votantes iam abraçar o trabalho dela.

2 curtidas

E a grama é verde. Isso é meio que óbvio, né? Subverteu o gênero de forma mais profunda que a Shania, que foi o auge da subversão desse estilo musical.

1 curtida

Diva

O povo do country vao em peso vota na beyonce pra ela ganha o aoty

a Columbia já começando os trabalhos, como é bom não ter outro act da gravadora dividindo espaço

muito que bem

sirvam um lobby bem quentinho até o fim do período de votação

2 curtidas

gente mas isso n faz sentido nenhum
tem varias musicas country que ja até ganharam essas categorias kkkkk

Mais as indicações do grammy deixo claro que o povo do country deito pra beyonce, ela so nao foi indicada no cma porque o chefao da premiação barro ela de ser votada, pra competir.

o título que deu a entender que antes não tinha country, mas é especificamente sobre as indicações desse ano

If it weren’t for Beyoncé and Shaboozey, country music would have been mostly locked out of the main four categories: album, record and song of the year and best new artist. Beyoncé is represented in album, record and song of the year, while Shaboozey is nominated for best new artist and song of the year.

4 curtidas