Claudia Raia como Tieta? 5 novelas que quase tiveram remake na Globo

Os remakes estão longe de ser novidade na Globo. A emissora nos últimos anos exibiu Pantanal (2022) e Elas por Elas (2023), hoje transmite Renascer, história originalmente levada ao ar em 1993, e já prepara uma releitura de Vale Tudo, clássico de 1988, para 2025.

Essas releituras, contudo, fazem parte da história do canal há décadas. Em algumas ocasiões, novas versões de sucessos de outrora chegaram a ser coitados, mas jamais saíram do papel.

Confira, a seguir, cinco novelas de sucesso da Globo que quase tiveram um remake na emissora:

Dancin’ Days

Uma releitura de Dancin’ Days (1977) chegou a ser cogitada pelo próprio autor, Gilberto Braga (1945-2021), quando a trama completaria 20 anos, em 1997. O projeto não foi adiante, entre outros fatores, porque o novelista discordou da proposta de levar a história ao ar na faixa das 18h. A possibilidade chegou a ser retomada anos depois, mas novamente não foi adiante.

Tieta

No início dos anos 2010, a Globo investiu em remakes de grandes sucessos de sua história em uma nova faixa, das 23h. Na época, títulos como O Astro (2011), Gabriela (2012), Saramandaia (2013), O Rebu (2014) tiveram espaço. Outra que quase voltou ao ar, com nova roupagem, foi Tieta (1989), e Claudia Raia chegou a ser apontada na imprensa como a mais cotada para o papel que foi de Betty Faria.

Fogo sobre Terra

Conforme revelado pelo NaTelinha recentemente, Fogo sobre Terra (1974), trabalho problemático de Janete Clair, marcado pela Censura Federal, por pouco não ganhou uma nova versão. A ideia chegou a ser anunciada na imprensa em 2005, quando Ricardo Linares entregou à Globo o projeto de reescrever a novela. Contudo, foi outro remake que não saiu do papel.

Brega & Chique

A Globo colhia os frutos do sucesso do remake de Ti Ti Ti – história de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) em 1985, relembrada em 2010 – quando cogitou uma nova versão de outro sucesso do escritor: Brega & Chique (1987). A adaptação também ficaria a cargo de Maria Adelaide Amaral – dobradinha que também teve êxito com Anjo Mau, de 1976 e 1997. Mais um remake que não foi adiante.

A Viagem

Mais recentemente, a imprensa apontou que A Viagem, levada ao ar na Tupi em 1974 e na Globo em 1994, teria uma terceira versão. Na época, títulos como Roque Santeiro (1985) e Mulheres de Areia (1993) também apareceram como fortes candidatos a uma releitura. Contudo, a emissora carioca e os profissionais que estariam envolvidos sempre negaram a informação.

O unico remake que caberia melhor no momento é A Viagem

Brega e Chique seria um fracasso igual foi Elas por Elas, as únicas exceções mesmo foram Anjo Mau e Ti Ti Ti que foram remakes de muito sucesso nas mãos da Maria Adelaide Amaral

Dancing Days já teve um remake em Portugal e lá acabou indo bem no geral, aqui no Brasil não acho que o remake dessa obra seria um exito

2 curtidas

Roque santeiro como novela das 18h seria interessante, ela é rural e o público gosta de novela assim esse horário

o horário das 23h faz falta nesse sentido
lá n tem problema flopar kkk

Faz mesmo

O unico remake que fez um certo sucesso e teve uma boa repercussão nessa faixa das 23h foi Gabriela, as outras foram bem esquecidas ou bem aquém (to até hoje querendo entender o surto do Emmy em premiar a nova versão de O Astro em 2012 sendo que a trama não foi tudo aquilo não)

o astro muito hit, thiago fragoso o sabor
por onde anda a lenda

Acho que um remake de tieta seria tudoooo mesmo

Se for para a Globo dar esse projeto um autor menos clássico e mais contemporâneo que tem tudo para estragar essa trama de sucesso então melhor nem ter não, só se for para alguém que realmente saiba traduzir muito bem a obra do Jorge Amado e a versão do Aguinaldo Silva que aí sim dá pra aceitar de uma boa forma geral

Poderiam fazer uma versão compacta, para o Globoplay. E por mim, não deveria se passar agora. Deveria passar na década de 80 ou na original do livro.

Tieta seria interessante no horário das 23h

assim como verdades secretas 1 foi a unica original de sucesso
os dias eram assim teve audiência mas n teve aclamação ent n sei se considero

Se fosse em 1989 ou até na década do livro aí não acharia ruim até

Mas como falei, até aceitaria esse remake desde que fosse alguém que realmente entenda muito bem a obra do Jorge Amado e a versão do Aguinaldo Silva porque se colocar alguém que faça marmota e estrague essas versões então melhor nem fazer não

Queria a Cláudia Ohana como Tieta, seria uma homenagem interessante já que ela fez o papel na primeira fase
Mas antes uma Cláudia raia que a culiana Paes
Vai fazer mais um personagem só com caras e bocas

O último remake das 23h foi O Rebu em 2014 e depois vieram só os Originais mesmo a partir de Verdades Secretas em 2015 amigo

sim ent
2015-2018 foram as originais e dps só reprises do globoplay
(alguém desengaveta o selvagem da ópera, jogo da memória e intolerância pelamor de deus)

Se fosse na gestão do Silvio de Abreu com certeza seria desengavetada sim na gestão do Amauri Soares mas nunca que acontece visto que ele propagar o evangelismo a qualquer custo na emissora