Ela tem sua importância, até mesmo como retrato de época. Vi um texto hoje que me pegou, fazendo um paralelo curioso entre a morte da Laurinha e o desespero da população durante o confisco do Collor
Não gosto muito como história, onde poderia ser conduzida de forma mais fluída e ser mais divertida porém é inegavelmente um clássico grandioso do auge das novelas
É boa sim, mesmo sendo meio corrida e meio censurada/subjetiva justamente pela trama gay. Tem energia de Giba, a atmosfera é carregada como O Dono do Mundo (e é bem mais próxima de A Próxima Vítima que de Rainha da Sucata, thank God)
Pior que não, ele não achava ela “tão estrela” pra ser protagonista. E tomou na cara pois a Eloá era uma chata, foi o carisma e o jeitão popular da Deb que salvou
A considerada feia era a Lucélia, ele não achava que ela fosse sensual o suficiente pra ser Isaura. A Gloria Perez também não queria ela pra Carmem (a musa possuída pela pombagira), foi quem sobrou após a recusa da Vera Fischer pra fazer Mandala. E o Benedito tinha pavor dela também, queria a Maitê Proença pra Sinhá Moça mas ela fugiu pra Manchete pra fazer Dona Beija
Ela é uma atriz tão imponente kkkkkk tem esse jeito de chatona (em Água Viva acho o cúmulo, as militadas da Janete cansavam muito) e ao mesmo tempo imprimia um carisma absurdo. Acho super compreensível os fenômenos de Isaura e Sinhá no exterior, ela vendia muito bem o arquétipo da mocinha frágil em aparência mas forte em atitude
O Benedito passou a odiar porque ela fez um inferno no set de Sinhá Moça kkkkkkkkk o Marcos Paulo fez casal com ela e mesmo assim nunca chamou pra trabalhar com ele quando era diretor
Ela ficou queimada por ser precursora também, foi a primeira atriz a colocar a Globo no seu devido lugar e exigir o pagamento correto pelos direitos de imagem/exportação das novelas. Sacrificou a carreira, mas por uma boa causa
Pesquisando sobre Dona Beija enquanto assisto, a coisa foi babadeira na Manchete nessa época também
A Globo faria uma minissérie (do Aguinaldo) sobre a Beija em 1982/83, mas acabaram desistindo pela censura rígida da época. Já era pra ser a Maitê Proença na Globo, e ficou o estigma de que teria sido tudo
Quando resolveram fazer a novela na Manchete, chamaram o Herval Rossano (lendário pelas novelas de época dos 70s como Escrava Isaura, A Sucessora e Cabocla) e ele insistiu na Maitê
Porém Maitê não deixou barato e colocou o diretor contra a parede. Ele era grosso/ditadorzinho e infernizou a coitada numa das primeiras novelas (deve ser As Três Marias), nisso ela exigiu que fosse tratada com respeito e sem gritos (!) antes de aceitar o papel, já que a queriam tanto como Dona Beija. E ele ficou pianinho com ela, do início ao fim
Nossa eu adoro a Janete. Não sei como é mais pra frente mas amo a forma que ela defende a tia e da uns fechos no folgado do pai. É um arquetipo da “tia que sustenta a família do irmão porque é apaixonada pela sobrinha” bem melhor que a chata da Sandra em Celebrity
Quanto a família ela é perfeita, a coisa pega quando ela fica muito presa ao romance com o Marcos e começa a humilhar a Lourdes constantemente kkkkkkk a doll fazia por onde, mas morria de pena. Ela deve ser a vilã mais fracassada do Giba, até a Taís Grimaldi pelo menos
Nossa como o público torceu pelo Beija-Flor? Homem chato rabugento sem carisma, o Angelo Antonio não é nenhum galã e nem o fato da Leticia e ele serem um casal na vida real ajuda a dar liga. Aliás todos os homens da novela extremamente machistas.Ansioso pela prin Taís voando solo
Márcia deu uma sumidinha né, nessa parte focam na história da Stela que acaba sendo bem carismática e torcivel. Perdeu um pouco o ar noir denso do começo
A Elaine Cristina disse no canal do Youtube dela, nas entrelinhas, que ela ficou extremamente enciumada com o sucesso da Baronesa e que tentou sabotar ela
Por ser uma novela 100% inédita dela, acho que alguns absurdos das novelas 60s/70s ela não deva repetir
e foi justamente nessa novela que a Diabetes dela piorou e começou a ficar cega, apelando pra remakes
Mas Final Feliz tem um plot tenebroso já conhecido né? O da dona do pensão que faz churrasquinho com carne de gato, passam a novela toda comendo até no final ela ser exposta pela farsa. Soa tão datado quanto Hipertensão