Cientistas desenvolvem vacina que diminui a Fel d 1 da saliva dos gatos, um dos principais alérgenos felinos a causarem efeitos em humanos

Rinite, asma, vergões e inchaços nos locais de arranhaduras, lambidas e mordidas de gatos são sintomas que incomodam muito quem apresenta alergia a esses animais.

Espirros, coceira nos olhos, nariz e garganta, coriza, congestão nasal e lacrimejamento também são comuns de ocorrerem em alérgicos logo após o contato com o animal.

Quem tem alergia ainda pode apresentar crise de asma com sibilos e falta de ar e piora de um quadro de asma pré-existente”, diz a médica alergista Elizabeth Mourão.

Para reduzir esse que é um verdadeiro martírio, uma empresa suíça deu recentemente um passo importante anunciando dados pré-clínicos de uma vacina contra esse tipo de alergia.

A HypoPet AG, sediada em Zurique, publicou em abril deste ano um artigo intitulado “Imunização de gatos para induzir anticorpos neutralizantes contra Fel d 1”, um dos principais alérgenos felinos a causarem efeitos em humanos, no Journal of Allergy e Clinical Immunology.

A vacina, chamada de HypoCat, tem mostrado efeito contra partículas do alérgeno Fel d1, neutralizando-o, segundo quatro estudos realizados com 54 gatos. Segundo estimativas, 10% da população humana sofre de alergia a gatos, animais cuja população é a que mais cresce em ambientes domiciliares urbanos.

O mais interessante é que a vacina deve ser aplicada nos felinos e não nos seres humanos. A vacina ainda não está disponível no mercado – a previsão é que ela seja comercializada dentro de três anos – e não há ainda data para o início da venda no Brasil.

Como acontece a alergia

Os alérgenos do gato não são encontrados nos pelos, mas sim na saliva, urina e na descamação da pele (epitélio). “Assim, não importa se um gato tem pelo longo ou curto: qualquer raça pode desencadear sintomas em indivíduos sensibilizados”, diz a médica alergista Elizabeth Mourão, da a Asbai, a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

O sintoma pode aparecer imediatamente após a exposição ao gato e seus alérgenos, desencadeando crises de asma e rinite, diz Heberto José Chong Neto, diretor da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia). O alérgeno, segundo ele, pode ficar na roupa e não sair nem mesmo lavando-a com água quente, por serem partículas muito pequenas.

O indivíduo pode se sensibilizar quando o animal está presente em casa ou em visita a casa de familiares ou amigos. O alérgeno do gato pode permanecer no ambiente semanas e até meses após o animal ter sido retirado do ambiente”, fala Elizabeth.

“Apesar de não ser grande no Brasil, a prevalência de alergia a animais atinge 5% dos pacientes alérgicos no país”, diz Heberto Chong Neto.

As alergias a gatos são causadas por uma proteína chamada Fel-d1, que desencadeia o aumento da produção de IgE contra o alérgeno em indivíduos previamente sensibilizados por contato repetido com o animal.

Quando a proteína entra nas vias aéreas de uma pessoa, ela pode desencadear uma onda de histamina — um produto químico bombeado pelo sistema imunológico quando ele pensa estar sob ataque. É essa resposta exagerada do sistema imunológico, e não a própria proteína, que causa os sintomas.

Diagnóstico e tratamento

Segundo a médica alergista, o diagnóstico de alergia a gatos é feito pela história, exame físico e confirmação da alergia por testes alérgicos na pele ou sangue.

No caso de reações graves ou muito frequentes, pode ser necessário remover o animal do ambiente doméstico e cuidar com visitas a ambientes onde existam o animal.

Segundo a médica alergista Elizabeth Mourão, o tratamento e controle da rinite e da asma podem ser feitos com medicamentos. “Evitar a entrada do animal no quarto de dormir pode melhorar muito a qualidade de vida e a convivência de indivíduos alérgicos com seus animais de estimação”, diz ela.

Como a vacina “milagrosa” ainda não está disponível, a imunoterapia específica com o alérgeno do gato é uma das maneiras de se reduzir os quadros de alergia. Esta modalidade de tratamento tem como finalidade induzir tolerância ao alérgeno do gato e deve ser realizada por medico alergista e por um período mínimo de 3 anos, segundo a médica alergista Elizabeth Mourão.

A ideia é mudar o sistema imunológico do paciente, fazendo com que ele deixe de sentir sensibilidade à certos alérgenos. Para isso, a pessoa faz um exame identificando qual é a fonte que causa a alergia e, a partir de então, recebe baixas doses dessa substância, o que ajuda na dessensibilização, diz Chong Neto.

Fonte

1 curtida

Viva a Ciência e fodase a Religião

Acredito que pra mim n vai servir. O meu problema é com animais que possuem pelos em geral.
Nunca fiz o teste pra saber se tenho alergia a Fel d 1. Acredito que sim.

Por isso que n adianta ter gato da raça Sphynx quem é alérgico, ele vai se lamber e a Fel d 1 vai estar na pele dele e vai te causar espirros.

amei, eu sou assim de ter alergia a eles e uma vez o otorrino me disse que era isso mesmo, não somente o pelo, mas a saliva que ele se lambe todo… e o pior que eu tenho o gato da minha mãe em casa

mas n eh prejudicial pros bichinhos eles perderem essa fel d 1? pq eles tem enzimas na saliva p eliminar bacterias durante o banho e e interacoes c outros gatos
ou n afeta em nada?

" Ai mais eu tenho alergia a gatos"

Realidade, nunca fez o real teste.

Os estudos ainda estão sendo feitos, acredito que vá demorar um pouco, pois é desde 2019 os testes e saiu esse noticia mais atualizada agora.

tadinho dos kingos em teste

Mas até agora esta tudo bem com eles!

Sã0 54 gatos em teste. N sei se tem estudo da importância da Fel d 1 pra eles, tem? Vou ler mais a fundo

tenho piticos de pelo aq em casa e pessoas alergicas no meu convivio
provavelmente vou esperar uns bons anos de pesquisa msm depois dessa vacina ficar disponivel antes de cogitar aplicar
morro de medo pela seguranca dos divos

parece ser so uma proteina
se pa deve dar p suprir com alguma racao específica

Simmmmmm, espera mesmo, geralmente essas coisas demoram anos de pesquisa mesmo. Gatos que poder ou n tomar. Igual um ser humano mesmo. Morro de medo tb
Queria nos humanos isso sim, n quero enfiar agulha nos divos, tadinhos