Cerca de 11 mil brasileiros morreram de Aids em 2022; negros são quase o dobro de brancos

Quase 11 mil brasileiros morreram no ano passado tendo o HIV ou a Aids como causa básica, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (30) para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids em 1º de dezembro.

Do total das 10.994 mortes registradas, os negros representam quase o dobro de brancos.

Foram 61,7% mortes entre pessoas negras, sendo 47% pardos e 14,7% pretas.
Os brancos representaram 35,6% do total.

Foram registrados 43.403 de casos com HIV no ano passado, de acordo com o novo boletim epidemiológico divulgado pela pasta.

:dart: A estimativa é que um milhão de pessoas vivam com HIV no Brasil.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2007 e junho de 2023, foram notificados 489.594 casos de infecção pelo HIV no Brasil. A maior incidência é entre homens e na faixa etária entre 25 e 39 anos.

A estatística é liderada pela região Sudeste, 203 mil; seguida do Nordeste, com 104 mil casos; Sul com 93 mil; Norte com 49 mil; e 38 mil no Centro-oeste.

A maior parte são jovens, meninos negros. Precisamos diminuir a inequidade no Brasil.
— Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde
A questão social também tem grande impacto nas estatísticas de HIV, explica Draurio Barreira, Diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) do ministério.

“Há uma queda mais acentuada entre os casos em brancos de maior escolaridade. As vulnerabilidades são determinantes da questão do HIV, como de tantas outras doenças”, afirmou durante a apresentação do boletim à imprensa.
Ainda segundo o diretor, o sistema de saúde precisa incluir essas pessoas da forma mais completa possível.

“O grande desafio é combater o estigma e a discriminação, fazer com que essas pessoas tenham portas abertas não só no sistema de saúde, mas também na sociedade civil, para ter acesso não só ao tratamento, mas ao diagnóstico e à profilaxia”, disse.

surreal esses numeros em 2023

Isso é tão triste pq além da doença, o que tá matando essas pessoas é a falta de acesso à informação e saúde.

1 curtida

eu ouvi hoje mesmo no rádio da cozinha que porto alegre é a capital com mais mortes por AIDS no brasil… fiquei chocada

Eu queria ver esses dados, eles não liberam né?

as pessoas ainda tem mto descaso com a saúde no geral
acham que tem que deixar os sintomas passarem, vai passar
mas se tá ruim tem que ir no médico, não tem jeito. e olha que a gente tem saúde gratuita né… não é quem a patifaria dos estados unidos que o povo tem que engolir com farinha

Kkkkkk
Vc ja foi em um hospital público? Não é tao fácil assim como vc faz parecer

1 curtida

Pra quem tem hiv? O acesso é facilimo aos coquetéis

2 curtidas

Falta de escolaridade
Estigma sobre a doença
Sistema de saúde precário

Ainda quer comprar com eua…

1 curtida

nao pq tenho plano, mas como vivem aclamando o SUS assumi q era fácil e comum

O topico é sobre aids. Só testa para hiv quem tem um nivel de conhecimento mínimo sobre um assunto que ainda é tabu, se vc olhar o recorte do tópico n vai ser difícil de entender.
Ngm vai no posto de saúde por uma gripe que não passa ou uma febre.

1 curtida

O problema é até a pessoa descobrir o HIV. As vezes, só descobre em estado avançado de AIDS mesmo.

Conheci uma pessoa que tinha medo de tocar nas pessoas com medo de transmitir o vírus
Disse tmb que tinha tendências suicidas desde que descobriu ser soro positivo pq se sentia impuro
É muito estranho imaginar que ainda existe esse tipo de desinformação

Será que todas essas 11 mil pessoas não faziam o tratamento? Pois dizem que com o tratamento é praticamente impossível evoluir do HIV para AIDS.

É verdade! Descobri que tinha HIV em fevereiro desse ano e tomo a medicação e vivo com mt qualidade de vida.

4 curtidas

Provavelmente não faziam o tratamento.
Inclusive os medicamentos conseguem reverter o o quadro de AIDS.

2 curtidas

as vezes eu acho que a melhor coisa que fiz da vida foi parar de me relacionar com outras pessoas

Gente, o acesso no SUS é muito tranquilo e ágil apesar dos apesares da nossa saúde pública, claro, tem mt coisa pra melhorar, mas não falta medicação e vc tem acesso a vários profissionais pra te ajudar com o tratamento. Descobri q tinha hiv em fevereiro desse ano, e foi um susto mt grande pq eu pensava que tava com dengue e fui fazer check up geral pra ter uma noção da minha saúde. Hoje, me sinto bem e consigo lidar melhor com a situação, mas receber o diagnóstico foi brutal e eu sofri demais, optei n falar nada pra minha família pq sempre sofri homofobia e meus pais sempre falavam q o fato de eu ser gay ia me por em perigo, (q eu ia pegar aids e morrer). Por fim, superei o baque com ajuda de alguns amigos, terapia e com a corrida de rua. Cuidem-se, n desejo o que eu passei pra ngm.

2 curtidas

nossa mas remedio nao falta pra ngm, o sus nisso eh quase 100% as vezes ate em casa vao buscar, morreu por outros motivos