Camila Cabello estampa capa da Complex Magazine

MUDANDO DE FAIXA

Apesar do que a internet diz, a pop star Camila Cabello não está tentando ser algo que ela não é. A jovem de 27 anos está se tornando quem ela realmente é e documentando essa mudança em seu novo projeto de hip-hop pesado C,XOXO.

Escrito por Ecleen Luzmilla Caraballo

Fotografia de Elizabeth De La Piedra

Há algo a ser dito sobre os pousos de voos sempre parecerem mais difíceis do que as partidas.

São 19h de uma quinta-feira de junho e a Hora Azul finalmente chegou: o céu de Miami espelha a água cristalina abaixo dele, criando o tom perfeito da cor primária. Apesar de às vezes ser associado à tristeza, o azul também é um símbolo de serenidade, equilíbrio e autoexpressão. E, ao que parece, também inspirou a linha visual do c,xoxo de Camila Cabello — um álbum onde Cabello aparece de uma forma nova e mais exploratória, como evidenciado pelo primeiro single do projeto, “I Luv It” com Playboi. Carti.

Desde o seu lançamento, a inescapável faixa hiperpop tem causado muitas conversas entre fãs e críticos discutindo a nova era de experimentação de Cabello e se é ou não autêntica para ela.

“Eu sinto que foi recebido com esse tipo de perplexidade, e as pessoas não sabiam como digeri-lo porque ‘I Luv It’ é quase como o prólogo do livro que é c,xoxo ”, explica Cabello. “E pode ser muito frustrante para um artista pensar: ‘Oh, eles estão julgando o livro com base no prólogo, mas tipo… esta é a introdução.”

Faltam exatamente três semanas para o lançamento de seu quarto álbum solo quando nos encontramos em Key Biscayne Dog Beach para a sessão de fotos da capa, e inicialmente parece que Cabello está leve como sempre, ostentando um cabelo loiro platinado e um azurita transparente Jean Paul Gaultier de Shayne Vestido Oliver com maiô metálico por baixo. A temperatura é úmida de 85 graus, mas a nativa de Miami não se incomoda enquanto sobe em um Mazda M5 amarelo brilhante coberto com um tecido preto esvoaçante para fazer sua primeira pose do dia.

Cabello passou por algumas mudanças. Em 2016, aos 19 anos, ela se afastou do grupo que lhe rendeu fama mundial e apostou em si mesma – apesar de ainda não saber quem era. A cantora nascida em Cuba e criada em Miami ganhou reconhecimento inicial como membro do grupo feminino Fifth Harmony, formado na versão americana do The X Factor em 2012. Nos quatro anos seguintes, o grupo - que incluía os membros Lauren Jauregui, Ally Brooke, Dinah Jane e Normani lançaram sucessos como “Work From Home” e “Worth It”. Eles passaram pelo que Cabello chama de “bule borbulhante de circunstâncias extenuantes”, mas ainda assim se estabeleceram como uma força proeminente na música pop. Em 2016, Cabello deixou o grupo para seguir carreira solo. Um ano depois, ela fez sua estreia oficial como artista solo com um álbum pop com influências R&B e latinas, chamado Camila , que incluía faixas de destaque como “Never Be the Same”.

Depois que sua base pop lúdica e bastante acessível foi estabelecida, Cabello seguiu com seu segundo álbum de 2019, Romance . Refletindo o nome do projeto, aquela época foi caracterizada por canções que exploravam temas de amor e relacionamentos, como “Señorita”, que apresentava seu então parceiro Shawn Mendes, “Liar” e “My Oh My” com DaBaby. A última música a levou a territórios adjacentes ao hip-hop, onde ela já havia explorado em faixas como “Havana” com Young Thug e “OMG” com Quavo em 2017.

Uma pessoa com longos cabelos loiros posa em uma superfície arenosa de biquíni e salto alto. O pano de fundo é um céu claro

Camila Cabello usa maiô ALT Swim e sapatos Sarah Ashley, cortesia do Lidow Archive.

Até seu último álbum, as escolhas estilísticas de Cabello refletiam quem ela e a maioria de seus fãs de OG eram na época: garotas florescentes, do final da adolescência ao início dos 20 anos (de todos os gêneros) que só queriam se divertir e concordar em grande parte. ao que eles conheciam – normas palatáveis. Suas escolhas musicais eram em grande parte seguras. A decisão de agora centrar o hip-hop e mais de suas inclinações sonoras de Miami é um pivô mais arriscado e inesperado, mas aparentemente natural.

