não tem mais aquele link com ranking de todas as novelas? Lembro que uma vez tinha
Hoje: Agosto (1993), minissérie política de época
https://twitter.com/ayrontrp/status/1688538097993076737?s=46&t=wnDTXi_L2V2E0rXxGZQfXQ
Tem sim, é só entrar na categoria novelas e descer até lá embaixo, onde tá “todas as novelas”. Esse é o ranking em real time, atualizado toda hora
Terminei Mulheres de Areia nesse fim de semana e sentirei saudades. Adorei conhecer e tava muito acostumado à atmosfera tropical da novela, apesar da reta final morosa e realmente meio barriguda.
Obviamente a Ivani queria encerrar essa novela com uns 170 capítulos (como quase todas suas novelas) e pelo fenômeno que foi, a Globo foi esticando até fechar em 203. A história realmente estagna e começam a rolar situações que parecem improvisadas, tipo o circo do Marcos Frota surgindo e ficando umas 3 semanas na novela, pra no final o Tonho da Lua ir embora com eles (o merchan pessoal do Marcos Frota, se sentindo dono e proprietário da novela).
No mais achei legais as mortes do Virgílio e da Raquel. Poderiam ser cenas melhor dirigidas, mas entendo as limitações criativas do Wolf Maya (kk). Aliás tinha impressão que a morte do Virgílio era na praia e tinha um tom mais épico, mas não, foi tudo na pracinha em frente à prefeitura mesmo.
Só não entendi porque o César foi o assassino da Raquel, e saiu impune. Ele não teria se doído tanto assim pela morte do Virgílio (o que nada tinha a ver com a Raquel também) e já tava voltando às boas com o irmão. E mesmo que fosse ele o assassino, deveria ser punido. Parece que a própria Ivani queria Raquel assassinada por qualquer um, e esse personagem ficaria impune simplesmente porque matar a Raquel não seria um crime (kkkkkk) e sim uma solução de problemas.
Dou nota 8/10 pro novelão. É muito emblemática, tem vários cenões marcantes e um elenco de peso. Raquel é uma das melhores vilãs e atuações de todos os tempos, simplesmente dizer menos que isso é subestimar. A trilha nacional também é um marco, só acho que saturou muito (já que a internacional não tocou porque Ivani pediu, já que ela AMAVA a nacional).
Barriga de Aluguel capítulo 63. Até aqui tenho achado uma novela bem agil, em 60 capítulos aconteceram muitas coisas, e continuam acontecendo, mas algumas estão entrando em looping.
Todo capítulo tem:
Tadeu pensando na Clara
Ana sofrendo sozinha ao som de Djavan
Clara e Tadeu brigando
Tadeu falando com alguém sobre a Clara
Tadeu ou Clara andando na praia ao som de Aguenta Coração.
Assim, a novela continua se movimentando, recentemente Ana perseguiu Clara até que ela, fugindo, chegou num lugar abandonado e as duas tiveram um embate muito bom (!!) E depois a Clara foi atropelada. Mas mesmo com tudo isso, essas coisas que eu citei a cima se repetem a exaustão, não aguento mais certas coisas como as milhões de brigas Tadeu × Clara, tá chato, e espero que não piore. Mas por enquanto não é nada que me irrite mesmo.
E diga-se de passagem, o texto da Glória Perez está sublime nessa novela, é justamente isso que faz com que algumas cenas repetitivas não se tornem chatas,
Capítulo 64 rola um acidente com a Ana que, não sei bem pra que vai servir na história, já que ela nem se feriu (sendo que o carro capotou e explodiu kkkkkk) e ninguém viu o acidente, logo depois ela volta pro típico sofrimento no apartamento ao som de Djavan.
Enfim, mesmo o plot não tendo muita finalidade, a sequência do acidente foi ótima e a direção meteu um instrumental bem trash que caiu como uma luva.
E no capítulo 65 Tadeu e Zeca caem na porrada no meio do hospital e destroem o aparelho de raio-x, incrível que até o Victor Fasano tá muito bem nessa novela.
E aí, mais um episódio do vai-e-vem amoroso da Clara, ela Novamente decide deixar o Zeca e voltar pro Tadeu, que saco.
Eu também acho que o Victor Fasano estava ótimo nessa novela, diferente de outras onde parece ter piorado. Não sei se ele estava com mais fogo no olhar porque já estreou como protagonista, mas ele está bem sim. Principalmente perto do Tadeu, que é o Cigano Igor dessa novela. Sempre com aquela cara de apatia pra tudo só porque não conseguia dar mais camadas ao personagem (que no papel é complexo, chega no ator e é um desastre).
E sabe, já elogiei o fato da novela não ser nada romântica, mas ao mesmo tempo gostaria que tivesse um casal central pra gente torcer - e não tem. Zeca e Ana são um caos juntos, Zeca e Clara é algo de momento e foi tudo muito fugaz, e Clara e Tadeu são simplesmente intorcíveis. Masoquismo não pega bem hoje em dia.
Comecei Pai Herói essa semana e estou curtindo. No DVD é bem editadinha, não tem as enrolações que obviamente teria na íntegra. Acho que é a novela mais moderna da Janete Clair, é protagonizada por duas mulheres muito fortes que até em 2023 ainda sofreriam preconceitos por suas escolhas/atitudes.
Fora que o Tony tá maravilhoso em seu primeiro protagonista, quem diria que ele se tornaria um dos melhores atores do país já nos próximos anos. Muito profissional, carismático e sempre teve um tino maravilhoso pra entender o texto/a direção de cada trabalho.
