Billboard: Regras de elegibilidade para o Grammy de 2025 e o que elas significam para Olivia Rodrigo, Noah Kahan e mais

Olivia Rodrigo se apresenta no palco da 66ª edição do GRAMMY Awards, realizado na Crypto.com Arena em 4 de fevereiro de 2024 em Los Angeles, Califórnia.Christopher Polk para Billboard

Olivia Rodrigo tem bons motivos para estar “obcecada” com as regras de elegibilidade do Grammy, especificamente aquela que afirma: “Faixas de um álbum lançado durante o período de elegibilidade do ano passado são elegíveis no período de elegibilidade atual, desde que as mesmas faixas não tenham sido inscritas no ano anterior e o álbum não tenha ganhado um Grammy.”

Isso significa que “Obsessed” de Rodrigo, um single da edição deluxe Guts (Spilled) de seu álbum de 2023 Guts , é elegível para o 67º Grammy Awards anual. O single foi lançado em 22 de março de 2024, bem dentro do período de elegibilidade para o Grammy de 2025 (16 de setembro de 2023 a 30 de agosto de 2024). Ele não foi inscrito no processo de premiação do ano passado (o foco foi em “Vampire”, que foi indicada para disco e música do ano e melhor performance vocal pop, e “Ballad of a Homeschooled Girl”, indicada para melhor música de rock). E, crucialmente, Guts não ganhou um Grammy, embora tenha sido indicada para álbum do ano e melhor álbum vocal pop na cerimônia.

Por outro lado, se Noah Kahan desse uma olhada no livro de regras do Grammy, ele poderia encontrar menos motivos para comemorar. Stick Season (Forever), que foi lançado em 9 de fevereiro de 2024, não será elegível para competir pelo prêmio de álbum do ano. Aqui está a regra do livro de regras do Grammy: “Versões atualizadas, revisadas ou expandidas de álbuns enviados anteriormente não serão elegíveis.”

Stick Season (Forever) é uma versão expandida do álbum Stick Season de Kahan , que foi lançado em 14 de outubro de 2022. Uma versão expandida anterior, Stick Season (We’ll All Be Here Forever), foi inscrita como álbum do ano e melhor álbum americano na cerimônia realizada no início deste ano. Não foi indicado em nenhuma das categorias, mas foi “submetido”. (A única indicação de Kahan ao Grammy até o momento é melhor artista revelação na cerimônia realizada no início deste ano.)

Os atuais membros votantes e profissionais da Recording Academy estão se reunindo hoje e amanhã – ou, pelo menos, a Academy espera fervorosamente que estejam – para inscrever gravações para o 67º Grammy Awards anual. O período de inscrição fecha na sexta-feira , 30 de agosto, às 18h, horário do Pacífico.

O manual de regras e diretrizes para a 67ª edição anual do Grammy Awards tem 75 páginas – e não é exatamente uma “leitura de praia”. Felizmente, a Academia preparou um resumo de uma página das “Diretrizes Básicas”. Nós vasculhamos esse documento para selecionar esses oito destaques.

As gravações devem atender a essas três diretrizes básicas de elegibilidade.

As gravações devem ser lançadas comercialmente, distribuídas nacionalmente e estar disponíveis a partir de qualquer data dentro do período de elegibilidade mencionado acima (16 de setembro de 2023 a 30 de agosto de 2024) até pelo menos 3 de janeiro de 2025 — a data do prazo final de votação do Grammy do ano atual.

Isso significa que se uma gravação esteve disponível brevemente, mas não está disponível durante o período de votação, ela não é elegível. Essa é uma regra sólida.

Isso vai te atualizar sobre as principais datas do processo do Grammy deste ano. A primeira rodada de votação vai de 4 a 15 de outubro. Os indicados serão anunciados em 8 de novembro. A rodada final de votação vai de 12 de dezembro a 3 de janeiro de 2025. O Grammy será apresentado em 2 de fevereiro de 2025 na Crypto.com Arena em Los Angeles.

Apenas uma versão/mixagem de uma gravação é elegível.

Sam Smith

Sam Smith posa na Deadline Photo Room durante a 57ª edição do GRAMMY Awards no STAPLES Center em 8 de fevereiro de 2015 em Los Angeles.

Foto : Steve Granitz/WireImage

A Academia usará a versão original do álbum de uma música para triagem e verificação, a menos que seja especificamente instruído de outra forma quando inscrito. Se uma versão/mixagem diferente de uma gravação de um artista solo apresentar um artista convidado, a determinação final de qual mixagem será usada será feita pela gravadora que lançou a versão original do artista.

Vimos um exemplo dessa regra em 2015, quando Sam Smith ganhou o disco e a música do ano pela “Darkchild Version” de seu sucesso de sucesso, “Stay With Me”. Essa versão, coproduzida por Rodney Jerkins, também foi indicada para melhor performance solo pop. A Capitol Records, a gravadora que lançou a versão original do artista, optou por ir com a Darkchild Version em vez da versão original do álbum.

