Claudia Mauro está no ar na série do Globoplay “O jogo que mudou a História”, com uma personagem carregada de carga emocional. Ela interpreta a mãe de um jovem (papel de Ravel Andrade) que vai parar no presídio da Ilha Grande após atropelar e matar a filha de um coronel durante o período da ditadura militar:
— A minha personagem representa a dor de todas as mães. Ela carrega uma angústia e uma grande potência. Eu só conseguia pensar nas mulheres que passam por isso. Tenho um filho menino, e é impossível não ficar sensibilizada. Ainda mais sabendo que a realidade da prisão retratada na trama ainda existe até hoje, embora muitas vezes a gente fique distante dela.
Uma cena, logo no primeiro capítulo, mostra a sua personagem passando por uma revista íntima ao visitar o filho. Completamente nua, ela é orientada por agentes penitenciárias a colocar as pernas sobre um espelho e se agachar.
— Foi uma sequência muito desconfortável, principalmente por eu saber que aquilo é algo que realmente acontece. Eu senti na pele o que essas mulheres passam diariamente. Inclusive, as agentes penitenciárias que aparecem na sequência são realmente profissionais da área. Eu fiz a cena nua, usando tapa-sexo, e a equipe foi extremamente profissional desde o início. Eu sabia que seria uma sequência muito bem realizada — conta a atriz.
Cena de ‘O jogo que mudou a História’ — Foto: TV Globo
Ela também está no ar em “Reis”, da Record, e ensaia, para o ano que vem, um monólogo de sua autoria, com direção de Alice Borges e Rogério Fanjul. A atriz ainda fez recentemente uma nova aposta profissional. Ela lançou uma linha de roupas em parceria com uma amiga:
— Eu danço, e as pessoas sempre me perguntavam que roupas eram aquelas que eu usava nas apresentações. Eram peças antigas em que eu fazia umas adaptações. Eu tenho uma grande amiga, a Georgia Guimarães, que tem uma marca de roupa. Ela teve essa ideia de lançar uma linha de roupas de dança minha.
Claudia é mãe dos gêmeos Carolina e Pedro, de 13 anos. Eles são frutos do casamento com o ator Paulo César Grande. Ela conta que, apesar de os pais serem da área artística, os dois ainda não demonstraram interesse pela carreira:
— Meu filho poderia ser um excelente ator. Ele incorpora os personagens com muita facilidade e imita todo mundo de forma muito natural e engraçada. Já a minha filha, modéstia à parte, é muito bonita e poderia ser modelo. Ela é toda humanista e quer salvar o mundo. Por enquanto, nenhum deles demonstrou interesse em ser artista. A gente não força nada, até porque sabemos que não é uma profissão fácil. Mas, de qualquer forma, a arte traz muitas coisas boas para a vida, independentemente de ser uma forma de ganhar dinheiro ou não.
Claudia e o marido estão casados há 33 anos. Ela diz que os elementos fundamentais para uma relação longeva são a amizade, a parceria e a vontade de seguir juntos:
— Quando se tem essência, valores e referências parecidas, o resto é o resto. O tempo passa, a relação de homem e mulher muda naturalmente. A amizade é o que permanece. É claro que não pode perder a emoção, os cuidados do dia a dia. Mas as coisas mudam, felizmente. A melhor coisa que há é você poder ser você, ficar à vontade com o outro. Eu e o Paulo César temos uma sintonia muito grande. Eu não preciso nem falar nada que ele já sabe o que eu estou pensando e vice-versa.
Relembre casais famosos que já namoraram
27 fotos
veja
Claudia Mauro e o marido, Paulo César Grande — Foto: Reprodução/Instagram