Carla Bittencourt: Globo ignora Vitória Strada após o “BBB 25” e levanta questionamentos nos bastidores

Se essa história fosse só sobre talento, bastidor e histórico profissional, a Vitória Strada já teria engatado um novo trabalho na Globo há tempos. Mas televisão — e principalmente a engrenagem da teledramaturgia — raramente funciona só na lógica do mérito. O caso dela escancara um tipo de ruído que a Globo ainda não resolveu completamente: o desalinhamento entre imagem pública, estratégia de casting e as leituras conservadoras da alta cúpula.

Desde a estreia em “Tempo de Amar”, Vitória construiu uma reputação praticamente irretocável nos bastidores. É o tipo de atriz que diretor gosta de escalar, que elenco gosta de contracenar e que entrega o que o autor escreve sem ruído, sem crise, sem vaidade excessiva. Isso, historicamente, sempre foi moeda forte dentro da Globo.

Ainda assim, a carreira dela dentro da emissora foi marcada por um detalhe importante: circulação restrita entre autores. Trabalhou com nomes como Elizabeth Jhin e Alcides Nogueira (ambos hoje fora da ativa na casa) e mais recentemente com Daniel Ortiz, que tem uma linguagem muito específica dentro da faixa das sete. Ou seja: Vitória nunca virou “patrimônio coletivo” da dramaturgia, aquele tipo de atriz que atravessa núcleos, horários e autores com facilidade.

O segundo ponto — e talvez o mais sensível — é a forma como a vida pessoal dela entrou no radar corporativo. A exposição do relacionamento com Marcella Rica, à época, foi celebrada publicamente, mas nos bastidores gerou desconforto em setores mais conservadores da emissora. Não é uma política oficial, nem algo que alguém vá admitir em voz alta, mas ainda existe uma preocupação silenciosa com “aceitação de público”; especialmente em produtos de massa como as novelas.

E aqui entra uma contradição importante: a Globo que se comunica para fora é mais moderna do que a Globo que decide internamente. Mesmo com o fim do relacionamento e o atual namoro com Daniel Rocha, o “rótulo” já foi criado. E em televisão, rótulo demora a ser reconfigurado, principalmente quando não há um projeto forte que reintroduza o artista sob outra lente.

O contraste com Babu Santana só evidencia ainda mais essa lógica torta. Mesmo após um pós-reality turbulento no “BBB 26”, ele já aparece escalado em “Por Você”. Não necessariamente por “merecimento” ou “demérito”, mas porque se encaixa em um tipo de casting que a Globo precisa preencher rapidamente.

No fim, a ausência de Vitória Strada na fila de novelas parece menos sobre rejeição direta e mais sobre uma soma de fatores: falta de um autor que a banque, encaixe limitado dentro dos projetos em desenvolvimento e, sim, um ruído de imagem que nunca foi totalmente administrado internamente.

O problema é que, enquanto a emissora demora para resolver essa equação, ela deixa uma atriz pronta — e aprovada — fora do jogo. E em um momento em que a própria Globo busca renovar suas protagonistas e dialogar com novos públicos, isso não é só uma perda para a carreira da Vitória. É um erro estratégico.

2 curtidas

Eu também não entendo o que deu na Globo em ignorar ela após o BBB sendo que ela é uma boa atriz

E ainda no fim ela fazer novela vertical…

Eu sei que novela vertical veio com tudo e não é algo ingrato mas pra quem fez 3 protagonistas na Globo né…

mas o realitysvip disse que os autores de novela estavam brigando pela doll

5 curtidas

Ela poderia ser a Agatha de Avenida Brasil 2

Ai gente, honestamente

Uma coisa é ser uma desconhecida e ser descoberta no BBB

outra coisa é ser uma PROTAGONISTA de novela, com menos de 30 anos e ir pro BBB

Com talento ou não, beleza ou não, eu acho que isso mata a credibilidade total que uma >atriz de sucesso< precisa ter, me desculpem.

5 curtidas

Mas aí não teria nada a ver já que a Ana Karolina Lanes quem brilhou no papel e certamente deve retornar a personagem

com certeza a história da ágata na continuação vai girar em torno de ter crescido e superado os traumas virando magra e bonita kk ent essa aí não presta pro papel

1 curtida

Pior que estão considerando ela e a atriz disse que topa retornar a personagem se a coisa avançar de fato

A personagem tinha transtorno justamente por causa da Carminha, o motivo dela ter se tornado magra hj em dia seria justamente esse trauma q ela carrega nesses 15 anos dps. Duvido ser a msm atriz.

Vcs se perguntando o q deu na cabeça da Globo

E eu me pergunto o q deu na cabeça dela q só tinha protagonista no currículo e aceitou essa bomba de BBB

Morro que deveriam ter colocado ela na do Walcyr pra dar uma fingida. Mas é possível de escalarem ela pra essa das 19h agora visto que vão precisar de elenco e quem aceite qualquer coisa

ela tava esses dias numa publi no programa

só vi ela dizendo que não teve retorno da globo até agora sobre retornar a novela

a participação dela no bbb foi um grito de socorro por papéis

Sem ler eu posso resumir: homofobia.

Também me perguntei o mesmo.

É a Vitoria Strada, e não a Vitória (Viihtube)

Aposto que ela só aceitou ir pro BBB por promessa de um novo papel, mas até agora só em novelas verticais kkkk pior que acho ela muito talentosa, tem que aproveitar o nome ir tentar séries ou cinema.

1 curtida

A Doll é Belíssima e talentosa. BBB manchou a carreira dela. Vitória Strada estamos com tu gostosa

Adiantou de nada ter feito o BBB, pelo menos não saiu queimada