Ciclone extratropical: Inmet eleva alerta para vermelho, que sinaliza grande perigo, em parte do RS

Há riscos de forte chuva, queda de granizo e rajadas de vento acima de 100 km/h

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou o alerta por conta do ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul para vermelho. A mudança de status, equivalente a “grande perigo”, está vigente entre meio-dia desta quarta-feira (12) e 10h de quinta-feira (13). O anúncio faz menção a potenciais impactos do fenômeno.

De acordo com o Inmet, instituição federal ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária, há previsão de 60mm a 100mm de chuva – ou seja, de metade a 80% da média de precipitação para o mês de junho em quase todo o Rio Grande do Sul.

Há potencial para queda de granizo e rajadas de vento superiores a 100 km/h. Segundo o Inmet, o risco é de “danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário”.

Entram, na zona vermelha de alto risco, as regiões Sudoeste, Noroeste, Central, Litorais Sul e Norte, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste, Nordeste e quase toda a Metade Sul.

— No decorrer desta quarta, o ciclone vai se deslocar pelo Estado, do Noroeste em direção ao Sudeste. O centro deve passar pela Região Central, por volta de Santa Maria, e atingir Serra e Porto Alegre. Deve chegar à Região Metropolitana entre 18h e 21h desta quarta-feira. Mas durante todo dia e noite teremos chuva e vento – explica Henrique Repinaldo, meteorologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

O ciclone desta quarta e quinta-feira deverá ser mais forte do que o registrado na sexta-feira passada (7) e de intensidade semelhante, com provável menos risco de estrago, do que o fenômeno do fim de junho, quando 16 pessoas morreram no Rio Grande do Sul, acrescenta Repinaldo, pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Pesquisas Meteorológicas da UFPel.

Há provável chance de menores estragos porque o ciclone de junho ficou “parado” mais tempo na metade norte do Estado, enquanto que o fenômeno desta semana deve atravessar o Rio Grande do Sul em sua trajetória da Argentina e sul do Paraguai ao oceano. Por consequência, o ciclone deve atingir mais cidades, alertou a Defesa Civil.

— Em termos de preocupação, o ciclone de agora é mais preocupante do que o ciclone do fim de semana passada, que causou algumas chuvas e quase nada de vento. Este, de hoje, é mais comparável ao de junho. A vantagem é que o ciclone de agora se desloca, então talvez seja menos danoso porque não fica tanto tempo influenciando uma região. O ciclone que fica muito tempo parado, como o de junho, concentra a precipitação em uma região, o que torna mais perigoso – diz o meteorologista.

Orientações do Inmet:

• Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
  • Observe alterações nas encostas
  • Permaneça em local abrigado
  • Em caso de situação de inundação ou similar, proteja seus pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

AMIGAS TA PARECENDO NOITE AQUI! MEU DEUS

vou dar minha aula, tomr umas três cerveja, tomar meu remédio de dormir e esperar o melhor

Aqui parece verão … moro no interior de SP e diz que haverá ventos e frio no fim de semana

E tem como fazer algo pra se proteger?

Ficar trancado em casa, apenas

ate pq ja anoiteceu

17:51 nena

1 curtida

aqui acabou de anoitecer

E o vento não leva a casa também?

1 curtida

17:36

Quarta-feira, 12 de julho de 2023 (BRT)

Pôr do sol em Florianópolis

o aeroporto de florianopolis cancelou todos voos hoje pq um aviao derrapou na pista por conta do ciclone

parece que vai ficar fechado ate sabado

Faz umas 12h que tá chovendo sem parar aqui

eh só um ventinho

Leva sim. Se eu não criar o tópico do Spotify amanhã já sabe que fiz a o doroth de o mágico de oz

o alerta do google foi de ‘alerta vermelho de tempestade’ pra ‘alerta severo de enxurrada’

1 curtida

Quero videos

Qual é pior

Me prometeram que seria de boa! Do nada mudou pra perigoso

1 curtida

acho que o de enxurrada é pior pra quem mora em região de risco, mas não sei se isso tira o risco de muito vento