Você já teve um momento em que se questionou se este segundo álbum realmente daria certo?
Nunca. Eu sempre soube que lançaria um segundo álbum, só não tinha um projeto bem elaborado.
Meus fãs dizem: “Ah, você deveria ter feito um projeto quando ‘WAP’ e ‘Up’ foram lançados”, mas eu só tinha quatro músicas das quais gostava. Eu não tinha um álbum pronto naquela época. Não sou o tipo de pessoa que vai se concentrar em dois meses e terminar um álbum. Sou muito exigente com minha música.
Mas nesta era, você pode lançar singles únicos como fez com “WAP” e “Up” e ficar tudo bem.
É, mas eu quero lançar esse projeto todo porque tenho muitas músicas. Gravei 60 músicas. A cada dois dias, sou uma pessoa diferente, mudo de ideia [sobre tudo]. Minha equipe sempre diz: “Espero que vocês não mudem de ideia sobre suas músicas”. E eu digo: “Não. Estou resolvido”.
Por que você acha que as pessoas são fascinadas por mulheres MCs brigando? Existe um mundo onde todos podem coexistir pacificamente ou o jogo prospera com a competição?
Sem mentira, essas vadias são maliciosas. Não dá para impedir uma vadia de ser suspeita. Às vezes, vadias querem ver quem você é. Elas querem te testar e querem testar seu gangster. Muitas vadias entram neste jogo e sentem que podem te desafiar. Algumas vadias gostam de morrer jovens. Neste jogo, você precisa realmente saber quem está desafiando.
Qual sucesso espera para “Am I the Drama”? Um número 1? Um Grammy? Ou a vitória está apenas em finalmente entregá-lo?
Ganhar um Grammy, o prêmio mais prestigioso, você nunca poderá tirar isso de mim. Todo mundo quer minimizar, mas todo mundo quer um. [Mas] os tempos mudaram. Sucesso para mim será as pessoas dizendo: “Ela lançou um ótimo álbum”. Se às 3 da manhã as pessoas estiverem falando sobre o álbum, isso será sucesso para mim, porque as pessoas mal podem esperar para minimizá-lo. Eu quero até que as pessoas que não gostam de mim digam: “Ei. Essa m–rda é fogo”. É, coma suas frutas, mano.
A SZA disse que te devia um verso para o álbum. Ela já enviou?
Não enviou! Acho que ela anda muito cansada porque está em turnê e, além disso, não sei. Talvez ela tenha escrito o verso. Tenho ouvido outras conversas. Vamos ver.
Você pode compartilhar alguma participação que podemos esperar em “Am I the Drama”?
Não, não quero compartilhar. (Risos.) Você precisa ouvir.
O que levou à decisão de incluir “WAP” e “Up” — ambas com vários anos de existência — no álbum?
Porque meus fãs pediram. Meus fãs sempre dizem: “B-ch, é melhor não [deixá-las de fora do álbum]”. Meus fãs não param de me lembrar do fato de que eu não inscrevi “WAP” para o Grammy. Nem sempre vou inscrever [minhas músicas para o Grammy], mas, além disso, as pessoas estão reclamando disso, tipo: “Ah, é uma questão de números”. Esses dois discos não vão contar para os números da primeira semana, com os quais todo mundo se importa. Então, qual é o problema? [Nota do editor: Qualquer atividade gerada por “WAP” e “Up” antes de 19 de setembro, quando o álbum será lançado, não contará para o desempenho do álbum nas paradas semanais.] No final das contas, e daí? Você vai ter 21 músicas novas. [“WAP” e “Up”] vão estar no final. Então por que você está chorando? Você realmente não se importa.
Outros artistas fazem a mesma coisa. Você só se importa por minha causa. Se eu realmente estou fazendo isso pelos números, eu poderia colocar “Money” [lançado seis meses depois de Invasion of Privacy] porque “Money” é [multiplatina]. Eu poderia colocar “Press” [de 2019]. Isso é platina. Espera aí, eu tenho um monte de discos de sucesso. (Risos.)
Como você compararia seu relacionamento com a Atlantic agora com o de quando você começou sua carreira?
É um pouco diferente porque tem muita gente nova. Comecei com chefes diferentes e agora tenho novos. Droga, sinto que tive um desentendimento com eles sobre uma música porque eu realmente não queria lançá-la, mas ainda assim funcionou a meu favor. É tipo: “Tudo bem. Talvez eu possa confiar um pouco em vocês nisso”. Nunca é tipo: “Ah, eu odeio minha gravadora. Estou [batendo cabeça] com a minha gravadora”, e coisas do tipo. Contanto que vocês me deem meu orçamento, estou feliz. É um pouco triste não estar com as mesmas pessoas com quem você começou, mas os novos chefes são legais. Eles são jovens. Eles entendem. Você só precisa conversar com as pessoas e ir diretamente a elas. Seja direto, diga o que quiser, seja direto comigo e pronto. Estamos bem.
Você nunca fez oficialmente uma turnê completa. Como seria uma turnê da Cardi B?
Eu sei que sou uma boa artista. Bem, sou? Não, eu sou ótima. Na verdade, sou ótima porque já fui stripper. (Risos.) Mas não, acho que minha turnê pessoal não será como nenhuma outra que já fiz. Da estética ao visual, até mesmo à forma como me apresento, farei coisas que normalmente não faço, como malhar, porque quero ser a melhor. Tenho feito tantas turnês diferentes. Fui ao show da Madonna e ao show da Beyoncé. Não consigo me apresentar como a Beyoncé, mas também não consigo fazer nada pela metade.
Se você pudesse escolher uma palavra para intitular este capítulo da sua vida, qual seria e por quê?
No começo, eu ia dizer “confuso”.
Como assim?
Parecia um reset. Talvez seja essa a palavra. Estou reiniciando minha carreira novamente. Dei uma pausa e estou prestes a voltar. Estou prestes a entrar em turnê intensamente, e não estou na estrada intensamente há muito tempo. Isso é um reset. Depois, é um reset na minha vida pessoal. Da última vez que estive na estrada, tive um filho. Agora tenho três filhos. Fui casada, agora estou me divorciando. Estou namorando. É um reset em tudo. Às vezes, sinto que tenho 20 anos de novo. Eu não deveria me sentir como se tivesse 20. Eu deveria estar me sentindo como se tivesse 30 e poucos anos e estivesse estabelecida, mas não me sinto tão estabelecida. Sinto que estou refazendo coisas e reaprendendo em todos os aspectos da vida. Profissional e pessoal. Então, acho que deveríamos dizer um recomeço.