Chappell Roan fala sobre “The Subway”, sobre escrever apesar do coração partido e amar seu trabalho novamente
Em uma tarde úmida de julho, Chappell Roan está parada perto da porta de um vagão do metrô, com cabelos ruivos flamejantes cobrindo seu rosto pálido e lunar. Só que a estrela pop de 27 anos, nascida Kayleigh Rose Amstutz, não está amontoada entre os inúmeros passageiros de Nova York. Em vez disso, ela transformou um vagão desativado do Museu do Trânsito de Nova York, no centro do Brooklyn, em uma boate com iluminação estroboscópica para filmar o videoclipe de seu último single, “The Subway”.
Desde que ela estreou a música no ano passado no festival de música Governors Ball, os fãs imploram por uma gravação em estúdio. Inicialmente, Roan planejava lançar “The Subway” em abril. Depois, adiou para junho. Depois, para julho. Quando o lançamento foi na noite da última quinta-feira, ela rapidamente ascendeu ao primeiro lugar na parada global do Spotify, tornando-se a estreia de uma artista feminina com maior número de streams neste ano.
“Eu simplesmente não estava pronta para lançar ainda”, Roan me conta em seu trailer. “Foi doloroso demais. Eu estava com muita raiva e medo — quase da minha vida — para lançar.” Tudo mudou agora.
“The Subway” detalha a adrenalina que acompanha o encontro com um ex. “Eu estava tendo dificuldade em superar uma pessoa, e eu simplesmente não conseguia”, diz Roan, enquanto sua equipe de glamour trançava seu cabelo e pintava flores de rosa em suas bochechas. “Quando eu estava escrevendo, eu estava constantemente tentando dizer: ‘ acabamos, acabamos, acabamos, acabamos ’. Os sentimentos ainda estão lá, mesmo que tenhamos terminado.”
A música, que Roan coescreveu com seu produtor, Daniel Nigro, provou ser um árduo empreendimento criativo. Ela compara “The Subway” ao seu primeiro hit “Casual”, uma música sobre querer alguém que não se comprometa, tanto em termos de conteúdo quanto de processo de produção. “Levou um tempo irritante para simplesmente acertar”, diz ela.
O mesmo aconteceu com o videoclipe. “Faz anos que não faço um videoclipe porque eles são desnecessariamente difíceis e, às vezes, traumáticos”, diz ela. Depois de lançar seus singles “Good Luck, Babe!” em 2024 e “The Giver” no início deste ano, Roan sentiu que não tinha tempo ou energia para criar visuais que acompanhassem o videoclipe. “É um trabalho tão apaixonado que eu penso: não sei se ainda tenho esse amor no meu coração”, diz ela
“The Subway” foi uma história diferente: Roan idealizou uma travessura exagerada e nova-iorquina que acompanha a estrela, praticamente engolida por sua juba ruiva, enquanto ela persegue a criatura de cabelos verdes, estilo Cousin It, que partiu seu coração. “Eu não queria que fosse super sério”, diz ela. “É uma música séria, mas ao mesmo tempo não é, porque eu digo: ‘Foda-se esta cidade, vou me mudar para Saskatchewan’. Não é tão sério assim.”
No dia seguinte ao nosso encontro no museu, fãs avistaram Roan filmando em Manhattan, com seus cachos caindo em cascata por uma escada de incêndio como os da Rapunzel. Não demorou muito para que os detetives combinassem os vídeos granulados dela dublando com a letra da música. Os TikToks proliferaram em poucas horas, e fotos de Roan gravando outra cena, na qual ela é arrastada de cabelo para baixo por um táxi, se espalharam como fogo na internet. (Mesmo quando não é usado como um acessório extravagante, Roan acha que seu cabelo chama a atenção: “Não consigo me esconder se meu cabelo está solto. Eu apenas o cubro e uso uma peruca”, diz ela. “Fiquei muito frustrada com meu cabelo e quase cheguei a cortá-lo todo ou pintá-lo de um tom bem escuro, então não ficou com a cara do ruivo, mas sempre fez parte da minha marca.”)