Acompanhei um pouco dessa em 2016 no viva e gostei bastante até, pisa muito em Porcaria Capital
Capítulo 67 mais uma vez colocam um “sonho” da Miss Brown em que ela e o Molina estão em 2990 e fazem previsões sobre o futuro, já não é a primeira vez que tem isso e eu nunca pulo essas cenas, são tão nonsenses e excêntricas (por estarem dentro de uma novela), e fico pensando que Barriga de Aluguel praticamente pode ser considerada uma novela de ficção científica
Eu gosto da premissa de Pecado Capital, mas é tão óbvio que só a maleta perdida não renderia uma novela completa… tanto que virou um show de enrolação, com aqueles filhos insuportáveis do velho.
Críticas à Gloria Perez à parte, não acho que ela errou em inserir mais núcleos e até alguns merchans sociais no remake. Essa novela tinha um fiapinho muito frágil de história, não rendeu nem em 1975, que dirá em 1998.
Pai Herói tem uma história menos seca e menos óbvia também. O casal protagonista mesmo tem vários encontros bem inusitados.
Mas na época ela era mesmo kkkkkkkkk eram raríssimos os casos que deram certo, tanto que noticiavam horrores os bebês de proveta que realmente nasciam.
Eu fico curioso pra saber se Molina e Brown apareceram em O Clone antes ou depois da novela. Pela ordem cronológica seria antes, já que a primeira fase de OC é nos anos 80, mas tenho impressão que a Gloria deu continuidade ao texto deles como se viesse depois de Barriga.
Acho Pai Herói uma novela extremamente melodramática, nossa, assistia no Viva agoniado e com uma leve depressão quando acabavam os caps
Não só por ser de 1979 (até porque Dancin Days tá longe de ser assim, pelo contrário, é bem refrescante e moderninha pra época) mas, em parte, por ter sido a substituta de Laços de Família, foi uma quebra brusca: de uma novela relaxante e reconfortante, pra uma lotada de intrigas e drama.
Não acho de todo ruim, mas não tenho a melhor das memórias kkkkkkkkkkkkkkk posso dizer que foi uma experiência única e estranha. Mas meu pai adorou rever, viu em 79
Resumo
Lembro inclusive que a escolha dela foi criticada horrores no Facebook e derrubou, tanto que rodaram com Pátria Minha e re-reprisam Per Amore pra substituir
Eu também rejeitei no Viva kkkkkkkk a quebra de Laços pra ela foi brutal. Até os mais noveleiros sofreram com isso. Não mudou só a época, mudou completamente o tom de uma pra outra.
Pior que ela não derrubou tanto assim, naquela época ela ficou em #3 nas mais assistidas da faixa, só atrás de Laços (#2) e Por Amor (#1). Ela ainda pegou aquela fase onde os mofões na faixa principal ainda conquistavam seu público cativo. Depois teve a ameaça de Roda de Fogo (que acabou caindo pelo capítulo faltante) mas após O Cravo e a Rosa desistiram totalmente, só veio novela recentíssima e as mofadas ficaram restritas à terceira faixa.
To enrolando um monte pra terminar de assistir. Parei no capítulo 174, mas to numa preguiça de assistir. Queria terminar por ser um clássico, mas tá muito arrastada
É a partir daí mesmo que fica arrastada e se enrolando em lenga-lengas por falta de história. Até o retorno da Raquel tava tudo ótimo, depois disso até ela morgou.
Mas ainda acho melhor que A Viagem, que era extremamente repetitiva. Você podia perder vários capítulos que a mesma cena voltava a acontecer diversas vezes.
As novelas da Janete Clair realmente eram muito mórbidas, sofro. André e Carina foram se conhecer de verdade depois de um assalto que ele participou (sem querer) e ele se infiltrou na casa dela pra se esconder da polícia.
Ela, toda lesada da cabeça por ter perdido a guarda da filha pro ex-marido, faz um “pacto de morte” com o André. Que ele mate ela quando ela menos esperar, porque ela não quer mais viver. SÓ QUE: ela se apaixona por ele e desiste de morrer, e agora entra numa onda paranóica acreditando que o amado vai matá-la a qualquer momento.
Em Selva de Pedra também tem um plot parecido, mas lá o mocinho realmente tentou matar a esposa pra ficar viúvo e casar com a ricaça.
Passei da metade de Elas por Elas
Bem sem graça (e sem sentido) essa armação de Helena e Eva pra cima da Míriam, mas o roteiro já deu a entender que vai ser esse o pontapé pra Adriana e Miguel desmascararem a Eva
E infelizmente vou precisar fingir muito as cenas do Renê e da Ieda a partir de agora, queria ao menos que ele terminasse com a Cláudia logo, a coitada está há uns 40 capítulos sem sair do lugar
Terminei o capítulo 84 de História de Amor e a novela segue pegando fogo, graças as armações de Sheila , Rafaela teve um grande embate com Joyce e depois com Helena que culminou no fim da relação da protagonista com Carlos, Helena sofrendo muito, Paula e suas 2 puxa saco ( Yara e Rafaela) são um nojo, hipócritas, preconceituosas , elitistas e etc. Sheila uma víbora, causa todo tipo de intriga , projeta nas pessoas o que ela também tem, falsa, e sente um prazer enorme no caos e sofrimento alheio, relação da Helena e da Joyce segue bastante bonita até aqui , são cúmplices , confidentes , pena que mais pra frente tudo desanda, aliás Joyce tem sido até bastante madura em suas atitudes, ela e Bruno fazem um casal mtu bonito com bastante química, e a novela segue sem perder o fôlego