Candinho de 'Êta mundo melhor!', Sergio Guizé derrete-se pela jumenta Juliana, o Policarpo da história: 'Nosso xodó'

Falam muito que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas e os burros? Policarpo, o jumento que está sempre ao lado de Candinho (Sergio Guizé) em “Êta mundo melhor!”, confirma que o amor entre os animais e os seres humanos vai muito além da boa companhia. Na trama das seis, o bicho faz caras e bocas e parece entender tudo que o matuto protagonista fala, como se fosse testemunha do que acontece na vida do caipira. E não é pra menos! Por onde passava em “Êta mundo bom!”, trama anterior que mostrou a amizade entre Candinho e seu parceiro, os dois eram responsáveis por muita confusão e momentos hilários.

Para o novo folhetim, uma continuação da produção de 2016, Policarpo, antes vivido por Juca, mudou de intérprete. Agora, é a jumenta Juliana que caiu nas graças do elenco, inclusive de Guizé, é claro.

— Todo mundo adora ela, é o nosso pet (risos). É uma relação muito boa, construída com respeito, com carinho. E é muito bom começar o dia com ela, que é superdócil e conquistou o set todo nos bastidores. Juliana é o nosso xodó — derrete-se o ator.

Para a continuação da história, a equipe da novela vai usar mais recursos tecnológicos, que não existiam na primeira novela. Nas cenas de Policarpo sorrindo, empinando, dando coice e levantando ou abaixando a orelha, será usada inteligência artificial.

Conheça a jumenta Juliana, o Policarpo de ‘Êta mundo melhor!’

Juliana tem 10 anos e trabalha seis horas por dia, três vezes na semana. Quando extrapola esse tempo, uma dublê é acionada, a Joana, outra simpática burrinha.

— O termo “burro” é frequentemente usado como um insulto, mas a realidade é que esses animais são capazes de aprender tarefas complexas e desenvolver habilidades notáveis. Mas, quando não querem fazer algo, esqueça! Eles têm personalidade — detalha Luiz Pereira, produtor de arte da novela.

A personalidade forte da jumenta é sentida nas cenas em que há comida por perto. O desafio é gravar sequências desse tipo, já que Juliana é supercomilona. No cardápio dessa estrela de novela, que se alimenta às 8h e às 17h, tem ração, milho, legumes como cenoura, além de frutas.

— Ela está indo bem. Está se acostumando com tudo. Em alguns momentos, faz as manhas dela. As cenas com comida são as mais difíceis mesmo, porque ela quer pegar tudo que vê pela frente. Não para de comer. Mas é engraçado que, quando fala “gravando”, ela faz tudo certo — valoriza Delmiro, o adestrador de Juliana.

Em “Êta mundo bom!”, Policarpo era interpretado por Juca, que deixou de participar das tramas após sua passagem pela novela. Depois de nove anos da primeira produção ir ao ar, Guizé nunca se esqueceu do seu antigo companheiro de cena.

— Na primeira versão, era um burro mais velho, que eu também amava muito. Era uma relação especial. Tanto é que funcionou. Acredito que muito por conta do carisma que ele imprimiu. Lembro que eram muitos dublês de burros nas gravações, inclusive eu (risos) — faz piada o ator de 45 anos.

Ele relembra a última vez que contracenou com Juca, antes de o companheiro se aposentar:

— Não sabia lidar com ele direito no início. Mas, no amor, tudo foi funcionando. No último dia de gravação da outra novela, eu abraçava esse burro e chorava muito. Porque eu sabia que não ia mais encontrá-lo. Os atores e eu tínhamos esperança de reencontrar o Juca — conta ele sobre o burro que, na época, conquistou o público, principalmente o infantil.

Veja mais curiosidades sobre a jumenta Juliana, de ‘Êta mundo melhor!’

De onde é?
A burra Juliana é carioca e vive em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio.

Como vive?
Ela mora num sítio e se desloca para os Estúdios Globo sempre que tem gravação.

O que ela faz?
Quando espera o momento de gravar, ela descansa e pasta em alguns lugares verdes dos Estúdios Globo.

Como é cuidada?
Além de uma alimentação regrada, ela recebe remédios e vitaminas.