CHINA: acreditam que um dia vá superar os EUA na hegemonia global?

a china cresce extremamente rápido e em breve deve superar os eua como maior economia do mundo. não apenas isso, mas também em tecnologia, indústria…

enquanto os eua enfrentam crises internas, instabilidade política e discutindo sobre trans poderem ou nao usarem o banheiro, a china investe pesado em infraestrutura, inovação e parcerias internacionais, exapandindo sua presença em todos os continentes

o próximo passo para consolidar sua liderança é ampliar o soft power, algo que ainda não domina totalmente… essa mudança na hegemonia global deve acontecer de forma gradual, sem guerras, apenas pela força dos fatos e da estratégia

queria estar aqui um dia pra acompanhar essa transformação. vcs acham que isso deve acontecer? ou é papo de comunista safado?

• a china vai dominar o mundo
  • eua vão reagir e continuar no topo por um bom tempo
  • a hegemonia vai ser dividida, ninguém vai mandar sozinho
  • sem opinião formada
0 votante

a china é tao fascinante, tem 4.000+ anos de historia

ja passaram por tanta coisa e estao firme e fortes

Old, questão de pouco tempo

sera que estaremos aqui pra testemunhar isso?

pena que a china leva um sopapo em soft power. pisado pelo japao e coreia

1 curtida

Eles estão crescendo muito em produção intelectual

Old que sim, ela vai voltar pro lugar que já foi dela antes

Esperamos que sim

Ultimamente isso tá mudando muito, principalmente com os vídeos de viajantes indo pra China

Em termos de produção, tecnologia e exportação, sim
Em influência global (cultura, música etc) acho impossível. Um tanto pela impossibilidade do idioma (pra bater de frente com o Inglês que é praticamente universal).

A barreira do idioma deve acabar daqui uns 10 anos com a IA se aperfeiçoando ainda mais

sim

Mas os eua eh um puxadinho da europa q tbm eh super antiga

acho que a China ganha forças mas não ultrapassa a hegemonia cultural e economica dos EUA.

eles ainda serão um império por MUITO tempo, apesar das instabilidades. é um dos poucos países ricos que mantém a população crescendo, muito graças a imigração gigantesca, enquanto a própria China já começa a ver a população caindo.

e ainda tem o soft power americano que mesmo com o Trump tentando destruir, ainda é mt forte.

1 curtida

vamos parar de ouvir divas americanas e apoiar divas pop chinesas

a revolucao começa aqui

3 curtidas

nossa historia é tao pobre perto da china

nasci no pais errado

@j1 velha esclerosada psicotica, suma.

Em tecnologia e como potência econômica, sem dúvidas

Agora, em cultura não

O que vai acontecer cada vez mais é um domínio menos americano e algo mais múltiplo, como K-pop e latin pop vem fazendo agora na música

No cinema, ainda obviamente os EUA vai dominar, mas você percebe que o cinema norte americano tá cada vez mais estrangeiro e diferenciado para atrair um público mais internacional

O inglês vai continuar sendo a língua global mais importante porque os EUA desde que lidamos como o mundo moderno e contemporâneo disseminou bem a ideia de se comunicar através dela

militarmente tbm sempre vai estar atras, eu acho.