Charts da Austrália excluirão automaticamente singles e álbuns lançados a mais de 2 anos

ARIA faz mudanças nas paradas de singles e álbuns em tentativa de dar mais visibilidade à música australiana

Nenhum artista australiano entrou no Top 50 de singles nesta semana, e apenas cinco artistas locais aparecem na parada equivalente de álbuns.

No entanto, a Associação da Indústria Fonográfica Australiana (ARIA) anunciou mudanças significativas em suas paradas para dar aos australianos uma chance maior de alcançar os primeiros lugares.

A partir de setembro, as paradas ARIA Top 50 de Singles e Álbuns, assim como as paradas Top 20 de Singles e Álbuns de Artistas Australianos, passarão a focar exclusivamente em músicas lançadas nos últimos dois anos.

Com as alterações, sucessos duradouros como Mr. Brightside, do The Killers — que passou 157 semanas no Top 50 — e Riptide, de Vance Joy — impressionantes 360 semanas no Top 20 australiano — darão lugar a músicas mais novas e serão transferidos para uma nova parada chamada ARIA On Replay.

Anteriormente conhecida como “parada de catálogo”, a On Replay também destacará títulos que historicamente permaneceram quase permanentemente nas paradas principais.

Isso inclui diversos álbuns antigos de Taylor Swift e Ed Sheeran, os astros do country Luke Combs e Zach Bryan, e o clássico Rumours, do Fleetwood Mac, que já passou 403 semanas no Top 50 de álbuns.

Compilações de grandes sucessos também deixarão as paradas principais: nomes como Eminem (402 semanas), Elton John (336 semanas), Maroon 5 (321 semanas), Katy Perry (289 semanas) e The Weeknd (228 semanas).

Por que isso está acontecendo?

O corte de dois anos está sendo implementado para “tornar as paradas mais dinâmicas”, disse Annabelle Herd, diretora executiva da ARIA, à rádio ABC Melbourne.

1 curtida

Agora a Kylie entra @rauw @rozz

Gag @loveofmylife

O Hot 100 com metade do top 10 igual há uma ano.

tá na hora da hot 100 mudar as regras também
inclusive já passou da hora de acabar com album bomb, coisa mais ridícula um artista só colocar 30~40 músicas simultâneas no chart

Sim, ja podem remover birds of a feather do chart

Billboard devia fazer o mesmo

poderiam mesmo, 60 semanas charteando tá ótimo

Os meninos do 5 Seconds of Summer finalmente ganhando visibilidade

A busca do chart para ser “dinâmico” só oculta o que de fato está sendo consumido

8 curtidas

Charts tem que tentar representar a realidade de vendas, não moldar uma realidade só pra ser dinâmico

Pois é, eu penso assim tbm, os charts semanais tem q refletir o q tá sendo consumido e pronto, se o povo tá ouvindo e consumindo as mesmas velharias, a culpa é do povo kkkk

A indústria deveria estar mais preocupada em criar maiores estratégias de rotatividade nas playlists das plataformas de streaming e rádios, mto mais eficaz.

4 curtidas

Sim, não entendo quem acha super revolucionário um chart super manipulado que não reflete o consumo real, qual o ponto de negar a uma música ou álbum que a longevidade dela seja registrada nos charts, se os lançamentos não estão conseguindo êxito, não é culpa de obras antigas

5 curtidas

Essas regras são mt idiotas, se vendeu mais, vai estar nas primeiras posições e pronto.

Só me lembra os britfãs chorando pelo Blackout

6 curtidas

ok
agora cala a boca

grosso imundo

boa tarde, meu Felps

1 curtida

Os Spotify da vida por exemplo que deveriam criar políticas do tipo: ‘‘Uma música n pode ficar mais que 10 semanas na TTH’’, por exemplo, sei lá.

A mega sabotagem de dados

Era mais fácil virar um chart top 100

Tudo bem, meu xodó?

Isso passa longe de ser um gráfico, kkkk

Não faz sentido uma lista em que nem todos os dados são os mais consumidos