Há 13 anos, nordeste do Japão era destruído por terremoto, seguido por tsunami, desastre nuclear e nevasca

Imgur

Em 11 de março de 2011, um terremoto de 9 graus na escala richter atingiu a região de Tohoku, no nordeste do Japão, com o abalo atingindo em cheio as regiões de Iwate, Miyagi e Fukushima. Após o tremor, um tsunami com ondas de até 40 metros de altura varreu centenas de cidades, vilarejos e plantações na região, provocando a morte de 20 mil pessoas e danos avaliados em 310 bilhões de dólares.

4,5 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica e 1,5 milhão sem água potável no nordeste do Japão após o incidente, além da completa destruição da infraestrutura da região com rodovias, barragens, linhas ferroviárias e complexos industriais virando escombros. Uma nevasca durante o desastre provocou ainda mais mortes e dificultou o resgate das vítimas.

24h após o terremoto, um dos reatores da Usina Nuclear de Fukushima explodiu, causando o maior acidente nuclear desde Chernobyl. Altos níveis de radiação fora da usina obrigaram o governo japonês a evacuar 110 mil pessoas num raio de 30km da usina. Até hoje a região do reator segue restrita devido aos níveis anormais de radiação.

Um relatório da Agência Nacional de Polícia do Japão em 10 de setembro de 2018 listou 121 778 edifícios como “totalmente desmoronados”, com mais 280.926 edifícios “meio desmoronados” e outros 699.180 edifícios “parcialmente danificados”.

O tsunami produziu enormes quantidades de detritos: estimativas de 5 milhões de toneladas de resíduos foram relatadas pelo Ministério do Meio Ambiente do Japão. Alguns desses resíduos, principalmente plástico e isopor, chegaram às costas do Canadá e dos Estados Unidos no final de 2011.

Ainda hoje, cerca de 30 mil pessoas continuam desabrigadas devido a tragédia e muitas ainda morrem todos os anos devido aos efeitos provocados por lesões e doenças.

Resumo

Fonte: Eu que escrevi (Wikipédia, G1, Portal Mie).

10 curtidas

gente, eu não sabia que a gente tinha tido um novo Chernobyl :open_mouth:

O terremoto no aeroporto de Sendai

O tsunami chegando depois

O aeroporto ilhado

5 curtidas

4 desastres seguidos vai se fuder eu acharia alguém pra processar onde já se viu

1 curtida

uma das maiores refinarias do Japão explodindo após o terremoto

0:22

1 curtida

Divos

Pior que litoral Leste de Tohoku tende a ter muito terremoto mesmo

Eu amo Sendai aliás merecia mais reconhecimento dos turistas estrangeiros

alguém ai sobreviveu?

Um exemplo perfeito de liquefação do solo em Shinkiba após o terremoto

1 curtida

sim e é horrível pra ter tsunami porque tem uma fossa super profunda nessa região, que potencializa os efeitos de tsunamis

2 curtidas

sim, o aeroporto só ficou ilhado
as pessoas subiram pro segundo piso

1 curtida

MEu deus

Arranha céus balançando de um lado pro outro em Tokyo

3 curtidas

Eu lembro dessa tour como se fosse hoje fiquei vidrado acompanhando tudo pela TV e internet a cada notícia que chegava

eu passei 1 semana vendo televisão direto, fiquei chocado e obcecado

Eu lembro que eu quase amanheci esperando a tsunami chegar do outro lado do Pacífico eles botaram até cronômetro kkkk

1 curtida

morro q lembro que o canal japones ficou gratis na Sky
ficava horas assistindo

1 curtida

Sofro não sabia da fossa

Mas faz sentido porque o litoral oeste de Tohoku tende a ser bem tranquilo (apesar de ter tido uns terremotos de magnitude 4 em Akita há um tempinho)

sorte que o tsunami n foi tão forte assim em outros países