“O facto de ter crescido em Miami contribuiu para que ela tivesse referências muito enraizadas que podem não parecer muito óbvias, que ela ouvia passivamente apenas enquanto crescia lá”, diz-me El Guincho em espanhol numa chamada de Los Angeles. Islands, na Espanha, foi orientado por Björk e é conhecido por seu trabalho em projetos experimentais com nomes como FKA Twigs e Rosalía – e agora, Cabello. Além de produzir ao lado de Jasper Harris, que já trabalhou com artistas como Jack Harlow e Post Malone, Guincho (nascido Pablo Díaz-Reixa), também é o diretor criativo de c,xoxo . “Ao crescer na Europa, percebi que a música era algo que tínhamos de procurar ativamente”, diz El Guincho. “E morando aqui eu percebi que você ouve isso passivamente ao seu redor o tempo todo. As pessoas têm um vasto conhecimento de R&B e hip-hop de uma forma que é muito natural, só porque estão aqui, e então todas essas texturas aparecem no álbum em um nível rítmico, inclusive nas colaborações.”

Em c,xoxo , essas colaborações incluem Carti, Drake (duas vezes), PinkPantheress, Lil Nas X e Yung Miami e JT, listados separadamente (marcando seu primeiro longa-metragem conjunto onde não são nomeadas como City Girls). Além do conjunto apreciado de colaboradores, Cabello fez sua lição de casa. “Estou sempre ouvindo música por prazer e por diversão. Mas para este álbum, eu estava ouvindo música quando era estudante e voltando para álbuns que não cresci ouvindo porque venho de uma família latina e ouvíamos muitos álbuns latinos e Michael Jackson e os populares anos 80. hits, e é isso.” Nascido em Cuba, filho de pai mexicano e mãe cubana, Cabello mudou-se para Miami aos 6 anos e teve uma experiência típica de imigrante de primeira geração: “Eu ouvia rap que cresci ouvindo em Miami e o que era popular na época, mas Eu não ouvi Illmatic e não ouvi Dr. Dre e muitos dos álbuns clássicos de hip-hop de antes. Eu não ouvia Pink Floyd. Eu não ouvia The Beatles”, diz ela. Ela se familiarizou com todos eles enquanto fazia este projeto, principalmente passando um tempo com o álbum clássico de Nas e The Wall do Pink Floyd . “Acho importante sempre estudar quais gêneros influenciaram os gêneros que estão informando os gêneros agora”, diz ela.

Esse estudo levou ao que hoje é c,xoxo , que Bryan Samaniego, que identifica como um de seus maiores fãs dos últimos 12 anos, chama de “o álbum mais dela” até agora. Desde sua apresentação pública no The X Factor em 2012 até seu avanço solo há sete anos, cada era de Cabello pareceu distinta - e isso é intencional. “Se eu faço uma estética, intenção ou vibração, geralmente não faço a mesma coisa novamente”, diz Cabello. “O instinto, eu sinto, geralmente apenas me leva a algo diferente.”

“Eu ouvia rap que cresci em Miami e o que era popular na época, mas não ouvi Illmatic e não ouvi Dr. Dre e muitos dos álbuns clássicos de hip-hop de antes ."

Chamar esta era de “diferente” é algo com que a maioria dos espectadores concorda.

Antes da viralidade de “I Luv It”, Cabello era amplamente conhecida por duas músicas que a tornaram parte do clube do bilhão de streams: “Havana”, lançada em 2018, e “Señorita”, lançada em 2019. Ela já se cansou de ouvi-los? Ela diz que está grata por ambos - mas sim. “Para ser honesta, mais para ‘Señorita’ do que para ‘Havana’”, diz ela. “Eu acho que sempre há uma preocupação quando uma música se torna tão grande que vai ser maior do que você… Eu obviamente adoro que eles tenham sido tão grandes e bem-sucedidos. Mas isso faz com que as pessoas se apeguem a você de uma certa maneira.” Refletindo sobre o último single ao lado de Mendes, seu ex, ela diz: “Eu estava em um relacionamento muito público e como mulher, não quero que essa coisa de casal seja minha nova identidade”. Quando se trata da colaboração Young Thug de 2017, ela diz: “Usar uma certa paleta estética sendo a garota latina da música pop americana e usar esse tipo de [som], seja como uma progressão básica de acordes cubanos ou um acorde de bossa nova progressão… Eu pensei, ‘Bem, espero que as pessoas não esperem isso de mim todas as vezes, porque simplesmente não fui construído assim.