O triunfo do álbum de estreia de Roan, vencedor do Grammy, The Rise and Fall of a Midwest Princess , gerou muita especulação sobre seu sucessor, com fãs analisando sua recente fixação por dragões, cavaleiros e outros motivos medievais e notando como o vídeo com a letra de “The Giver” apresenta um menu de DVD que percorre as faixas chamadas “To Be Yours” e “Read & Make Out”.
Mas “o segundo projeto ainda não existe”, esclarece Roan. “Não há álbum. Não há coletânea de músicas.”
Ela continua: “Levei cinco anos para escrever o primeiro, e provavelmente vou levar pelo menos cinco para escrever o próximo. Não sou o tipo de compositora que consegue produzir muito.” Roan também não vê valor criativo em produzir música sob pressão. “Acho que não faço boa música sempre que me forço a fazer alguma coisa”, diz ela. “Às vezes, ouço comentários do tipo: ‘Ela está em todo lugar, menos naquele maldito estúdio’. Mesmo que eu ficasse no estúdio 12 horas por dia, todos os dias, isso não significa que você conseguiria um álbum mais rápido.”
E por falar nisso: hoje em dia, Roan só usa o Instagram para postar e rapidamente apaga o aplicativo do celular. “As redes sociais me prejudicam pra caramba e prejudicam minha arte”, diz ela. “Não vou mais fazer isso comigo mesma.” Ela está animada para ver como seu projeto se desenvolverá sem a influência da internet. “Nunca compus um álbum sem Instagram nem nada”, diz ela. “O processo de criação do álbum é puramente meu. Ninguém no TikTok consegue ver.”
Além disso, há muito o que vivenciar e estar presente em sua vida real. Roan passou os últimos meses morando em Nova York com sua melhor amiga e diretora criativa, Ramisha Sattar. “Preciso ver como é Nova York aos meus 20 anos, porque é o que todo mundo diz”, diz ela. Ela gostou de explorar a cena gastronômica e andar de bicicleta pela cidade (“que é minha atividade favorita”), embora nem mesmo as estrelas pop estejam isentas da atitude implacável da cidade. “Nova York está fazendo exatamente o que faz comigo, que é me dar uma surra”, diz ela, sob um coro de empatia e acenos de sua equipe.
Mas, ultimamente, Roan está otimista com o que a espera, que inclui uma série de shows pop-up neste outono em Nova York, Los Angeles e Kansas City, Missouri. “Este ritmo está bom agora. Parece bom e administrável”, diz ela. “Sinto que, pela primeira vez em mais de um ano, finalmente posso me animar para ir trabalhar e fazer meu trabalho.”
Até lá já morreu
Como pode ser tão chata
Oh mulher chata viu…
a era checkmate dela
Mds, 5 anos e saiu aquela bosta? Misericórdia
então tá bom
e estaremos aqui esperando o hinario
Ela não foi chata nessa entrevista… eu acho que ela é bem sincera com as vontades dela kkk’ A gente tá acostumado com o comportamento padrão de diva pop desde os anos 2000 e qualquer um que não fale sempre a mesma coisa vira chata.
Diva q quer nos poupar
Ta bom querida, anotei
morro que qualquer coisa que ela fala vem os bots chamando de chata
unica coisa que ela disse é que provavelmente vai demorar pra escrever o album ja que demorou pra escrever o primeiro. pooorra que chata né?
eu morro que ela so fala “demorei 5 anos pra escrever minhas mscs”
o povo daqui “ai como ela chata por demorar 5 anos”, juro
kkk doll
ela é tao preciosa
Estaremos esperando
proibido gastar tempo aperfeiçoando o próprio trabalho, não ficou sabendo?
ate la deve dar tempo de eles criarem uma opiniao propria
proibido gastar tempo aperfeiçoando o próprio trabalho, não ficou sabendo?