Carta escrita há 3 mil anos mostra descontentamento de jovem babilônico

Foto: Jakub Krechowicz

Uma carta de um adolescente babilônico, endereçada à mãe dele por volta de 1792 a 1750 a.C., viralizou no TikTok na quinta-feira, 7. O documento, escrito por Iddin-Sin, mostra o jovem irritado com a mãe em razão do estado de suas roupas.

De acordo uma tradução fornecida pela Faculdade de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, na Inglaterra, o texto original da carta começa de maneira respeitosa. Porém, logo em seguida, o jovem dá início às suas reclamações.

“Diga à senhora Zinû: Iddin-Sin envia a seguinte mensagem: Que os deuses Šamaš, Marduk e Ilabrat mantenham você para sempre com boa saúde por minha causa".

Em seguida:

"As roupas dos cavalheiros melhoram a cada ano; você reduz minhas roupas de ano para ano”, reclama.

“Você ficou rica reduzindo e reduzindo minha roupa?", questiona.

"Enquanto a lã é consumida como pão em nossa casa, você reduziu minhas roupas”. O filho de Adad-iddinam, cujo pai é funcionário do meu pai, está usando duas roupas novas. Você continua se preocupando com minha única peça de roupa”, argumenta.

A carta de Iddin-Sin para Zinû é conhecida por sua designação técnica TCL 18 111. O texto está presente em uma tábua de cartas escavada em Larsa e agora mantida no Museu do Louvre, em Paris.

ele reclamando por usar cropped

Espero que o coitado tenha tido direito a roupas melhores nas encarnações seguintes a essa aí

o shortinho beiracu do muso

Vc ficou rica reduzindo a minha roupa?

Aqui ele lacrou com a sovina

Ele foi literalmente babilônico nessa

2 curtidas

a diva já sabia da tendência 3 mil anos depois

o kingo babilonizou com a velha bruaca

3 mil anos?

Sim, acho que foi esculpida na tábua

1 curtida

agora que eu percebi que é um tópico sério no setor de noticias

eu jurei que usaram babilonico pra dar ênfase em alguma personalidade exaltada uaaaa

gente que legal

OMG SIMMMMM AAAAAAAAAAAAAAAA

ele literalmente batalhou pela vida babilonica dele enquanto fofocava

1 curtida

thats gossip

ele querendo ser machinho e a velha impondo a ele para ser afeminada

Kingo babilônico

A primeira encarnação da Larissa Manoela

Gente kkk

Esses jovens de hoje em dia