Camila Cabello usa vestido Jean Paul Gautier de Shayne Oliver, biquíni American Apparel c/o Paume Vintage, sapatos Femme LA e joias Mara Paris.

Em c,xoxo Camila oscila entre a introspecção e o deboche. Sonoramente, vai além dos desvios hiperpop de seu single principal (uma reminiscência de Charli XCX ou da falecida SOPHIE), e chega a baladas emotivas como “June Gloom” e potenciais sucessos de verão como “Dade County Dreaming” e “Dream Girls”. Esta última é uma das várias canções que mostram o talento do Guincho para samples, com “Shawty is Da Shit” dos The-Dream a soar por toda parte.

No papel, este álbum é por definição dela, já que ela é a única compositora do projeto, além dos recursos, o que é uma experiência bastante nova para ela (tendo co-escrito com nomes como Ali Tamposi, Frank Dukes e Louis Bell em o passado) e um empreendimento raro para um artista pop. É também a primeira vez que ela inicia o que chama de vida “insular” em Miami para construir relacionamentos com outros artistas da indústria. Enquanto ouvia nomes como Drake, Beyoncé, Rihanna e Flo Milli enquanto criava o projeto, Cabello enviou DMs cegos para quase todos que ela apresentava com muito poucas expectativas.

“Uma vez que eu tinha um grupo de músicas que eu me sentia confiante o suficiente para compartilhar com um artista que eu realmente respeito e amo, eu mandei uma DM para Drake e perguntei se ele gostaria de ouvir e me dar um feedback, o que é algo que eu realmente não tinha feito antes deste álbum”, ela diz. No final das contas, ele adorou e quis se envolver. Algumas semanas depois, ele enviou a ela uma ideia própria. “Hot Uptown”, produzida por Boi-1da e Yogi, além de Guincho e Harris, lembrará os ouvintes de Honestly, Nevermind , o álbum dance com influências house do rapper canadense. É uma reminiscência de faixas como “Falling Back” — com um toque adicional. A música também é açucarada por meio de Cabello, que pondera sobre algo entre limerência e devoção, apesar do ar obsceno do verão.

Camila Cabello usa top Camila Cabello x Chito e shorts American Apparel c/o Paume Vintage.

“Eu literalmente reservei um estúdio naquele dia e enviei a ele meu verso da música e gravei meu refrão, e então nós meio que cortamos para que soasse como um dueto”, lembra ela. “Hot Uptown” é uma das duas contribuições que Drake fez ao projeto, com a implacável “Uuugly” como sua inclusão solo.

“Tem sido muito gratificante fazer novas amizades no meu setor. Por exemplo, podemos ir ao Met Gala e ver Lil Nas lá e pensar, ah, tenho mais amigos aqui. Apenas por colocar energia intencionalmente para ter mais amizades”, diz ela. “Acho que pode ser uma indústria realmente isolante, especialmente no pop, onde pode parecer tão competitiva.”


Camila Cabello usa vestido da marca Sem Nome.

Olhando para trás, não apenas para a vibração, mas também para a estética de suas épocas da última década (reflexos amplamente vibrantes e clássicos de “Latinidad”), parece distante da personagem beijada pelo sol, com cabelos soltos e mais abertamente sexy sentada no banco do passageiro deste Tesla branco.

O sol já se pôs, já passa das 22h, e Cabello sai como chegou: com a mãe, que é figura constante no dia a dia do artista. Ao longo da sessão de fotos, Estrabão pega emprestado o megafone do DP para gentilmente treinar e encorajar sua filha esgotada durante as poses. Um membro da equipe sorri no meio da primeira olhada e diz: “A mãe é a MVP adormecida”. Apenas alguns dias atrás, os dois dirigiram de Los Angeles para San Diego para filmar conteúdo com o astro do Miami Heat, Jimmy Butler. Cabello, que tirou carteira de motorista há alguns anos, e Estrabão se revezam na ida e volta dos eventos. Cabello conta que ambos acham que é uma boa maneira de relaxar. Miami está em casa, e ela não pretende partir tão cedo, levando a sério o sentimento “305 'til I die” que ela associa à sua identidade na sexta faixa do álbum.

