Cinco anos da PREP

Simples, de graça e muito eficaz na proteção contra o vírus HIV. A Profilaxia Pré-Exposição, mais conhecida pela sigla PrEP, consiste na utilização diária de uma combinação de dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir + entricitabina), que apresentam composição similar aos usados no tratamento do HIV, que reduz em mais de 90% as chances de uma pessoa se infectar quando exposta ao vírus.

No início de 2023, a introdução da PrEP no Sistema Único de Saúde (SUS).

Dados do Painel PrEP, disponibilizado no site do governo, indicam que 118 mil pessoas começaram a usar a PrEP em todo o Brasil desde 2018, ano de início da oferta. Somente nos três primeiros meses de 2023, foram 12.343 novos usuários. No mesmo período do ano passado, foram 8.393 de 2022.

Os números consolidam o Brasil como líder na América Latina, e, de acordo com especialistas, ajuda a explicar as sucessivas quedas de novos casos registrados de HIV: entre 2019 e 2021, o número de casos de infecção pelo HIV declinou 11,1% no Brasil, com maior percentual de redução nas regiões Sul (15,4%) e Sudeste (15,3%).

No entanto, os dados positivos não escondem as discrepâncias da iniciativa PrEP SUS, como o projeto é chamado no Ministério da Saúde. São Paulo lidera com quase 40 mil iniciações, seguido pelo Rio de Janeiro com 8.302.

Nenhum estado do Nordeste, em contraste, chega perto de 3 mil usuários de PrEP, apesar de ser a segunda região com mais casos de HIV. “Infelizmente, ainda temos muitos municípios que não têm acesso a esta importante ferramenta de prevenção”, explica José Valdez Ramalho Madruga, infectologista e coordenador do comitê de HIV/Aids da Sociedade Brasileira de Infectologia. São apenas 770 unidades de saúde que oferecem a profilaxia, a maioria na região Sudeste.

Ao mergulhar mais fundo, os dados evidenciam ainda mais preocupações. Por exemplo, enquanto as infecções por HIV aumentam entre os menores de 25 anos, 64% dos usuários de PrEP têm mais de 30 anos. Da mesma forma, os indivíduos brancos e com mais escolaridade constituem a maioria (57% e 72%, respectivamente). “A população mais vulnerável e menos escolarizada nem conhece a PrEP. Precisamos capitalizar a informação”, completa Madruga.

Além disso, 46% dos usuários de PrEP descontinuaram o programa em cinco anos. Embora a escolha pessoal determine o uso da PrEP, não há clareza sobre quantas descontinuações poderiam ser evitadas devido a barreiras, como medo ou desinformação.

6 curtidas

PrEP (Profilaxia Pré-Exposição)

O que é?

Resumo

Uma das formas de se prevenir do HIV é a PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição. Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Como funciona?

Resumo

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Existem duas modalidades de PrEP indicadas: a PrEP diária e a PrEP sob demanda.

PrEP diária: consiste na tomada diária dos comprimidos, de forma contínua, indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade ao HIV
PrEP sob demanda: consiste na tomada da PrEP somente quando a pessoa tiver uma possível exposição de risco ao HIV. Deve ser utilizada com a tomada de 2 comprimidos de 2 a 24 horas antes da relação sexual, + 1 comprimido 24 horas após a dose inicial de dois comprimidos + 1 comprimido 24 horas após a segunda dose. A PrEP sob demanda é indicada para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana E que consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer. Além disso, as evidências científicas garantem a segurança e eficácia da PrEP sob demanda somente para algumas populações. São elas: homens cisgêneros heterossexuais, bissexuais, gays e outros homens cisgêneros que fazem sexo com homens (HSH), pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais - que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.
ATENÇÃO: a PrEP só tem efeito protetor se você tomar o medicamento conforme a orientação de um profissional de saúde. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente das substâncias ativas em sua corrente sanguínea para bloquear o vírus e você não estará protegido

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito?

Resumo

Mulheres cisgênero, pessoas trans ou não binárias designadas como sexo feminino ao nascer, e qualquer pessoa em uso de hormônio a base de estradiol, que façam uso de PrEP oral diária, devem tomar o medicamento por pelo menos 7 (sete) dias para atingir níveis de proteção ideais. Antes dos sete dias iniciais de introdução da PrEP, medidas adicionais de prevenção devem ser adotadas.
Homens cisgêneros, pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais - que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol - e que usem PrEP, seja ela diária ou sob demanda, devem tomar uma dose de 2 (dois) comprimidos de TDF/FTC de 2 a 24 horas antes da relação sexual para alcançar níveis protetores do medicamento no organismo para relações sexuais anais (4, 5). Ressalta-se que os estudos de PrEP sob demanda não apresentam evidências de proteção para relações sexuais (neo)vaginal recepvas.
IMPORTANTE: É fundamental a testagem regular, a investigação de sinais e sintomas para outras IST. A PrEP previne contra o HIV e permite o diagnóstico e tratamento de outras IST, interrompendo a cadeia de transmissão. O uso do preservativo previne do HIV e outras IST.

1 curtida

parabens pra vc
nessa foda querida
muitas gozadas
e muita proteção na vida

com quem sera…
com quem sera…
com quem será que a prep vai casar?
vai depender…
vai depender…
vai depender se o barebacker vai querer

tá na hora de tomar a prepinha
e frequentar uma surubinha
parabens
parabens
pelo seu aniversariooo

hoje vai ter uma foda
mamada, golden shower, muito gozo pra você
é o seu aniversário
vamos trepar
e o grindr receber

Pensava que tinha mais tempo, chocado que eu achava que já tinha uns 10 anos. É mto recente, deve tá salvando mts vidas.

1 curtida

Eu lembro quando lançou.

Vou começar a tomar a minha. Já tô com ela em mãos mas ainda não tomei

Eu sempre penso em começar mas tenho receio com os efeitos colaterais

Cinco anos q tomo, fui pioneira na minha cidade

Apesar q antes disso ja nao usava capa msm

You are dirrrty

too dirty to clean my act up

Comece. Você nunca saberá se terá algum efeito colateral se não iniciar.

Já vou pro meu 3º ano de PrEP e nunca tive nada.

Aliás, são 5 anos só no Brasil né?
Mundialmente já tem há uns 10, acho.

Isso, 5 anos aqui.

Nos EUA começou em 2012

eu queria tomar, mas nem sei se minha cidade tem

tem que pedir no postinho?

Não entendi essa parte sobre o “começo” da proteção. Então tomando 2 de uma vez já é de imediato?

Eu quero começar a usar tbm

É uso diário?

Depende o uso, tem o diário, toma um por dia, e tem o por demanda, toma quando vai ter relações, mas aí são 2 comprimidos 2 horas ou mais antes, e mais dois dias depois tomando 1 comprimido

Eu usei por mais de um ano, mas hoje em dia prefiro a PEP. O impacto sobre o fígado no longo prazo me preocupava devido a predisposições hereditárias.

Ah sim. Pensei que o prep era diário e o outro (pep) era dessa forma de dois comprimidos e tal