Claudia Souto, autora de Volta por Cima, defende: "As pessoas querem ver novela com cara de novela"

“Volta por Cima é o meu texto mais maduro”, diz Claudia Souto. Responsável pela atual novela das 19h, ela conclui seu terceiro trabalho como titular no horário – o último capítulo vai ao ar na semana que vem, dia 28. “É uma virada para a minha carreira, porque hoje eu posso dizer: entendi quem eu sou. Com esta novela, vou para um outro degrau no meu entendimento como autora”, define, em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

Criadora de Pega Pega (2017) e Cara e Coragem (2024), além de ter sido colaboradora de outras quatro novelas das sete, Claudia Souto já conhece as dores e as delícias de escrever para essa faixa. Ela percebe que o espaço, mais dedicado às comédias, também permite abordar temas complexos, como masculinidade e as várias formas de diversidade.

Com Jão (Fabrício Bolivera) e Madalena (Jéssica Ellen) como casal principal e outros atores negros em papéis de destaque, Volta por Cima integrou um 3movimento na dramaturgia da Globo em busca de maior representatividade racial. A escritora também não abre mão de certas abordagens, como o romance entre Gigi (Rodrigo Fagundes) e Bernardo (Rodrigo Fagundes). O beijo entre eles, na semana passada, foi uma “vitória” para a novelista.

“Acho que a sociedade deu um passo atrás com o conservadorismo. Já tínhamos avançado com posturas e pautas mais progressistas, mais livres. E vimos o país dar um freio nisso”, percebe. Ela diz que, nos bastidores da Globo, não sofreu nenhum tipo de censura – segundo ela, o corte de uma cena, que gerou polêmica em dezembro, foi devido à classificação indicativa. “Tive total liberdade para fazer as minhas três novelas”, garante.