Os álbuns devem ser pelo menos três quartos novos.

Os álbuns devem conter pelo menos 75% de tempo de reprodução de novas gravações e material inédito.

A Recording Academy define “novas gravações” como material que foi gravado dentro de cinco anos da data de lançamento e não lançado anteriormente. As únicas categorias que permitem inscrições que não são recém-gravadas são melhor álbum histórico, melhor álbum de trilha sonora de compilação, melhor álbum de áudio imersivo (se a mixagem multicanal for nova), melhor gravação remixada (se a remixagem for nova), melhor pacote de gravação (se o pacote for novo), melhores notas de álbum (se as notas forem novas) e certos lançamentos de conjuntos multidiscos no campo clássico.

Um álbum deve atender aos requisitos mínimos de conteúdo.

Para fins de elegibilidade, um álbum deve conter pelo menos cinco faixas (músicas diferentes, não mixagens diferentes) e ter um tempo total de reprodução de pelo menos 15 minutos — ou pode ter qualquer número de faixas se o tempo total de reprodução for de pelo menos 30 minutos.

Um álbum pode ser inscrito em apenas uma categoria de gênero de álbum.

Um álbum pode ser inscrito em apenas uma categoria de álbum nos campos de gênero especializado (como melhor álbum vocal pop e melhor álbum de rock). O comitê de triagem fará a determinação final sobre se ele foi inscrito na categoria mais apropriada. Álbuns inscritos na maioria das categorias em um campo de gênero especializado devem consistir em 50% ou mais de tempo de reprodução do gênero especificado. Se um álbum não atingir esse limite — se for tão variado que não seja 50% ou mais de nenhum gênero — ele só pode ser inscrito no álbum do ano.

Vimos um exemplo disso na cerimônia realizada no início deste ano, quando o abrangente World Music Radio, de Jon Batiste , foi inscrito e indicado para o prêmio de álbum do ano, embora não tenha sido inscrito em nenhuma categoria de gênero específica.

Álbuns de samples ou compilações não são elegíveis.

Álbuns de sampler, ou álbuns que são uma compilação de faixas de outros álbuns lançados atualmente, não são elegíveis. Álbuns de vários artistas (álbuns tributo, gravações de campo, etc.) são elegíveis em categorias de álbuns apropriadas.

Remixes de gravações lançadas em um ano de elegibilidade anterior são elegíveis em apenas uma categoria.

Lana Del Rey

Lana Del Rey recebe prêmio no pódio durante o BRIT Awards 2013 no The O2, em 20 de fevereiro de 2013 em Londres.

Foto : JM Enternational/Redferns

Remixes de gravações lançadas em um ano de elegibilidade anterior não são elegíveis em nenhuma categoria, exceto melhor gravação remixada.

Vimos um exemplo dessa regra em ação em 2014, quando o remix de sucesso de Cedric Gervais de “Summertime Sadness” de Lana Del Rey ganhou o prêmio de melhor gravação remixada, embora não fosse elegível em outras categorias, como gravação do ano. A versão original da música de Del Rey foi lançada em seu álbum Born to Die em janeiro de 2012, e como single em junho. O remix, creditado como “Lana Del Rey vs. Cedric Gervais”, foi um sucesso, alcançando a posição nº 6 na Billboard Hot 100 em setembro de 2013.

Motivos comuns para desqualificação.

A Academia recebe milhares de inscrições a cada ano, algumas das quais são desqualificadas. Para ajudar a reduzir o número de inscrições que são eliminadas, a Academia lista cinco “motivos comuns para desqualificação”: O mesmo álbum/faixa/single foi inscrito em um ano anterior. • O produto não é uma nova gravação. • Produto comercialmente lançado obrigatório (quando aplicável) ou link de streaming não recebido pela Recording Academy até o prazo final. • O produto foi lançado fora do ano de elegibilidade atual. • O produto não foi lançado nos EUA (importações não são elegíveis).

O grammy do guts por so american
Amoo

Queria saber se vao fraudar a cubrina BNA mesmo
A garota com 10 albuns ja

9 curtidas

A Anitta foi indicada com vários álbuns já lançados

1 curtida

mas é o segundo autoral

2 curtidas

obsessed Best Rock Performance
so american Best Rock Song

MDS, é ela. A híbrida da Fiona Apple e da Courtney Love.

1 curtida

quanta coisa só pra enfiarem quem eles querem ou não no grammy

1 curtida

e o que as regras novas significam para a katy?

nada pq ainda nao tem categoria “worst feminist pop song produced by a rapist”

2 curtidas

acabou para o black pumas

1 curtida

Boa sorte Anitta

O ban que tu vai levar agora, meu peace

Naaaaao

me esquentaria nesse frio elli?

meu peitão peludo te espera de braços abertos