“Eu estava em um relacionamento muito público e, como mulher, não quero que essa coisa de casal seja minha nova identidade.”

Claro, ela está brincando com a ideia de outros locais de pouso - ela atualmente mora em Los Angeles meio período e brinca com a ideia de uma temporada em Nova York ou no México - mas passamos quase toda a viagem de 15 minutos do Key Biscayne’s Dog De praia a South Beach falando de Miami.

“Durante a maior parte da minha vida, todo mundo estava meio espalhado e cada vez mais pessoas estão vindo para cá”, diz ela enquanto sua mãe dirige pela FL-913 N. “Então, acho que cada vez mais vejo isso como um lugar onde provavelmente passarei muito, muito tempo e, você sabe, terei uma família aqui e outras coisas.” Nesse sentido, o cenário é a história. Embora as características do projeto, as referências de Guincho e o crescimento de Cabello como mulher (atualmente ela está no início do retorno de Saturno) informem o projeto, Miami é a sua base.

“Gosto da forma como o Guincho explica que, no hip-hop, muitas vezes os projetos têm um cenário - como por exemplo, Drake com Views , o cenário é Toronto, e a cidade mAAd [de Kendrick Lamar] , o cenário é Compton . É assim com muitos dos meus álbuns favoritos de hip-hop. E para a música pop ela pertence a todos os lugares, não há um cenário real. Então isso pareceu interessante sob essa perspectiva”, diz Cabello.

Sua experiência no centro das atenções fica evidente na facilidade com que ela se move no set, mas depois fica claro que a jovem de 27 anos tem ido sem parar. A mãe dela me disse durante uma pequena pausa nas filmagens que Camila está cansada. “Tomei muito café. Pareço louco agora? Cabello pergunta, quebrando a quarta parede entre as entrevistas diante das câmeras. Ela está em Miami esta semana, recém-saída dos ensaios da turnê em Los Angeles, e neste fim de semana ela aparecerá em duas festas patrocinadas para celebrar o álbum com fãs em sua cidade natal. Na próxima semana estará em Nova Iorque e depois na Europa, onde será a atração principal de festivais em Portugal, Marrocos, Dinamarca e Reino Unido.

Camila Cabello usa maiô Ottolinger.

Depois de vários dias na mesma órbita, fica claro que o ar animado de Cabello é uma parte genuína e central de sua personalidade, embora intensificada pela ingestão diária de cafeína. Mas no final da noite, ela fica reflexiva e admite que não percebeu que a primeira entrevista seria incluída nas filmagens, admitindo que é necessária uma parte totalmente diferente do seu cérebro para aparecer dessa forma.

“Estou tentando fazer essa terapia”, ela ri e deixa escapar no passeio de carro mais tarde, pensando em sua saúde mental. “É interessante ser uma garota no meio de tudo isso porque você fica menstruada e sua saúde mental está uma merda e você está passando por coisas… Mas isso foi muito gratificante. De certa forma, não acho que meus fãs tenham conseguido tanto, não nos conectamos tanto em um minuto, então isso é muito energizante para mim, porque ninguém está me obrigando a trabalhar tanto. Certo?"

Certo? Ou existe de fato um mar de expectativas que a faz trabalhar tanto?

C,xoxo será o primeiro projeto de Camila desde a pandemia e o primeiro da Interscope, com quem ela assinou em 2022 após sair de sua casa anterior (Epic Records). É também seu primeiro álbum desde que terminou um relacionamento público. Durante semanas, a narrativa em torno deste projeto tem sido se ele é autêntico ou não. Mas autêntico para quê ou para quem? E por que isso está sob escrutínio particular? Muito online, mas supostamente não leitora de comentários, Cabello está ciente dos comentários, não por vontade própria, afirma ela - mas porque todo mundo continua perguntando a ela sobre isso.

Camila Cabello usa maiô cortesia da estilista.

“É tão irônico”, disse ela em uma ligação da Zoom na manhã seguinte à apresentação de Jimmy Fallon. “Eu sinto que a coisa inautêntica a fazer seria dar ao público o que você sabe que vai funcionar para você, ou o que eles já esperam de você. Essa é a maneira mais fácil de continuar, ‘Oh, você gosta de “Havana”, vou te dar mais cinco desses.’ Mas é muito mais arriscado e vem de uma posição de integridade artística pensar: ‘Bem, na verdade vou me afastar daquilo que todo mundo conhece e gosta em mim para tentar coisas e experimentar e evoluir como um artista.’"

Superfan Samaniego, 28 anos, tem uma conclusão e uma teoria. “As pessoas crescem, as pessoas evoluem, nem sempre seremos a mesma pessoa. E é ela, ela é de Miami. Ela é latina, ela faz parte da cultura.”

“Depois que eu tinha um grupo de músicas que me sentia confiante o suficiente para compartilhar com um artista que eu realmente respeito e amo, mandei uma mensagem para Drake e perguntei se ele gostaria de ouvir e me dar feedback.”

O amor, através das linguagens e da exploração de gêneros, tem sido um tema consistente na obra de Cabello. Na quinta faixa de seu novo projeto, “Twentysomethings”, guiada pela guitarra, a artista cubana, que se inspirou em SZA, homenageia essa fase da vida com uma faixa arejada de estilo livre feita para liberar sentimentos reprimidos.

“Você é tão alto que me fez sentir ainda mais pequena”, ela suspira em um ponto da pista. “Essa é uma das minhas letras favoritas que já escrevi”, ela compartilha, refletindo sobre o dia em que essa frase surgiu. É a única pista que não foi feita em Miami. Enquanto ela lutava com um relacionamento, ela chegou aos prantos no Electric Lady de Nova York e fez um freestyle nas letras desanimadas que vieram de um lugar desanimado, mas exibiu sua caneta confiante. “Foi realmente um fluxo de consciência do que eu estava sentindo naquele dia. Não foi a primeira vez que me senti assim nesse relacionamento. Mas pareceu que foi a primeira vez que eu realmente articulei meu sentimento como ‘o que diabos estou fazendo?’ Estou tentando fazer com que funcione tão mal enquanto me sinto tão mal. Tipo, simplesmente não faz sentido. Então parece que isso realmente contribuiu para a alma do c,xoxo também, porque parecia para mim e para meus amigos, quando eu lhes mostrava as músicas que estava escrevendo, como um álbum de maioridade.”

Camila Cabello usa colar Swarovski e pulseira Anabela Chan.

Crescer é confuso e se nossas vidas fossem divididas em atos, essa seria a fase de transformação de Cabello. Sim, a era da “energia do vilão de Miami” tem sido sua bandeira preferida, mas que vilão não superou o desgosto, o remorso, a raiva e os delírios que o seguem para chegar ao seu verdadeiro eu?

Ao partir do familiar (seja relacionamento, som ou expectativa), Camila chegou ao que talvez não seja holisticamente sua obra-prima experimental única, mas sim o início de uma nova etapa na qual ela se encontra explorando possibilidades além do pop. e florescendo exatamente onde tudo começou.

“Parecia uma exploração da infância para a feminilidade… até mesmo a frase de ‘Dream Girls’”, diz ela referindo-se à faixa animada, “onde eu estou tipo, todas as garotas que estão aprendendo a ser mulheres agora recebem o álbum,’ Eu sinto que realmente é como eu… aprendendo a ser mulher.”

STYLING Miso Dam
CABELO Danielle Priano
MAQUIAGEM Ash Holm
NAILS Mary Soul
PRODUÇÃO North Of Now

Complex Equipe:
CHEFE CONTENT OFFICER Noah Callahan-Bever
GERENTE GERAL Donnie Kwak
EDITOR-IN-CHEFE Aria Hughes
VP, CRIATIVO Gina Batlle
SVP, ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO Joe La Puma
DESIGN DIRETOR Ben Kopp
SR. DIRETOR DE OPS CRIATIVOS Bitna Kim
DIRETOR DE SOCIAL Deborah Cardoso
PRODUTOR EXECUTIVO Josh Pitt
EDITOR DE CÓPIA Lou Delaney
GERENTE DE PRODUÇÃO David Neylon
DIRETOR DE ARTE, SOCIAL Kyle Garb
GERENTE DE PROJETO, DESIGN Jomely Tavarez
DIRETOR ASSOCIADO DE SOCIAL Stefan Breskin
TECH Anthony Rivera